Cães

Como cortar unhas de cachorro: confira o passo a passo

Publicado em 26 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Se você tem costume de levar seu amigo para tomar banho fora, é possível que nunca tenha se preocupado em saber como cortar unhas de cachorro. Afinal, é normal que o serviço seja embutido nos pacotes de tosa higiênica, que também pode incluir outros procedimentos, como escovação dentária e limpeza dos ouvidos.

pata de cachorro

Mas e para os cães que não tomam banho com muita frequência ou quando não é possível levá-los ao pet shop por um período prolongado? Nessas situações, pode ser necessário fazer o procedimento em casa. 

Embora não seja nenhum bicho de sete cabeças, cortar unhas de cachorro exige alguns cuidados para não provocar feridas. Vamos descobrir quais são eles a seguir?

Entenda quando e por que é necessário cortar a unha do cachorro

Para começo de conversa, vamos lembrar por que as unhas de cachorro crescem! Conforme aprendemos nas aulas de biologia, o tecido das unhas é composto principalmente por células mortas que são continuamente empurradas por novas camadas. Ao longo do caminho, esse tecido é queratinizado, dando às unhas seu aspecto mais duro. 

Entre as funções das unhas para os cachorros está a proteção das patas contra a entrada de sujeiras e microrganismos. Elas também auxiliam em diversas atividades caninas naturais, como cavar e segurar objetos ou presas. As unhas dos cachorros são essenciais para dar mais equilíbrio ao pet na hora de andar.

Por isso, é importante fazer a manutenção constante dessa parte do corpo do pet para que ele consiga realizar as atividades sem grandes problemas. No caso de cachorros muito ativos e que costumam passar a maior parte do tempo em pisos ásperos, não é necessário fazer o corte com tanta regularidade. 

Isso porque o atrito com pisos, como o asfalto, pode ser suficiente para promover o desgaste das unhas. Já cães que passam a maior parte do tempo nos pisos lisos pode cortar as unhas de cachorro a cada quinze dias. 

Lembre-se que, ao diminuir o contato das almofadinhas da pata com o solo, unhas muito grandes prejudicam a locomoção do pet. Isso pode levar a alterações posturais importantes, perda de equilíbrio, quedas, entre outros problemas. Essas são dicas fundamentais de como cortar unhas de cachorro!

pata de cachorro

Passo a passo: como cortar unha de cachorro

A primeira coisa a ser feita antes de entender como cortar unhas de cachorro é adquirir o equipamento adequado. Alicates de uso humano não são recomendados para o procedimento. Em vez disso, aposte em um alicate para cortar unha de cachorro disponível em lojas como a Petz. 

Vale lembrar que o cortador de unha de cachorro pode ser do tipo alicate mesmo ou guilhotina, e pode ser adquirido em diferentes tamanhos. Em caso de dúvidas, converse com um médico-veterinário ou com um de nossos especialistas!

Está com o equipamento em mãos? A seguir, confira o passo a passo de como cortar unha do cachorro em casa de maneira prática e segura.

1. Escolha um momento de tranquilidade

O ideal é que o pet seja habituado ao corte de unhas desde filhote, evitando estranhamentos. Seja como for, é importante que o cachorro esteja relaxado na hora de cortar, pois isso diminui o risco de acidentes.

2. Imobilize o cachorro para evitar movimentos bruscos

No caso de cães de pequeno porte, envolva seu amigo em uma toalha e segure-o no colo, com as patinhas voltadas para você. Já para cães de médio ou grande porte, a dica é deitá-los de lado no chão. 

3. Corte as unhas aos poucos! 

As unhas caninas não são formadas apenas por tecidos mortos. Elas também possuem muitas terminações nervosas em sua base. Atingi-los provoca muita dor, sangramentos e até infecções. 

No caso de cães com unhas claras, as áreas mais rosadas indicam onde começam e onde terminam as inervações. Já no caso das unhas escuras, vá com calma, mantenha o corte longe da base. Lembre-se de que, quando o assunto são as unhas caninas, é melhor cortar a menos do que a mais.

4. Utilize uma lixa própria 

Para unhas de cachorro a fim de melhorar o acabamento. Disponíveis em lojas como a Petz, essas lixas também são úteis para quem está com medo de fazer o corte no alicate. Isso porque podem ser usados para aparar as unhas aos pouquinhos.

5. Ofereça um petisco após o procedimento! 

Na medida do possível, o momento de cortar as unhas deve ser prazeroso para o seu amigo. Nesse sentido, procure brincar e fazer carinho no cachorro. Ao finalizar, o uso de um prêmio contribui para que o pet associe o corte a algo positivo.

pessoa cortando a unha de um cachorro

Esperamos tê-lo ajudado a aprender como cortar unhas de cachorro de maneira segura! Em caso de dúvidas, procure um veterinário ou leve seu amigo a um dos centros de estética da Petz. Nossos especialistas ficarão felizes em aparar as garras dele!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog