Cães

Como cuidar de um cachorro filhote e 6 benefícios de crescer com um pet

Publicado em 15 de outubro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Aprender como cuidar de filhote de cachorro pode parecer tarefa difícil, mas se você oferece amor, um alimento de qualidade e está sempre atento às necessidades do pet, você está no caminho certo. Outra vantagem que muita gente desconhece está nos benefícios de um cão crescer com uma criança. 

criança com cãozinho

Neste mês dos pequenos, que tal presentear seu filho ou algum parente mais novo com um cãozinho? Isso porque você trará diferentes oportunidades para o cãozinho e para o garoto ou garota. A seguir, saiba mais sobre como cuidar de filhote de cachorro e todas as vantagens de crescer com um pet. 

Por que adotar um pet?

São muitos benefícios de uma criança acompanhar o crescimento de cachorro, já que além de responsabilidade, os pequenos passam a ter um amigo de quatro patas. E essa confiabilidade entre pet e criança ensina valores como respeito aos animais e a importância da amizade. 

Afinal, é só observar garotos e garotas com pet. Eles veem o cãozinho como melhor amigo e tratam como membro da família. Assim, é possível tornar essa aproximação tão benéfica para o pet quanto para a criança.

6 benefícios de crescer com um cãozinho 

Como dito, existem diversos benefícios de uma criança acompanhar o crescimento do cãozinho ou bichano. E para mostrar isso, preparamos uma lista com as principais vantagens, além de ensinar sobre filhotes de cachorro: como cuidar

cachorro filhote com bolinha

1. Ajuda a criança a ter hábitos saudáveis 

O primeiro passo para saber como cuidar de um filhote de cachorro corretamente, é levar o pet de estimação para caminhadas diárias e oferecer uma ração saudável e de qualidade. 

Com isso, além de manter o pet saudável, a criança passa a ter os mesmos comportamentos. Sendo assim, ao brincar com o cãozinho, o pequeno acaba tendo hábitos mais saudáveis, já que corre, brinca e se movimenta.

Além disso, ao ver o seu cachorro de estimação comendo uma ração saudável, isso despertará a curiosidade da criança que, provavelmente, também copiará os hábitos do amigo de estimação. 

2. Reduz o risco de desenvolver asma

De acordo com estudos, uma criança não desenvolve asma se tiver um pet. Apesar de os cientistas não saberem corretamente como isso funciona, a exposição aos pelos de cães e gatos fortalece os pulmões e mantém a passagem de ar obstruída.

3. Reduz a solidão

Dado que a criança passa a ter um amigo constante com quem pode conversar e soltar a imaginação, ter um pet traz o sentimento de companhia. Assim, consequentemente, reduz a solidão e a criança sabe que tem alguém para brincar, conversar, correr e ter uma rotina junto. 

4. Reduz a ansiedade

Com um pet de estimação a criança pode conversar sobre a escola, as pressões do dia a dia e assuntos que causam ansiedade. E além de não se sentir sozinho,ela vai perceber que pode contar com o cãozinho e sempre terá alguém com quem conversar. Ou seja, com o tempo, sentem-se melhor e minimizam o estresse e ansiedade.

5. Ensina empatia 

Ao saber como cuidar de cachorro filhote, a criança acaba aprendendo também sobre empatia e o ato de compartilhar. Isso porque, quando tem um cãozinho, ela passa a dividir seus pertences sem o pet ter que pedir. 

6. Traz autoconfiança

A criança trata o cachorro como humano, ou seja, conversa, brinca, acaricia e, inclusive, briga com o pet como se fosse um humano. E o desenvolvimento dessa exibição de sentimentos sem medo de ser julgado tem um papel significativo no desenvolvimento do pequeno. 

bebê com cachorro

Depois de conferir como cuidar de um cachorro filhote e entender os benefícios que isso traz para o pet e para a criança, confira o blog da Petz! Assim, você aprende tudo sobre bem-estar e qualidade de vida animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog