Dicas

Veja como cuidar de samambaia é fácil!

Publicado em 08 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Se você quer aprender como cuidar de samambaia, ficará feliz em saber que essa não é uma tarefa tão difícil. Afinal, essa planta é uma espécie resistente. Considerada uma das mais antigas do mundo, ela espalha charme há 400 milhões de anos!

qual samambaia pode ficar no sol 2

Com tanta história, essa plantinha aprendeu a se adaptar a diferentes ambientes e condições climáticas. Porém, há algumas dicas para oferecer as condições perfeitas para que ela cresça bela e saudável! Continue lendo para aprender os cuidados com a samambaia!

Samambaia: uma planta pré-histórica

De acordo com estudos, a samambaia é praticamente um fóssil vivo. Pesquisas mostram que ela já existia na época dos dinossauros! E, mesmo tendo alguns milhões de anos, essa planta nunca sai de moda.

Com folhas exuberantes, é uma das espécies favoritas para decoração e, por isso, muitas pessoas querem tê-la em casa. Abaixo, veja as espécies mais comuns no Brasil e os cuidados necessários para mantê-las. Confira!

Samambaia Americana

Essa espécie é muito procurada para a decoração de ambientes internos, já que se adapta muito bem em locais com pouca luz. Veja como cuidar da Samambaia Americana a seguir.

Ela adora um clima quente e úmido e não tolera muito bem o frio e nem ventos fortes. A Samambaia Americana aprecia a meia sombra, ou seja, nada de colocá-la em locais com iluminação solar direta.

Essa planta também gosta muito de umidade, por isso as regas devem ser diárias e em pequenas quantidades, de modo que o substrato esteja sempre úmido, mas não encharcado.

Outra dica importante de como cuidar de Samambaia Americana para que ela se mantenha sempre verde, brilhante e saudável é usar adubo orgânico, que pode ser o húmus de minhoca ou o esterco de frango ou bovino curtido, a cada três ou quatro meses.

qual samambaia pode ficar no sol 1

Samambaia de Metro

Como o próprio nome diz, a Samambaia de Metro é uma planta pendente cujas folhas podem alcançar mais de 1 m de comprimento! Ela deixa qualquer ambiente muito mais elegante.

Se você está querendo saber como cuidar de Samambaia de Metro, fique atento a essas dicas! A temperatura ideal para o cultivo dessa plantinha é entre 15ºC e 21ºC. Além disso, ela fica muito bem em áreas internas ou cobertas.

O substrato é rico em matéria orgânica, por isso, o ideal é que a terra seja adubada com húmus de minhoca ou esterco curtido. Além disso, a adição de cascas de ovos e de legumes ligeiramente batidos no liquidificador é benéfica para a planta.

A rega deve ser frequente: sempre que o substrato estiver seco. Para fazer um teste, coloque o dedo na terra. Se ele sair sujo, a base ainda está úmida, e não é preciso regar a planta. Caso contrário, está na hora de molhá-la.

Samambaia Chorona

A Samambaia Chorona é comumente confundida com a de Metro por causa da folhagem, que também é bastante comprida. Contudo, ela tem um tom de verde mais escuro, não tem as “bolinhas” dos esporos, tem folhas aveludadas, mais juntinhas, largas e tem bordas mais repicadas.

Uma dica importante de como cuidar de Samambaia Chorona é a troca total do substrato a cada um ou dois anos. Isso garante que ela renove seus nutrientes para continuar crescendo forte e saudável.

Ela prefere temperaturas amenas, entre 18ºC e 24ºC, e não gosta de ambientes com ar-condicionado ou aquecedores. Climatizadores deixam o ar mais seco, o que é prejudicial para a plantinha.

Outra dica de como cuidar de Samambaia Chorona são as regas: ela gosta mesmo de umidade! Faça o mesmo teste do substrato mencionado acima para escolher o momento ideal para dar água a ela.

Regras gerais de cuidados com samambaias

Um ponto fundamental para aprender como cuidar de samambaia é compreender a poda. Cortar as folhas é um processo necessário não só para deixar a planta mais elegante, mas também para fortalecer o crescimento.

Galhos ressecados e velhos consomem energia e dificultam o crescimento de novos ramos. Assim, é importante verificar a presença deles e aparar as partes secas e quebradiças.

Esse passo, no entanto, deve ser feito com muito cuidado! Cortar demais é um grande risco, pois, se a planta estiver com poucas folhas, terá menos força para realizar a fotossíntese. Para evitar problemas, corte apenas os galhos que estiverem realmente escuros e secos.

Uso de fertilizantes

Mesmo uma planta resistente como essa precisa de uma forcinha de vez em quando. Para cuidar de samambaia direitinho, conte com os fertilizantes! Para simular o ambiente natural das plantas, nutra a terra com substâncias como cálcio e potássio.

Cada espécie precisa de certa proporção de nutrientes para crescer de forma saudável. Em lojas especializadas, você encontra fertilizantes para samambaias, preparados por especialistas e com tudo de que a plantinha precisa. Adubando-a uma vez por mês, sua planta crescerá de forma bonita e exuberante.

como plantar samambaia final

Agora que você aprendeu como cuidar de samambaia, já pode tê-la no seu lar! Não se esqueça de verificar o que você precisa para cuidar dela e conte com a loja da Petz para ajudar no crescimento saudável dessa e de outras plantinhas.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog