Bem-Estar

Descubra como escovar dente de cachorro!

Publicado em 15 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Os cuidados com a higiene bucal do amigo de quatro patas devem ser realizados diariamente. Afinal, só assim, você previne alguns incômodos e doenças. No entanto, muitos tutores têm dúvidas sobre como escovar dente de cachorro. Por isso, às vezes, deixam a tarefa de lado.

Veterinário escovando os dentes do cachorro.

Esse é um erro grave, já que a saúde bucal dos companheiros do reino animal é muito importante e requer atenção. Já imaginou como deve ser incômodo ter uma sujeirinha entre os dentes durante dias? É o que acontece quando você não escova os dentes do seu bichinho.

Pensando nisso, o blog da Petz preparou um guia completo para explicar a necessidade da escovação para o pet, além de ensinar como escovar dente de cachorro de maneira adequada. Continue a leitura!

Quando escovar os dentes do cachorro?

Não sabe como limpar os dentes do cachorro? Então, vamos te ajudar! Primeiro, é importante entender o momento certo de realizar essa tarefa, evitando que haja estresse desnecessário durante a escovação.

Mesmo que você tenha o costume de escovar os dentes depois do almoço, para os companheiros de quatro patas, esse é um péssimo período. Isso porque eles estão de barriga cheia, ficando irritados e podendo até passar mal.

Assim, uma dica é escolher um horário em que eles estejam calmos e bem relaxados. Pode ser depois de brincar ou até no final do dia, quando já realizaram todas as refeições e começam a ficar cansados.

Para aprender como escovar dente de cachorro de modo bem-sucedido, é imprescindível criar uma rotina. Assim, ele não vai estranhar ou se agitar. Portanto, realize essa prática todos os dias, no mesmo horário.

Ao escovar o dente de cachorro diariamente, você previne tártaro, mau hálito, doenças na gengiva, entre outros problemas. Além disso, garante que o pet não sinta dores na região da boca.

O que fazer se o cachorro estiver sentindo dor?

Se o seu bichinho já apresenta alguns problemas, como tártaro, mau hálito ou até incômodo na gengiva, você deve procurar um especialista: o dentista-veterinário.

Ele faz um diagnóstico completo da saúde bucal do amigo peludo. Além disso, pode te ensinar como limpar o dente de cachorro de maneira adequada e indicar tratamentos, caso sejam necessários.

Tutora deixando o cachorro cheirar a pasta de dente na escova.

Como escovar dente de cachorro

Realizar a escovação bucal de um pet pode ser um momento de muito estresse, pois ele tende a ficar desconfortável e bravo. Por isso, separamos abaixo algumas dicas para você escovar os dentes do seu peludinho com tranquilidade.

  • Primeiro, tenha em mente que, em algum momento, o peludo ficará bravo e não deixará você escovar os dentes dele. Por isso, é fundamental escolher a melhor hora para realizar essa tarefa com muita paciência;
  • Depois de definir o melhor momento, utilize produtos próprios, como escova e pasta de dente para cachorro. Nunca use itens desenvolvidos para humanos;
  • Quando começar a limpar os dentes de cachorro, procure não fazer muita força para não machucar a gengiva do pet;
    Escove os dentes em movimentos circulares. Assim, a limpeza é mais efetiva.

No final do processo, lembre-se de tranquilizar o seu amigo de quatro patas para ele ficar mais calmo. Você pode recompensá-lo com um petisco para criar um reforço positivo. Assim, o pet associa a escovação a um bom momento, tornando a tarefa cada vez mais fácil para você.

Hoje em dia, há diversas marcas que disponibilizam petiscos auxiliares para higiene bucal. Geralmente, eles dão hálito fresco para o pet e ajudam na prevenção de doenças, como o tártaro, por exemplo.

Não se preocupe se o seu cão comer a pasta de dente para cachorro, pois ela não é tóxica e pode ser ingerida sem nenhum problema. Por isso, lembre-se: é superimportante utilizar produtos próprios para os cuidados com o cachorro, evitando maiores problemas para a saúde dele.

A importância da higiene bucal para cães

Mesmo que não seja uma prática tão popular, a escovação dentária dos amigos de quatro patas não pode ser deixada de lado. Isso porque a proliferação de bactérias na área bucal pode causar diversas doenças que colocam a saúde dos pets em risco.

O problema mais comum é a chamada doença periodontal, causada pelo acúmulo de tártaro nos dentes. Além do incômodo e do mau hálito de cachorro, o desenvolvimento dessa doença pode causar a inflamação das gengivas e, em estado avançado, a perda de alguns dentes.

A falta de higiene na boca pode trazer consequências para alguns órgãos do cachorro, como o coração, os rins, o fígado e os pulmões. Nesse caso, pode acontecer um quadro infeccioso, que afeta muito a saúde do bichinho e oferece graves riscos.

Por isso, nunca deixe de fazer a higiene bucal correta do seu peludo e levá-lo às consultas com o médico-veterinário odontologista regularmente. Inclusive, em nosso blog, você encontra vários conteúdos para aprimorar o cuidado do seu amiguinho.

Tutora segurando o rosto do cachorro enquanto escova dos dentes dele.

Agora, se precisar de um lugar cheio de promoções para comprar os produtos de higiene bucal do seu pet, conte com a nossa equipe. Acesse o site da Petz e veja o que oferecemos.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog