Dicas

3 dicas para aprender como afastar gato do quintal

Publicado em 07 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 5min

A visita inesperada de um bichano pode incomodar até mesmo os gateiros apaixonados. Isso porque os gatos geralmente gostam de fazer bagunça, especialmente em locais abertos e com muitos objetos. Mas como espantar gato do quintal?

gato em plantas de quintal

Pensando nisso, preparamos um conteúdo a fim de apresentar barreiras para o pet não incomodar mais. Ficou interessado? Continue lendo para aprender três dicas de como afastar gatos do quintal!

Gatos devem sair de casa? 

Antes de falarmos sobre como espantar gato do quintal, vale fazer uma pergunta importante: será que os felinos devem sair de casa? Muitos tutores acreditam que os passeios são benéficos, já que os bichanos adoram dar uma volta pelos muros e telhados. 

Entretanto, veterinários e especialistas reforçam que o acesso à rua é um grande perigo para a saúde dos pets. Em suas caminhadas, os felinos estão sujeitos a contrair doenças, fora o grande risco de acidentes. 

Por isso, a melhor forma de proteger o amigo de quatro patas é deixando-o dentro de casa. Com estímulos, acessórios e brincadeiras, é possível divertir o bichano com segurança! 

Como espantar gatos do quintal

Um bichano em um quintal pode ser um tanto desastroso. Além do risco de fuga, os bigodudos adoram fazer uma bagunça. Se você tem um pet que adora escapar para a área externa, não há porque se preocupar. 

Com algumas dicas simples você aprende como espantar gatos do quintal. Assim, não corre o risco de o pet fugir e você não precisa organizar a bagunça que o bichano poderia ter feito. 

1. Barreiras físicas

A primeira dica para aprender como afastar gato do quintal é utilizar barreiras físicas. Os bichanos são conhecidos por sua capacidade atlética. Entretanto, conhecendo seus pontos fracos, é possível afastá-los sem problemas. Para isso, basta conhecer melhor a anatomia dos felinos!

Cercas 

Um gato provavelmente não terá problemas em pular uma cerca, certo? Porém, se você escolher a cerca certa, provavelmente vai espantar os gatos do quintal. Os felinos são excelentes acrobatas e, por isso, o mais indicado é buscar cercas estreitas. 

Outro ponto importante é buscar um modelo sem plataformas que sirva de escada para o peludo. Apesar de os gatos serem bons em escaladas, eles também são um tanto preguiçosos. Ao encontrar uma cerca, o peludo pode desistir de acessar o quintal. 

Superfícies ásperas 

As patas dos gatos podem realizar verdadeiras acrobacias. Porém, elas têm um ponto fraco: as superfícies ásperas. A parte de baixo das patinhas é como uma almofada macia e delicada. 

Por isso, os amigos de quatro patas não suportam pisar em algo pontudo. Então, uma boa dica é colocar um tapete rígido e áspero no acesso ao quintal. Os bichanos vão ficar longe! 

Superfícies colantes

Outro tipo de superfície que os gatos não suportam são as colantes. Os bichanos odeiam a sensação pegajosa em suas patinhas. Isso pode ser uma boa arma na hora de pensar sobre o que fazer para espantar gato do quintal. Uma fita adesiva próxima à entrada deve ser o suficiente. 

gato deitado na grama

2. Barreiras naturais

Se você prefere aprender como espantar gato do quintal de maneira mais orgânica, é possível escolher barreiras naturais. Essas técnicas se baseiam em outros pontos fracos dos bichanos para mantê-los longe. 

Plantas

Um quintal com plantas ficará mais charmoso e ainda poderá manter os gatos longe. Espécies como capim-limão, hortelã e alfazema têm o poder de afastar os bichanos. 

Cascas de frutas 

As frutas cítricas possuem muita vitamina C e são ótimas para a saúde. Os bichanos, entretanto, não são fãs dessas delícias. Os cheiros cítricos costumam afastar os bichanos, por isso, cascas de laranja, limão ou tangerina no acesso ao quintal podem ajudar a mantê-lo longe. 

Outros repelentes

O nariz dos gatos é muito poderoso e sente cheiros de forma muito intensa. Alguns itens facilmente encontrados na cozinha podem ser poderosos repelentes de gatos. Entre eles, podemos destacar o café e o vinagre. 

3. Produtos especializados

Se você preferir aprender como espantar gato do quintal de modo mais eficiente, pode escolher os produtos especializados. Esses itens são desenvolvidos por profissionais e contêm odores que afastam naturalmente os bichanos. 

Como passam por um delicado processo de produção, esses produtos possuem testes e avaliações que garantem sua eficácia. Por isso, muitas vezes são as melhores opções para manter os gatos longe de um espaço específico.

Lembre-se que os pets sempre merecem ser tratados com respeito. As visitas do bichano podem até ser inconvenientes, mas ao espantar gato do quintal, escolha formas seguras. Cuidar dos amigos de quatro patas é um compromisso de todos! 

gato andando por quintal

Agora que sabe como espantar gato do quintal, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre saúde e bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog