Dicas

Como espantar gatos do jardim? 3 medidas infalíveis para afastar bichanos

Publicado em 05 de outubro de 2020

Tempo de leitura: 6min

Os bichanos são pets fofos e adoráveis. Entretanto, algumas vezes os peludos podem gerar alguns incômodos, especialmente quando resolve brincar com as flores de casa. Por isso, saber como espantar gatos do jardim é bom não só para as plantas, mas também para os bichanos, dado que algumas espécies são tóxicas. 

gato no jardim

Sendo assim, para aprender como espantar gato do jardim, continue lendo. Separamos 3 medidas infalíveis que vão afastar esses amigos de quatro patas de uma vez por todas. 

1. Plantas repelentes

Ser um bichano tem suas vantagens. Esses pets são ágeis, flexíveis e possuem sentidos, como o olfato e audição, muito superiores aos nossos. Entretanto, essa espécie de super-poder dos peludos também traz seus inconvenientes. 

O nariz dos felinos é tão potente que algumas fragrâncias se tornam cheiros insuportáveis para eles. Sorte para os jardineiros de plantão, já que algumas plantas estão entre as melhores maneiras de como espantar gatos do jardim. Conheça abaixo as espécies mais indicadas: 

  • Arruda: além de afastar as energias ruins, essa planta aromática também espanta os gatos do jardim. 
  • Alecrim: esse tempero de odor característico também está na lista de como espantar gatos do jardim.
  • Capim-limão: os bichanos não gostam de cheiros cítricos. Assim, o capim-limão é um verdadeiro repelente de felinos. 
  • Citronela: conhecida por seu poder de afastar os insetos, a citronela também faz um bom trabalho na hora de espantar gatos
  • Hortelã: saborosa e muito versátil, essa erva ajuda nas preparações da cozinha e ainda mantém os peludos afastados,
  • Lavanda: também chamada de alfazema, essa planta se destaca pelo odor característico e belas flores roxas. Os bichanos, entretanto, não gostam muito de sua fragrância, sendo esse um cheiro para espantar gato

As plantas acima estão entre as mais indicadas para quem busca saber como espantar gatos da horta ou jardim. Entretanto, ressaltamos que cada bichano tem sua personalidade. Alguns pets não suportam a fragrância de algumas plantas, enquanto outros não se incomodam tanto. 

Se o peludo ainda gosta de visitar as plantas mesmo com essas espécies, siga alguma das recomendações abaixo. Isso porque, alguma das dicas servirá para afastar gatos e você não precisará se incomodar mais com isso. 

2. Barreiras físicas

Se os repelentes naturais não derem certo na hora de manter os gatos afastados do jardim, a dica é pensar em uma barreira física. Quem tem um peludo em casa sabe que é praticamente impossível manter os bichanos trancados em um espaço. 

Com habilidades de acrobatas, esses amigos sempre encontram uma forma de chegar onde querem. Entretanto, algumas dicas podem ajudar na hora de espantar gatos do jardim. São elas: 

Cerca 

Pular uma cerca não é muito difícil para um gato determinado. Entretanto, nossos amigos também são conhecidos pela preguiça e busca pela comodidade. 

Por isso, instalar uma cerca vai ajudar na questão de como afastar gatos do jardim, já que será mais uma etapa de dificuldade. Em alguns casos, o peludo pode desistir de visitar as plantas ao encontrar um novo obstáculo, mesmo que ele consiga superá-lo. 

Pedras e pedregulhos 

Os felinos podem até ser ótimos acrobatas, mas suas patas fofas e rosadas são um tanto delicadas. Por isso, muitos bichanos evitam pisar em pedras e outras superfícies ásperas. Fazer uma barreira de pedregulhos ao redor das plantas é uma boa ideia na hora de manter os peludos afastados. 

Regadores

Apesar dos gatos serem conhecidos como pets higiênicos, nossos amigos não são grandes fãs de água. Assim, uma vez que um gato perceba que o jardim é um espaço com regas regulares, ele provavelmente não vai querer voltar para aquele local. 

É importante ressaltar que não é recomendado molhar o gato em excesso e propositalmente, já que isso pode estressar o pet e afetar sua saúde. Porém, os regadores automáticos são uma boa ideia. O gato que tentar visitar as plantas vai perceber que ali há um poderoso jato d’água e, assim, vai evitar visitas futuras. 

As barreiras físicas são uma boa ideia para quem se pergunta o que é bom para espantar gato do jardim, especialmente caso os peludos sejam pets que vivem na rua. Entretanto, se o visitante indesejado é seu próprio filho de quatro patas, o melhor é seguir a recomendação abaixo. 

gato em cima da cerca

3. Uma boa qualidade de vida

Todo mundo adora um espaço florido e ensolarado para descansar e relaxar. Nossos amigos felinos, muitas vezes, também gostam de passar alguns minutos ao lado de algumas flores. 

Entretanto, não é saudável que o peludo procure o jardim para destruir plantas, comê-las, ou fazer suas necessidades na terra. Quando isso ocorre é sinal de que o pet está sentindo falta de alguma coisa dentro de casa. 

A caixa de areia dos gatos, por exemplo, deve ser limpa com regularidade para que ele evite procurar as plantas. Uma dieta equilibrada e saudável também vai evitar que os felinos belisque os espécies do jardim. 

Por fim, os gatos que possuem atividades diárias preferem brincar com seus acessórios do que com as flores. Se seu filho de quatro patas está demonstrando um comportamento ruim ao visitar o jardim, verifique se está tudo bem com sua rotina. Caso ainda encontre dificuldades, procure a ajuda de um veterinário. 

Lidando com gatos de rua 

As recomendações acima são mais orientadas para quem tem um gato em casa que gosta de visitar o jardim mais vezes que o necessário. Se seu problema, entretanto, vem dos gatos de rua, outras medidas podem ser tomadas. 

Lembre-se que mesmo os pets abandonados precisam de carinho e respeito. Aja de forma consciente com os bichanos e eles, provavelmente, irão demonstrar sua consideração. Caso esteja tendo problemas com gatos de rua, siga as recomendações abaixo.

  1. Contate uma instituição para pets abandonados; 
  2. Feche bem os lixos e evite deixá-los por muito tempo na rua; 
  3. Ofereça ração do lado de fora de casa para que o bichano se alimente antes de entrar no jardim; 
  4. Considere plantar catnip, a erva dos gatos, em seu jardim. Isso não irá afastar os bichanos, mas vai concentrar suas ações em apenas uma planta. 

gato deitado no jardim

Lembre-se que a melhor forma de lidar com pets é através do respeito, carinho e atenção. E agora que aprendeu como espantar gatos do jardim, veja outras dicas no blog da Petz que garantem o bem-estar e felicidade dos pet.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog