Descubra como espantar gatos do telhado

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2020

Dicas
Descubra como espantar gatos do telhado
Tempo de leitura: 4 minutos

Receber uma visita indesejada pode ser desagradável, mesmo que seja um fofo e divertido bichano. Se sua casa virou ponto de encontro de felinos, você provavelmente está procurando como espantar gatos do telhado

gatos laranja em cima do telhado

Afastar os peludos de forma segura e efetiva pode parecer um desafio. Se esse é seu caso, continue lendo. Preparamos um guia explicando tudo sobre como espantar gatos do telhado.

Gatos devem sair de casa? 

Uma pergunta comum entre tutores é se os bichanos devem ou não sair de casa. Muitos acreditam que os passeios são uma prática natural dos bigodudos e, por isso, essa é a única forma de deixar o pet mais tranquilo e relaxado. 

Porém, os especialistas são unânimes ao afirmar que o acesso à rua é um grande risco para os bichanos. Essa é a principal origem de acidentes e contágio de inúmeras doenças. 

Além disso, com algumas práticas simples, é possível estimular o bichano dentro de casa, construindo uma rotina saudável e feliz! Por isso, se você tem um gato em casa, saiba que a melhor forma de proteger seu amigo é evitando o acesso à rua. 

Como espantar gatos do telhado

Se você está recebendo visitas indesejadas e pensando em como espantar gatos definitivamente do telhado, não se preocupe. Há maneiras simples de manter os bigodudos longe. 

Porém, é importante lembrar que os pets possuem certos comportamentos naturais e não é necessário violência para afastá-los. Descubra agora maneiras de espantar gatos do telhado.

Barreiras naturais

Os gatos são pets muito exigentes. Assim, possuem uma verdadeira aversão a alguns odores e sensações. Lembre-se que os narizes dos bichanos são poderosos, permitindo que eles sintam cheiros de forma muito intensa. As barreiras abaixo são formas naturais de espantar gatos do telhado

Plantas repelentes

Algumas plantas são muito eficientes na hora de afastar um gato. Com seu cheiro característico, essas espécies costumam deixar os felinos longe, embora muitas vezes não seja possível plantá-las no telhado. 

Entretanto, alguns ramos espalhados pelo local podem alcançar o efeito desejado. As principais plantas-repelente para gatos no telhado são lavanda, capim-limão, citronela, hortelã e alecrim. 

Cascas de frutas

Não são só as plantas que têm o poder de espantar os gatos. O nariz sensível dos felinos não suporta cheiros cítricos. Por isso, uma boa forma de como espantar gatos de cima do telhado é espalhar algumas cascas de frutas pelo local, de preferência laranja, limão ou tangerina. 

Outros repelentes 

Há ainda a alternativa de outros repelentes naturais que também se baseiam no nariz sensível dos bichanos. Alguns itens, como vinagre, café e tabaco incomodam os bigodudos. Espalhá-los pelo telhado é uma boa forma de manter os pets longe. 

gato dormindo no telhado

Barreiras físicas

Bichanos são conhecidos por suas capacidades atléticas. Com alguns saltos e piruetas, sobem muros e obstáculos sem muita dificuldade. Entretanto, algumas barreiras físicas também entram nas táticas de como afastar gatos do telhado. 

Cercas

Apesar das habilidades de atleta dos bigodudos, as cercas podem ajudar a mantê-los afastados. Prefira modelos estreitos e sem plataformas, que possam ser utilizados com escadas.

Superfícies ásperas

As patas dos gatos são fofinhas e macias. Isso pode até ser um charme, mas acaba virando um ponto fraco para os felinos: eles odeiam pisar em uma superfície áspera. Acessórios simples, como redes de metal, já deixam o peludo sem vontade de subir no telhado. 

Superfícies colantes

Outra coisa que esses pets odeiam é pisar em algo pegajoso. Por isso, uma superfície colante, como uma simples tira de fita adesiva, já vai deixar os bigodudos longe. 

Produtos específicos

Se o bichano que visita seu telhado é um tanto teimoso, uma boa alternativa é utilizar produtos específicos para afastar gatos. Esses itens são desenvolvidos por especialistas e contém odores que naturalmente espantam os bichanos. 

Diferentemente dos repelentes naturais, os produtos específicos são testados e possuem sua eficácia comprovada! Por sorte, eles são facilmente encontrados em lojas especializadas.

Conquiste o gato 

Se mesmo tomando as atitudes acima você não conseguir afastar os gatos do telhado, uma boa ideia é tentar conquistar o peludo! Seja um animal de rua ou um pet de uma casa vizinha, ter o bichano como amigo é uma boa saída para evitar as visitas desagradáveis. 

  • Deixe potes de ração do lado de fora: muitas vezes os gatos sobem no telhado para caçar um pequeno animal. Deixando alguns potes de ração próximo a casa, o bichano pode se saciar e ir embora sem precisar fazer a escalada; 
  • Consulte ONGs ou o controle de zoonoses: pets abandonados estão sujeitos a diversos perigos e adversidades. Consultar uma ONG ou o controle de zoonoses de sua cidade pode ser uma forma de encontrar um lar para o peludo, 
  • Considere adotar o bichano: se o gato já está sempre na sua casa, uma boa ideia pode ser adotar um novo amigo! Os bichanos sempre trazem muito amor, carinho e diversão para suas famílias. Talvez essa seja a melhor forma de fazer as pazes! 

As dicas acima ajudam a saber como espantar gatos do telhado em diferentes contextos e situações. Se escolher adotar o bichano, lembre-se de buscar um veterinário para agendar a vacinação e verificar a saúde do peludo. 

gato miando no telhado

Agora que sabe como espantar gatos do telhado, confira o blog da Petz para ter acesso a outras informações, como curiosidades e bem-estar pet!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *