Aves Especiais

Aprenda como espantar passarinhos da sua casa de três maneiras!

Publicado em 12 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 4min

As aves possuem o costume de pousar e fazer ninhos em alguns lugares das casas. Embora seja um hábito inofensivo, pode acabar espalhando folhas, deixando excrementos por todo lado e fazendo barulho em horários incômodos. Por isso, é importante aprender como espantar passarinhos sem machucá-los.

como-espantar-passarinho

Para te ajudar, a equipe do Blog da Petz separou três jeitos de espantar passarinhos. São métodos simples e fáceis, que vão ajudar você sem causam nenhum dano aos animaizinhos. Se quiser entender como fazer isso, continue lendo este conteúdo.

Remova ninhos

Com a falta de vegetação das cidades, as aves tendem a montar pequenos lares para os filhotes em telhados, calhas e outras áreas de casas e apartamentos. Isso é um método de proteção para não expor os ovos a quedas, mudanças climáticas e predadores.

Por isso, um dos jeitos mais eficazes para aprender como espantar pássaros é a remoção desses ninhos. Ao ficarem sem essa camada de proteção, as aves entendem que aquele não é um local seguro para os filhotes. Para afastá-las ainda mais, tente limpar bem a área para tirar o odor familiar dali.

Caso as aves insistam, repita o processo e tome cuidado para fazê-lo bem no início da reconstrução do ninho. Um detalhe importante dessa técnica é que você jamais deve destruir a estrutura, apenas removê-la do local indesejado para outro. 

Use repelentes em diversas formas

Se você não sabe o que fazer para espantar passarinho, pode usar repelentes em vários formatos. Eles mexem com os sentidos das aves e as fazem entender que aquele lugar não é seguro. É importante que você identifique a espécie do animal antes de começar a montar a proteção.

Visual

Se quiser aprender como espantar passarinhos com esse método, procure seguir os passos a seguir. Primeiro, faça uma figura que lembra os predadores. Ela irá funcionar como uma espécie de espantalho. Você pode usar imagens de gaviões, corujas e falcões, por exemplo.

É importante que você coloque essa figura em vários lugares da casa. Outra dica sobre esse método é fazer um espantalho que se mova com o vento, por exemplo. Aliado ao movimento, esse espantalho fica muito mais real para os passarinhos.

Sonoro

Assim como o repelente visual, esta opção funciona com sons representando o que espanta passarinho. O primeiro passo é identificar a espécie da ave para determinar o aviso sonoro que consegue afastá-la da casa.

Para esse método, você pode utilizar máquinas que simulam sons. Algumas podem até ter trilhas com cantos específicos da espécie que está na casa, avisando que há a presença de perigo ali. A programação desses aparelhos é feita com frequências que não agridem os animais. 

Odor

O olfato também funciona como um repelente para os passarinhos. Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves.

Você pode comprar alguns repelentes prontos, mais indicados para ambientes menores, com consistência líquida ou em pequenos sachês. Caso queira fazer algo com ingrediente caseiro para lugares maiores, é só espalhar pedaços de canela em pau pelos locais desejados.

como-espantar-passarinho

Retire fontes de água próximas 

Um jeito legal para aprender como afastar passarinhos do telhado ou qualquer outra área da casa é retirar qualquer fonte de água. É importante removê-la de locais que as aves gostam de ficar, mas também de lugares abertos, onde elas têm acesso, como quintais, por exemplo. 

As aves utilizam o líquido para se hidratarem no dia a dia e se refrescarem em momentos mais quentes. Ao perderem a fonte de água, os passarinhos vão entender que ali tem todos os itens necessários para a sobrevivência deles. É uma técnica que funciona muito bem aliada às outras.

Dicas importantes na hora de espantar os passarinhos

É muito importante que você saiba que os passarinhos não estão fazendo essa bagunça na sua casa por mal. Como dissemos, os espaços naturais estão se tornando mais escassos, e eles precisam encontrar um cantinho para morar. Todo esse processo para espantá-los deve ser feito para gerar o menor dano possível.

Antes de colocar em prática as técnicas sobre como espantar passarinhos, você precisa identificar a espécie deles. Já mencionamos que isso ajuda na hora de escolher o repelente, mas não é só isso. Algumas aves estão protegidas pela lei, então, se você tentar removê-las, pode acabar tendo problemas.

como-espantar-passarinho

Depois de aprender como espantar passarinhos de forma segura, que tal visitar o pet shop on-line da Petz? Temos produtos para você mimar muito o seu bichinho de estimação. Se precisar de uma ajuda para escolher, visite uma das nossas lojas físicas e conte com um atendimento especializado. Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog