Dicas

Xô, mosquito! Aprenda como espantar pernilongo!

Publicado em 28 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Os pernilongos causam grande incômodo no verão. O barulho que esses insetos fazem atrapalha o sono, as picadas coçam e eles podem, inclusive, transmitir doenças. Por isso, aprender como espantar pernilongo é essencial para ter um dia a dia mais tranquilo.

como espantar pernilongo 1

Com certeza, as pessoas conhecem muitas recomendações para acabar com esse indesejável inseto. Mas será que todas elas funcionam? Para ter sucesso nessa missão, siga as nossas dicas de o que é bom para espantar pernilongo e, assim, levar mais segurança para você e sua família!

Por que os pernilongos atacam mais no verão?

Antes de conhecer todas as dicas para espantar pernilongo, é importante entender algumas características desse bichinho e o motivo dele atacar com maior frequência nos meses mais quentes do ano. Acredite: a presença massiva no verão não é uma simples coincidência!

A explicação é científica: a junção de fatores como temperaturas altas e umidade é a receita perfeita para a proliferação de insetos. E para que a fêmea dos pernilongos consiga amadurecer seus ovos, ela precisa de sangue. Simples assim!

Doenças que os pernilongos e mosquitos transmitem

É fundamental saber como espantar pernilongo! Afinal, sempre ouvimos falar sobre algumas doenças que os insetos que sugam sangue podem transmitir para nós (e também para os animais de estimação). A enfermidade mais famosa é a dengue, mas não é só ela que pode nos afetar.

Os pernilongos podem transmitir a elefantíase e a febre do Nilo Ocidental. Já os mosquitos transmitem a zika, chikungunya, febre amarela, malária e leishmaniose, sendo que esta última também pode ser transmitida aos animais. Não sabe mais o que fazer para espantar pernilongo? Veja a seguir!

Como combater os pernilongos

O primeiro passo é seguir as orientações dos órgãos oficiais de saúde: observe o jardim, não deixe água acumulada nos pratinhos dos vasos de plantas e faça uma inspeção rigorosa em casa. Assim, você garante muito mais bem-estar para todos!

Não deixar água parada já é muito eficaz, mas saber como afastar pernilongos envolve diversas ações conjuntas. Se você já não sabe mais o que fazer para se ver livre deles, acompanhe algumas dicas para espantar pernilongos. Todas elas dão fim a esse desconforto na sua casa.

Use repelentes caseiros

O repelente de mosquitos é uma das medidas mais eficazes para exterminar os pernilongos. Se você não quiser investir em produtos industrializados, existem opções caseiras tão eficientes quanto os vendidos nas farmácias. Está pronto para aprender a receita?

Misture 100 g de cravo-da-índia com 100 ml de álcool e deixe descansar por 4 dias. Depois, coe, coloque o repelente em um borrifador e use-o em todos os cômodos da casa. Se preferir, passe a mistura no piso, com o auxílio de um pano de chão.

Outra dica com o cravo é espetar alguns em um limão cortado ao meio e colocar nos cômodos onde os pernilongos gostam de ficar. Se você conhece o cheiro do cravo, deve imaginar o motivo dessa mistura ser tão eficiente quando o assunto é como espantar pernilongo, não é mesmo?

como espantar pernilongo2 1

Mantenha portas e janelas fechadas

Aquilo que sua avó dizia sobre fechar as portas e as janelas no fim do dia para não deixar entrar pernilongos tem fundamento. Por volta de 17h e 18h a temperatura tende a cair, e isso é um convite para eles saírem dos esconderijos. Além do mais, pernilongos possuem hábitos noturnos.

Coloque telas nas janelas

Essa é uma boa solução de como espantar pernilongo para quem não quer fechar as janelas e deixar o ambiente sem ventilação. Basta instalar telas e garantir que os pernilongos se afastem sem deixar o ambiente abafado.

Ligue o ventilador

Esse recurso pode servir tanto para aliviar o calor do verão quanto para afastar os pernilongos. Isso porque o vento dificulta que eles voem e cheguem perto das pessoas. Para tanto, deixe o ventilador bem de frente para as pessoas.

Use essências e plantas que afastam pernilongos

Além do cheirinho bom que fica no ambiente, a essência pode funcionar como um bom cheiro que espanta pernilongo. Eles não gostam de certos odores e se afastam quando percebem a presença deles. Aliás, as opções de cheiros são diversas. Você só precisa escolher um deles.

As essências que espantam os pernilongos são citronela, lavanda e eucalipto. Agora, se você quer uma planta que espanta pernilongo, aposte no manjericão e no capim-santo.

Acenda velas para espantar os pernilongos

A vela de citronela é muito conhecida e realmente funciona para espantar tanto pernilongos quanto outros mosquitos. O ideal é acender a vela para espantar os insetos que conseguiram entrar em casa e, depois, fechar tudo para evitar que eles retornem.

E você também pode fazer uso da vela de essência de laranja caseira. Pegue uma vela e alguns pedaços de laranja. Acenda a vela e derrame a parafina sobre os gomos e coloque um pavio dentro. Ela é ótima para espantar insetos.

Instale uma armadilha caseira

Você já deve ter ouvido falar das armadilhas para pernilongos. São aparelhos eletrônicos que atraem e capturam os insetos dentro, matando-os. Mas é possível fazer uma armadilha em casa.

Basta pegar um recipiente e colocar um pouco de vinagre de maçã. Adicione uma colher de sopa de açúcar e algumas gotas de detergente. Misture tudo e espalhe pelo ambiente. O cheiro de maçã atrai os insetos, assim como o açúcar. Já o detergente os mata.

como espantar pernilongo

Ao final da leitura, temos certeza de que você aprendeu como espantar pernilongo da melhor maneira. Lembre-se de que, para alcançar o objetivo, você pode precisar colocar em ação mais de uma estratégia ao mesmo tempo. Na loja on-line da Petz, você encontra repelentes que podem te auxiliar nesse processo. Confira já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog