Dicas

Como esvaziar piscina? Entenda aqui

Publicado em 24 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Às vezes, por falta de tempo e/ou uso, você precisa tirar a água da piscina. Porém, como deve imaginar, dependendo do tamanho da sua área de lazer, essa não é uma tarefa simples ou fácil. Então, fica a dúvida: como esvaziar piscina?

água de piscina.

Saiba que você não é o primeiro a ter essa dúvida, já que, para quem nunca teve uma piscina, saber como limpá-la é desafiador. Inclusive, saber como esvaziar piscina é importante na hora de reformá-la.

Ficou interessado em saber como tirar água da piscina? No conteúdo abaixo, explicamos em detalhes porque é importante fazer essa drenagem e elaboramos um passo a passo para te guiar. Confira.

Por que não esvaziar a piscina?

É claro que, em algum momento, será preciso esvaziar a piscina, porém essa não é uma prática muito comum. Afinal, essa drenagem ocorre somente após cinco ou até sete anos de uso.

O melhor é sempre deixar a piscina cheia porque a água age como uma certa proteção para a estrutura, evitando danos por tempo ou até falta de uso.

O maior risco que você sofre ao esvaziar essa área de lazer é a pressão hidrostática, ou seja, a pressão que a água que está embaixo da piscina pode exercer, aumentando o risco de rachaduras.

Por isso que a água na piscina é tão importante. Afinal, a mesma pressão exercida por baixo também ocorre por cima, equilibrando e protegendo de quaisquer danos que possam surgir.

E se não houver outra alternativa?

Sabia que, mesmo que você acredite que a piscina não tem salvação, existe um passo a passo que deve ser considerado antes da drenagem da água. Veja abaixo.

1. Confira o fundo da piscina

Saber como tirar água verde da piscina é importante, mas entender se isso é realmente necessário é essencial. Para isso, o primeiro passo é conferir o fundo da piscina e analisar o estado de limpeza.

Se o fundo da piscina estiver sem rachaduras e ainda com espaços sem resíduos, talvez seja melhor investir em uma limpeza mais profunda.

2. Veja se a sujeira pode ser retirada

Mesmo que a água esteja cheia de lama, há salvação, principalmente se você tiver uma motobomba que irá filtrar essa sujeira. Além disso, uma simples rede pode deixar a água limpa.

3. Verifique os seus produtos

Se você já tentou limpar a piscina, mas não conseguiu, e acredita que só drenando a água poderá recuperar a área de lazer, saiba que os seus produtos podem ser o problema. Antes de investir nessa solução, verifique a marca e a qualidade para que a limpeza seja profunda.

boia rosa flutuando em piscina.

Entenda como esvaziar piscina

Se, mesmo depois de ler nosso passo a passo, você ainda quer entender como drenar piscina, preste atenção aos tópicos abaixo. A seguir, descrevemos o que fazer quando for tirar a água da piscina.

1. Desligue os equipamentos elétricos

O primeiro passo para drenar a piscina é desligar todos os equipamentos elétricos ligados. Assim, você evita qualquer tipo de problema com eletricidade, como as luzes subaquáticas, por exemplo. Para não se esquecer de nenhum equipamento, olhe os interruptores, afinal, todo cuidado é pouco!

2. Faça a drenagem

Caso a sua piscina tenha um ralo, o processo vai ser mais fácil, já que você pode fazer a drenagem diretamente por ele. Porém, se não tiver, não se preocupe: ainda é possível esvaziar a piscina.

Para isso você vai precisar de uma bomba de imersão, que irá sugar a água, levando-a até o lugar em que quer despejá-la. Inclusive, se for possível, reaproveite a água e evite desperdícios.

3. Verifique o fluxo de água

É importante que, durante a drenagem, você fique de olho no fluxo de água que está saindo. Isso porque é possível que algum resíduo fique preso, impedindo a passagem pelos canos e pelos ralos.

Esse é um cuidado que fará toda a diferença, afinal ninguém gosta de ter o jardim inundado, não é mesmo? Assim, lembre-se de ficar atento durante todo o processo.

4. Lembre de deixar o local sinalizado

Para que o seu animalzinho ou qualquer outra pessoa na casa não sofra um acidente, lembre-se de cobrir o lugar e sinalizá-lo. Dessa forma, você evita que eles caiam nesse lugar vazio.

Inclusive, a melhor dica nesse tipo de situação, é prender o companheiro peludo ou deixá-lo em algum lugar longe. Esse tipo de atitude garante o bem-estar do seu amiguinho.

A prevenção sempre é a melhor opção!

Como mencionamos no começo, limpar a piscina e mantê-la limpa é sempre a melhor opção. Depois deste conteúdo, você poderá realizar a manutenção sem nenhum problema, garantindo momentos de lazer com o seu pet e a sua família.

luz de piscina vazia.

Se estiver procurando por produtos de qualidade para fazer a limpeza, saiba que, no site da Petz, há tudo o que você precisa. Acesse e confira vários tipos de cloro para usar em casa, por exemplo.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog