Como fazer o cachorro dormir durante a noite? Descubra!

Postado por PETZ, em Atualizado em May 4, 2020

Cachorros
Como fazer o cachorro dormir durante a noite? Descubra!
Tempo de leitura: 4 minutos

Uma dúvida muito comum entre tutores de pet de primeira viagem é como fazer o cachorro dormir durante a noite. Ainda mais quando o pet é filhote, é comum que ele passe a noite toda acordado e, às vezes, até chorando. 

cachorro com olhar desconfiado

Mas mesmo cães mais velhos podem atrapalhar uma noite de sono tranquila quando ficam “zanzando” pela casa ou se remexendo na cama. Para quem sofre com esse problema, confira 6 dicas de como fazer o cachorro dormir durante a noite. Esperamos que com elas você consiga dormir melhor também!

1. Verifique se o pet está bem e tem tudo de que precisa

Por mais banal que possa parecer, todo comportamento indesejado e persistente deve ser investigado. Um cachorro que não dorme à noite pode só estar com energia de sobra, como também pode estar com alguma dor, com frio ou com fome. Em caso de qualquer comportamento estranho, procure um veterinário. O bem-estar é o principal elemento de como fazer o cachorro dormir sozinho ou acompanhado.

2. Crie uma rotina para o cachorro

Muita gente que gostaria de dormir até mais tarde nos fins de semana acaba acordando no mesmo horário de todos os dias. Isso acontece porque nosso organismo adere à nossa rotina, fazendo com que tenhamos sono e fome, por exemplo, quase sempre nos mesmos horários.

No caso dos cachorros, não é muito diferente. O organismo deles também pode se adaptar a uma rotina. Mas, para isso, é importante que o tutor seja firme e determine horários para cada atividade, o que interfere diretamente em como fazer o cachorro dormir. 

A previsibilidade da rotina também ajuda a diminuir a ansiedade dos cães, que sabem quando vão comer, passear e realizar outras atividades, e, consequentemente, é uma das formas mais eficientes relacionadas a como fazer um cachorro dormir.

3. Evite deixar o cachorro muito tempo sozinho em casa

Cães que passam muito tempo sozinhos em casa, muitas vezes, não têm com que ocupar o tempo. Logo, muitos aproveitam as longas horas de tédio para dormir. Quando chega a noite, é natural que não tenham sono. E mais: que queiram aproveitar a sua companhia.

Se você trabalha fora e precisa deixar o pet sozinho por muitas horas todos os dias, considere colocá-lo em um daycare. Além de supervisionar o seu amigo na sua ausência, esse tipo de estabelecimento ainda promove diversas atividades que ajudam a “cansar” o cachorro.

cachorro deitado

4. Enriqueça o ambiente com brinquedos interativos

Muitos pets adoram a nossa companhia, ficando ao nosso lado em atividades como assistir TV. O problema é que, como essa atividade não é interessante para eles, muitos aproveitam o momento para dormir, o que pode atrapalhar o horário do sono. 

Em vez de acordar o cachorro a todo momento, o que seria muito incômodo e estressante para ele, aposte em brinquedos interativos para distrair o pet nos momentos em que você não estiver interagindo com ele. Para isso, invista em brinquedos de diferentes tipos, que estimulem diferentes instintos e sentidos do cachorro.

Uma dica para manter o pet entretido e em movimento por mais tempo é não oferecer a ele ração em comedouros comuns. Em vez disso, você pode colocá-la em brinquedos recheáveis, que liberam a comida aos poucos. Isso o ajuda a gastar energia e é uma boa opção de como fazer o cachorro dormir a noite toda

5. Aumente a dose de passeios e de brincadeiras

Como você deve ter percebido, brincar e cansar o pet durante o dia evita que ele tenha muita energia para gastar durante a noite. Nesse sentido, outra maneira de como fazer o cachorro dormir bem é intensificar os passeios e as brincadeiras de correr. Além de jogar bolinhas para o pet buscar, em casa, você também pode brincar de esconde-esconde ou caça ao tesouro. 

Ah! Só não vale fazer isso imediatamente antes da hora de dormir, ok? Brincadeiras e outros estímulos, como barulhos, podem deixar o pet agitado. Também é importante consultar um veterinário para orientações. Um dos segredos de como fazer seu cachorro dormir passa pela rotina de atividades diárias.

6. Ignore os chamados noturnos do cachorro

Já levou seu amigo ao veterinário e tem certeza de que ele está bem e de que não falta nada para seu bem-estar? Nesse caso, procure ignorar o cachorro sempre que ele tentar chamar sua atenção durante a noite. Ao responder aos chamados, você acaba reforçando o comportamento. 

Quando se trata de como fazer o filhote de cachorro dormir a noite toda, a atenção dada é o que ajuda a ter um sono tranquilo. No caso deles, é comum que eles passem a noite acordados e chorando por se sentirem desorientados. Lembre-se de que eles foram separados da mãe e dos irmãos e que tudo é novo para eles! 

cachorro sendo acariciado

Para amenizar o problema, siga as recomendações de criar uma rotina e de interagir e brincar com o recém-chegado. Para fazê-lo se sentir mais seguro, você também pode colocar uma peça de roupa sua na caminha dele. Ademais, você encontra brinquedos e outros itens para seu amigo de quatro patas na Petz.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *