Dicas

Saiba como fazer roupas para gatos

Publicado em 16 de outubro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Se você é tutor de um gatinho e percebe que ele fica muito vulnerável nos dias frios, uma dica é vesti-lo com roupinhas feitas para ele. Pensando nisso, já pensou em aprender como fazer roupa para gatos?

gato branco com olhos azuis

Essa tarefa pode ser mais simples do que você pensa. Fique conosco e conheça o passo a passo de como fazer roupa para gatos de um jeito simples e prático. Acredite, não precisa ter grandes habilidades em corte e costura.

Por que vestir o gato?

Como já dissemos no início do texto, as roupinhas são boas alternativas para proteger o pet do frio. Por isso, não é necessário ter um guarda-roupa só para ele, apenas poucas peças já são suficientes. 

Os gatinhos se sentem bem em temperaturas mais altas, por isso o costume de se “aninharem” em lugares quentinhos da casa. Por isso, saber como fazer roupa para gatos pode ser uma maneira de economizar, além de ser um gesto de carinho para o seu pet.

Mas não se empolgue! Só deve ser usada roupa para gatos no frio, e não todos os dias. Caso contrário, o calor pode deixar o animal muito inquieto, sem falar que ele tentará tirar a roupinha sem conseguir e isso gerará grande estresse.

Como fazer roupa para gatos

Confira a seguir como fazer roupa para gatos passo a passo. O melhor é que você pode aproveitar o que tem em casa. De uma camiseta que não usa mais até uma meia esquecida no fundo da gaveta, qualquer peça pode se transformar em uma roupa incrível para o seu amigo de quatro patas.

É claro que existem modelos mais elaborados e muito apaixonantes! Caso você tenha a expertise das linhas, já pensou em aprender como fazer roupas para gatos de crochê? Seu gatinho pode ficar muito elegante e, sem dúvidas, muito grato pelo presente quente e fofinho.

É só seguir as nossas orientações sobre como fazer roupa para gatos e deixar seu gatinho ainda mais lindo com roupas feitas por você! Abaixo você vai ver ideias muito bacanas de roupas para os bichanos. Confira.

gato na grama

Roupa de meia para gato 

Estava querendo saber como fazer roupas para gatos filhotes? Pois a hora é essa. Pegue aquela meia que perdeu o par, ou que você enjoou da estampa e lave, para retirar mofo ou resquícios de sujeira. A peça deve estar mais folgadinha, para que não incomode o gatinho. Com a meia em mãos, veja os passos seguintes:

  1. corte a parte do tornozelo e descarte;
  2. corte a parte onde ficam os dedos. A partir dessa abertura que a roupa será vestida;
  3. faça duas fendas na parte do calcanhar para passar as patinhas. O ideal é medir, garantindo que a abertura não fique larga ou estreita demais.
  4. caso queira, decore com bordados ou com aplicação de estampas. Contanto que não seja nada que vá trazer desconforto para o bichano. 

Roupa de moletom para gato

Outra opção é transformar aquele casaco moletom em uma roupinha estilosa e quentinha. O bom de você mesmo fazer a roupa para o seu pet é poder reciclar peças que estavam sem uso. Veja como fazer:

  1. corte a manga do moletom. Veja se o tamanho será o suficiente para ser a roupa do seu gatinho;
  2. tire a medida do corpinho do animal para saber qual a extensão da manga que será usada. 
  3. faça duas aberturas para as patas, próximas da abertura da manga (punho). 
  4. Experimente no gatinho e finalize com aplicação de enfeites — fitinhas, babadinhos ou o que a sua criatividade pedir.

Roupa cirúrgica para gatos

A roupa pode ser muito bem-vinda também para proteger o gatinho no pós-operatório. Em geral, os veterinários indicam roupas cirúrgicas após procedimentos como a castração das fêmeas. 

O objetivo é blindar o local da cirurgia de qualquer trauma, principalmente se for um animal inquieto e brincalhão. A lambedura é outro perigo que pode atrapalhar a cicatrização. Com a roupa, a probabilidade de nada grave acontecer aumenta bastante.

A roupa cirúrgica pode ser feita por você também. Veja a seguir dicas práticas a partir da reciclagem de uma peça que você tem em casa. Saiba como fazer:

  1. pegue uma blusa de manga comprida e corte a manga. De novo, será preciso medir o tamanho do gato, para fazer o corte correto;
  2. faça duas fendas, uma de cada lado, próximas à abertura da manga (punho), onde ficarão as patinhas;
  3. faça um corte em formato de “U”, na parte maior da manga. Estreite ainda mais as pernas do “U” com um corte.

Pronto! Seu gatinho terá uma roupinha cirúrgica feita por você com todo amor e carinho. Ao estar bem protegido, já será o início de uma ótima recuperação e, em pouco tempo, o gatinho voltará à sua forma física.

gato deitado

Então, gostou das nossas orientações sobre como fazer roupa para gatos? Assim que colocá-las em prática, conte nos comentários como foi essa experiência, ok? Se quiser aprender a fazer outros presentes para o seu pet, faça uma busca no blog da Petz. Você vai encontrar muitas dicas interessantes.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog