Como limpar bebedouro de pets? Confira nossas dicas!

Postado por PETZ, em Atualizado em May 6, 2019

Dicas
Como limpar bebedouro de pets? Confira nossas dicas!
Tempo de leitura: 3 minutos

Por mais pacata que seja a rotina de um pet, o dia a dia pode oferecer riscos invisíveis e silenciosos à saúde. O que muitos não sabem é que probleminhas do tipo podem ser evitados com hábitos bem simples. Por isso, preparamos algumas dicas de como limpar bebedouro e outros cuidados importantes com esse utensílio!

A importância da limpeza do bebedouro e do comedouro

Quando o assunto é bebedouro, muita gente acredita que basta deixar água potável disponível. Mas não é bem assim. Tanto bebedouros quanto comedouros devem ser lavados regularmente. Do contrário, mesmo com água e alimentos de qualidade, o bichinho pode desenvolver transtornos estomacais, como vômitos e enterites.

“Existe uma película que se forma com o acúmulo de matéria orgânica, chamada biofilme. É uma espécie de gosma ou limbo que aparece dentro dos recipientes, e que é cheia de bactérias”, explica a Dra. Nicole Satudi, médica-veterinária da Petz.

Segundo a especialista, essas bactérias nem sempre são nocivas. Mas, na dúvida, é sempre melhor manter os acessórios bem limpos e livres da gosminha.

Quando e como limpar o bebedouro

Sendo assim, de acordo com a Dra. Nicole, não tem escapatória: “é importante higienizar a vasilha diariamente, após cada refeição, e o potinho de água, sempre que houver reposição”, alerta. Mas, afinal, como limpar bebedouro de cachorro?

Basicamente, da mesma forma como você lavaria suas louças e talheres, isto é, utilizando detergente neutro e, de preferência, com água quente. Para isso, o ideal é manter uma buchinha exclusiva para a limpeza dos acessórios dos pets.

E nem pense em dispensar o uso dela. “O auxílio de uma buchinha é essencial para a completa desinfecção e retirada de bactérias”, orienta a profissional.

Mais dicas e cuidados com os bebedouros

Fazer a limpeza diária da vasilha para cachorro tomar água é fundamental. Assim, pode-se evitar contaminações e manter a saúde do peludo em dia. No entanto, algumas medidas podem facilitar a rotina e garantir ainda mais conforto e segurança ao animal. Veja abaixo algumas delas!

Dê preferência à bebedouros de cerâmica ou inox

O bebedouro para cachorro com materiais desse tipo é uma ótima escolha. Até porque não são substâncias porosas, e dificultam a proliferação de bactérias, além de serem mais fáceis de limpar.

Considere comprar um bebedouro com filtro de carvão

De acordo com a Dra. Nicole, esses filtros são os mais higiênicos e vão limpando a água ao longo do dia. Como contam com uma bomba, a água também fica mais oxigenada.

Para os gatos, aposte em bebedouros do tipo fonte

Em geral, os bichanos não gostam de água parada. Ao estimular a hidratação, bebedouros desse tipo contribuem para que o animal não desenvolva doenças do trato urinário.

Fique atento à profundidade

Por conta dos bigodes sensíveis, recipientes muito fundos incomodam os gatinhos. Já para os cães, procure sempre adquirir potinhos proporcionais ao porte do animal. Essa preocupação também é muito importante quando se trata de um filhotinho.

Principalmente para cachorros de grande porte, é recomendado adquirir um suporte para comedouro e bebedouro. Esse aparato evita que o pet tenha que se abaixar muito quando for comer ou beber, prevenindo complicações na coluna.

Também é comum que algumas raças se molhem ao beber água, principalmente as que possuem orelhas compridas e caídas, como o cocker spaniel. Essa dificuldade pode contribuir para o surgimento de fungos e otites. Nesse caso, procure por um pote de água para cães adaptado e mais rasinho!

Não é o máximo poder saber mais sobre os cuidados e acessórios essenciais para que a rotina dos nossos bichinhos? Acompanhe o blog da Petz para ficar por dentro de mais dicas super legais!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *