Dicas

Como limpar o fundo da piscina: confira o passo a passo

Publicado em 11 de novembro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Quem está acostumado a fazer faxina em casa sabe que não adianta limpar a cozinha toda, mas esquecer-se do fogão. Para ter aquela sensação de limpeza e de missão cumprida, é preciso ficar atento a todos os detalhes. Isso inclui saber como limpar o fundo da piscina, quando falamos desse espaço de lazer tão importante nas estações mais quentes do ano. 

fundo de piscina

Aprenda como limpar o fundo da piscina

Além de contribuir para um aspecto geral mais cristalino, a limpeza do fundo e das paredes também ajuda a manter a piscina limpa por mais tempo à medida que serve para remover as algas incrustadas, dificultando uma nova proliferação. 

Isso sem contar a sensação gostosa de caminhar por um piso limpo ao invés de sujo e escorregadio. Por isso, veja a seguir como limpar piscina do jeito certo:

Passo 1: não descuide da manutenção

Por mais que seja uma alegria no verão, muita gente prefere não ter uma piscina em casa por medo de que ela dê muito trabalho. De fato, a limpeza completa de uma piscina envolve uma série de etapas e pode ser bastante demorada. Por isso, é importante saber como limpar piscina.

Falando especificamente do fundo da piscina, ter um filtro adequado, de acordo com o tamanho e o volume de água, e em bom funcionamento, é fundamental para ajudar a diminuir o acúmulo de sujeira. 

Em geral, recomenda-se que o filtro seja verificado por um profissional pelo menos uma vez por ano. Lembrando que normalmente a areia do filtro funciona bem por até dois anos.

Outro acessório essencial para a manutenção cotidiana da piscina é a peneira. Enquanto o filtro serve para remover sujeiras menores, a peneira é grande aliada na hora de retirar folhas, galhos e outros objetos sólidos maiores na superfície ou no fundo da piscina.

Por fim, caso a piscina não esteja muito suja, o aspirador de fundo com mangueira plástica remove os detritos, impedindo que eles comecem a se decompor, prejudicando a qualidade da água e ficando incrustados. Se isso acontecer, será necessário escovar fundos e paredes.

Além disso, para ajudar a evitar o acúmulo de sujeira, procure cobrir a piscina com uma capa quando ela não estiver sendo utilizada. O procedimento pode ser feito para limpar fundo piscina inflável também.

piscina transparente com boia amarela

Passo 2: faça a correção da água

Como visto, a limpeza regular e superficial do fundo da piscina pode ser feita rapidamente com a ajuda de acessórios, como peneira e aspirador. Mas digamos que você ficou fora de casa por muito tempo e, quando voltou, encontrou a piscina verde e com o fundo igualmente esverdeado e melequento. 

E agora, como limpar o fundo da piscina? Nesse caso, antes de partir para a limpeza do fundo, será preciso começar pela limpeza e correção da água. Para isso, preparamos algumas dicas para saber como limpar piscina com filtro:

  • Desligue o filtro da piscina;
  • Use uma fita teste para avaliar os níveis de cloro, alcalinidade, ácido cianúrico e pH;
  • Com a ajuda de elevadores e redutores, faça a correção do pH e da alcalinidade. O pH deve estar entre 7,0 e 7,4, já a alcalinidade entre 80 e 120 ppm. (Isso deve ser feito antes da purificação da água para garantir a eficácia do tratamento),
  • Aplique o cloro granulado (hipoclorito de cálcio). No caso de piscinas que ficaram paradas por muito tempo, faça a supercloração com 14 gramas de cloro por mil litros de água. Já nas limpezas de rotina, aplique entre 4 a 6 gramas de cloro por mil litros de água.

A piscina está verde? Nesse caso, após seguir os passos acima, utilize também um algicida de choque para combater as algas. Essa dica também serve para entender como limpar o fundo da piscina de lona.

Passo 3: escove fundo e paredes da piscina

Depois de corrigir os parâmetros da água, é hora de partir para a escovação do piso e das paredes. Isso é importante para remover as algas e sujeiras incrustadas, garantindo uma limpeza completa. Para tanto, você vai precisar de uma escova de nylon própria para piscinas. 

Alguns modelos possuem um formato curvo que facilita a limpeza dos cantinhos e das paredes. Aguarde um pouco até que a sujeira seja decantada e religue o filtro da piscina. Se quiser, utilize um clarificante para deixar a água cristalina. 

Em geral, após uma limpeza de manutenção, isto é, com a utilização de uma quantidade menor de cloro, a piscina pode ser utilizada após algumas horas. Já quando há supercloração, recomenda-se utilizá-la apenas no dia seguinte. E lembre-se que o passo a passo para limpar a piscina verde é diferente.

piscina

E para encontrar todos os produtos necessários para a limpeza e manutenção da piscina, conte com a Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog