Dicas

Como limpar piscina de plástico: passo a passo

Publicado em 31 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Em um país onde o calor predomina em todas as estações do ano, um banho de piscina é sempre muito bem-vindo. A piscina de plástico é a mais acessível e prática, por isso está presente nas casas de muitas famílias. Porém, você sabe como limpar piscina de plástico da forma correta?

macarrão flutuando em água de piscina.

Fique conosco e aprenda como fazer a limpeza de piscina de plástico periodicamente, sem estragar ou desgastar o material. Também confira porque a limpeza é importante e quais são os tipos mais comuns encontrados no mercado. 

Por que é importante fazer a limpeza da piscina de plástico?

Quando o assunto é aprender como limpar piscina de plástico, é importante entender qual é a importância de limpar a piscina periodicamente, mesmo se ela não estiver parada há muito tempo. 

 Isso porque, durante o uso, acumulam-se sujeiras e impurezas, como pequenos insetos, folhas e outros resíduos indesejados. Uma piscina muito suja pode causar doenças, como conjuntivite e alergias na pele, e a água parada pode atrair o mosquito transmissor da dengue. 

Então, já sabe: antes de guardar a piscina de plástico, fazer a limpeza pode livrar sua família desses transtornos. Assim, você garante que todos aproveitem o momento de diversão com muito mais segurança!

Tipos de piscina de plástico

Há dois tipos de piscina de plástico existentes no mercado: a versão redonda inflável e outra com armação de ferro. Ao adquirir qualquer uma das duas, é necessário aprender como fazer a manutenção. A seguir, conheça as características de cada uma e escolha a ideal para você.

Piscina redonda inflável

Essa versão é a mais barata, por isso, muito procurada. Além de ter o preço mais baixo, ela é bastante prática, já que não possui acessórios extras para a montagem. 

Para usá-la, é preciso enchê-la de ar. Para fazer isso, é necessário usar um enchedor. No entanto, geralmente, o acessório não vem incluído na caixa da piscina. Então, ao comprá-la, é inevitável gastar um dinheiro extra com essa ferramenta. Com a piscina cheia, é só colocar água e usá-la. 

Piscina de plástico com armação de ferro

Antes de adquirir esse tipo de piscina, é preciso verificar se você possui um lugar plano, sem pedras e outros objetos que possam furar o fundo. A grande diferença desse modelo para o anterior é que ele conta com uma armação de ferro que ajuda a dar sustentação à piscina.

Ela tende a ser mais cara que a versão inflável, mas garante uma estrutura fixa, além de mais resistência e durabilidade. Para montá-la e usá-la nos momentos de bem-estar de toda a família, basta encaixar as peças da armação de ferro e colocar a parte plástica por cima!

Como limpar piscina de plástico: passo a passo

Seja qual for o modelo que você adquirir, é sempre necessário saber como limpar piscina de plástico para fazer um uso seguro. Afinal, não adianta ter um meio de lazer em casa se ele pode trazer doenças ao não ser higienizado adequadamente.

bola flutuante em piscina de plástico.

A seguir, confira o passo a passo de como fazer essa limpeza sem estragar e/ou desgastar a parte plástica da piscina. São seis etapas que devem ser cumpridas à risca para impedir qualquer prejuízo ou risco à saúde.

1 – Faça a escovação da piscina

Com a piscina já montada, porém ainda sem água, utilize uma escova com cerdas macias para fazer a escovação, retirando as sujeiras que possam ter ficado grudadas no plástico. O objetivo dessa etapa é evitar o surgimento de algas e o acúmulo de sujeira no fundo.

Após enchê-la com água, aplique produtos para piscina de plástico, como cloro e algicida, e esfregue as bordas com cuidado para não danificar o material. Agora, ela está muito bem preparada para receber quem você ama com segurança.

2 – Use um aspirador no fundo da piscina

Use um aspirador de piscina de plástico para remover as pequenas partículas que não foram retiradas apenas com a escovação. Esse equipamento específico é feito para sugar todos os resíduos que ficam presos nas paredes ou no fundo da piscina.

3 – Ligue o filtro para piscina

O filtro não costuma ser vendido junto à piscina, mas é um acessório importante quando se tem essa área de lazer em casa. Ligue o filtro apenas duas vezes por semana para limpar a água e filtrar as impurezas. Assim, você ajuda a retirar microrganismos da água e traz ainda mais segurança para a família.

4 – Seque antes de guardar

Ao desmontar a piscina, use a dupla da limpeza mais conhecida do mundo: água e sabão. Com isso, você potencializa a limpeza e retira a própria gordura do corpo que fica retida na água. Esfregue sem fazer força e nunca utilize produtos abrasivos ou solventes que possam danificar o plástico.

Após a limpeza, deixe a piscina secando ao ar livre para não mofar ao ser guardada. Você pode enxugar os cantos utilizando um pano: só assim, ela estará completamente seca.

5 – Limpe a piscina regularmente

A limpeza de piscina completa deve ser feita duas vezes por semana. Já a escovação do fundo deve ser feita a cada dois dias. Unir essas duas medidas é a maneira mais segura de prevenir doenças.

6 – Tratamento da água

Além de limpar o plástico, é fundamental higienizar a água utilizando uma mistura com algicida e cloro. Para isso, é preciso levar em conta o volume e o pH da água. Para descobrir essas informações, adquira um regulador de pH. Ele identifica o nível de acidez/alcalinidade conforme a quantidade de litros da piscina.

Já mostramos como limpar piscina de plástico do modo convencional, mas você sabia que também é possível higienizá-la com água sanitária? É simples: são 60 mL de água sanitária para cada 1000L de água. Vale lembrar que, após o tratamento, a área só pode ser usada após 10 horas para evitar riscos à saúde.

criança brincando em piscina de plástico.
Agora que já sabem como limpar piscina de plástico, você e sua família terão banhos de piscina ainda mais saudáveis, seguros e fresquinhos. Se precisa comprar produtos voltados para higienização de piscina, acesse a loja on-line da Petz agora mesmo. Confira nosso catálogo completo e faça seu pedido sem sair de casa!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog