Como plantar abacaxi em vaso? Confira!

Postado por PETZ, em Atualizado em May 10, 2021

Dicas
Como plantar abacaxi em vaso? Confira!
Tempo de leitura: 4 minutos

Já pensou montar uma bela sobremesa, com frutas colhidas em seu quintal? Pois saiba que juntando algumas ferramentas, criatividade e muito conhecimento, isso é bem possível! Aprender como plantar abacaxi em vaso não é tão difícil como parece. 

mini abacaxi

Seguindo algumas recomendações, você logo estará colhendo os frutos do seu trabalho! Quer aprender mais sobre o assunto? Confira como plantar abacaxi em vaso, passo a passo

É possível ter abacaxi em vaso?

Muitas vezes associamos as hortas e pomares aos grandes jardins, com muito espaço para as plantinhas. Mas, com algum conhecimento, é possível sim criar frutas em lares menores, até mesmo em um apartamento! 

O abacaxi é um fruto grande e, por isso, não é associado a espaços pequenos. Para entender como plantar pé de abacaxi em vaso, precisamos entender alguns pontos: 

Espaço

Apesar de ser possível plantar abacaxi em vaso, é necessário que o espaço disponível seja compatível com a planta. Geralmente, as folhas de um abacaxizeiro podem atingir até 1 metro de altura. Leve isso em consideração na hora de começar sua pequena horta. 

Tempo

Diferentemente de outras plantas, como as ervas e temperos, o abacaxi precisa, em média, de 16 a 24 meses para se desenvolver completamente. Por isso, não pense que você terá sempre um abacaxi fresco em sua horta, pronto para ser consumido. Esse é um trabalho longo, mas o resultado certamente compensa o esforço! 

1. Encontrando o local perfeito 

Com suas folhas extravagantes e cores intensas, o abacaxi é pura tropicalidade! Justamente por isso, o abacaxizeiro precisa de cerca de 4 a 6 horas de sol direto para se desenvolver. 

Além disso, essa é uma planta grande, com folhas que atingem até 1 metro de comprimento. Assim, o local para sua plantação de abacaxi em vaso precisa ser espaçoso e confortável. 

2. Escolhendo um vaso adequado

Apesar de ser considerada uma planta grande, o desenvolvimento do abacaxizeiro é perfeitamente possível em vasos de diferentes tamanhos. Porém, ele só vai atingir todo seu esplendor quando estiver em um espaço adequado! 

Para quem pretende colher uma deliciosa fruta após alguns meses, é necessário um recipiente com pelo menos 50 centímetros de profundidade e 40 centímetros de diâmetro. 

Se não for possível instalar um vaso deste tamanho na sua casa, ainda é possível ter um belo abacaxi ornamental! Mas o desenvolvimento da fruta fica comprometido em vasos muito pequenos. 

3. Selecionando o abacaxi matriz

Ao invés de utilizar as sementes, para obter um belo abacaxizeiro utilizamos a coroa do abacaxi! E para isso, precisamos de uma boa fruta, que servirá como matriz. Abaixo, destacamos as características que devem ser notadas na hora desta escolha: 

  • O abacaxi deve estar no ponto, nem muito verde, nem muito maduro;
  • A fruta deverá estar com um cheiro agradável; 
  • A coroa deve estar firme, com folhas duras e saudáveis;
  • Repare na base da coroa. Essa região deve estar firme e com boa aparência, sem marcas de ressecamento. 

jardim

4. Preparando a coroa

Com a fruta perfeita em mãos, é hora de preparar a coroa para seu plantio! Aqui, também há um passo a passo, que irá simplificar a vida de quem busca como plantar abacaxi no vaso. Siga abaixo:

  • Com uma das mãos, segure a coroa de maneira firme. Com a outra, segure o abacaxi; 
  • Faça um movimento de torção, girando uma mão para um lado e a outra para o outro. Com isso, a coroa irá sair inteiramente; 
  • Com os dedos, remova algumas folhas na base da coroa, expondo um pouco do “caule”, de sua futura planta; 
  • Você poderá notar algumas pequenas raízes na base da coroa. Elas irão se desenvolver e servirão de base para sua planta; 
  • Coloque a coroa em um recipiente transparente com bastante água. É importante que a base da coroa fique submersa, mas as folhas permaneçam secas. A dica é utilizar um recipiente fino, como um copo de cozinha

O procedimento acima é o mais eficiente para que haja o surgimento de raízes. Em cerca de 10 ou 15 dias, a coroa ficará com raízes longas e finas. Quando isso ocorrer, é só passar para o próximo passo. 

5. Plantando a coroa

A hora do plantio é uma das mais curiosas para quem busca como plantar abacaxi em vaso! Esse momento pode parecer simples, mas não se deixe enganar. Alguns segredos irão aumentar a chance de uma plantação bem-sucedida! Confira abaixo:

  • Adube bem a terra, misturando de 20% a 30% do fertilizante de sua preferência. Húmus de minhoca e esterco são boas opções;
  • Utilizando uma pá, faça um buraco na terra, o suficiente para abrigar todas as raízes de sua coroa;
  • De forma delicada, coloque a coroa no buraco, deixando as folhas para fora. Atenção: apenas as raízes devem ser enterradas;
  • Delicadamente, cubra o buraco com terra. 

Cuidados com o abacaxizeiro

Passada a etapa do abacaxi em vaso, como plantar, é preciso se atentar aos primeiros dias da sua nova plantinha. Nessa fase, é importante que a planta seja regada frequentemente. A terra deverá estar úmida, sem encharcar. Isso aumenta as chances de enraizamento. Assim que perceber que a planta já está adequada ao vaso, siga os cuidados abaixo:

  • Regue o abacaxizeiro a cada 3 ou 4 dias. Essa planta não gosta de solos muito úmidos; 
  • Mantenha o vaso em um espaço bem iluminado; 
  • Fertilize a terra com frequência. Uma vez por mês deve ser o suficiente. 

abacaxi cortado ao meio

Gostou de saber mais sobre como plantar abacaxi em vaso? Então, para atingir todo seu potencial como jardineiro, procure a Petz mais próxima! Aqui você encontra diversas ferramentas essenciais para o desenvolvimento de belas plantas. Venha nos fazer uma visita ou acesse nossa loja virtual!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *