Como plantar girassol? Aprenda em 5 passos!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 5, 2021

Dicas
Como plantar girassol? Aprenda em 5 passos!
Tempo de leitura: 5 minutos

O girassol é uma das plantas mais amadas da jardinagem. Com sua bela flor amarela, essa espécie conquista olhares e sempre é a estrela do jardim. Se você é fã dessa plantinha e está se perguntando como plantar girassol, saiba que essa não é uma tarefa difícil. Basta seguir o passo a passo abaixo para você ter belas flores adornando seu quintal! 

vaso com girassóis

1. Escolha o tipo de girassol

Antes de falarmos sobre como cultivar girassol, é importante lembrar que essa planta possui diferentes tipos. Esse é um ponto importante, pois as espécies possuem características distintas, especialmente em relação ao seu tamanho. As principais variedades são:

  • Girassol anão: é o mais indicado para vasos e ambientes internos. Atinge de 45 cm a 60 cm de altura, 
  • Girassol alto: é o tipo mais clássico, típico das plantações de girassol. Em condições ideais, pode atingir até 180 cm de altura. É indicado para áreas externas, jardins e quintais com um bom espaço de terra. 

Sabendo dos diferentes tipos, ficará mais fácil para você encontrar a espécie ideal para sua casa! Um girassol alto terá muitas dificuldades para se desenvolver em um vaso pequeno, por exemplo. Depois de escolher a variedade mais indicada, siga os passos abaixo.  

2. Prepare o solo

Com as sementes em mãos, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na terra! Preparar o solo é um ponto muito importante quando falamos sobre como cuidar de girassol em vaso ou quintal. 

Isso porque essa plantinha é um tanto delicada e precisa de condições específicas para se desenvolver. A preparação vai depender do tipo de solo escolhido. 

  • Como plantar girassol no vaso: o primeiro passo é escolher um vaso com o tamanho adequado. Mesmo o girassol anão pode atingir um tamanho considerável, e um recipiente muito pequeno pode comprometer seu desenvolvimento. Prefira vasos com, no mínimo, 20 cm de altura. Depois, forre o fundo do vaso com cascalhos ou pedras, para criar um bom sistema de drenagem. Por fim, coloque a terra, misturando com o adubo de sua preferência, 
  • Como plantar girassol no jardim: para plantar girassol no jardim, é importante escolher um local adequado. Prefira um espaço bem ensolarado e com boa drenagem. Revolve a terra para arejar o solo. Por fim, administre um adubo de sua preferência, seguindo as instruções da embalagem. 

3. Coloque as sementes

Com a terra preparada chegou a hora mais esperada: aprender como plantar semente de girassol! Esse passo parece simples, mas, na verdade, é necessário tomar alguns cuidados. Seguindo os passos abaixo, seu girassol poderá crescer de forma mais saudável! 

  • Faça uma cova de aproximadamente 5 cm; 
  • Coloque a semente e cubra com terra aerada e fertilizada,
  • Se for plantar mais de um girassol, dê uma distância de 15 cm entre cada planta. 

Com isso, sua plantação de girassol já estará iniciada! Agora, é só ficar de olho nos primeiros cuidados.

girassol no vaso

4. Regue com frequência

Durante o período de germinação é importante que a sementinha de girassol seja regada com certa frequência. A umidade irá ativar a semente, fazendo com que ela comece a brotar! 

Durante esse primeiro momento, é recomendado colocar água uma vez a cada dois dias. O importante é manter o solo úmido sem encharcar. Assim que a planta começar a crescer, você pode dar mais tempo entre as regas. De maneira geral, duas vezes por semana costuma ser o suficiente para que o girassol cresça forte e saudável! 

5. Fique de olho na iluminação

A iluminação é um ponto muito importante quando se trata de como cuidar de girassol no vaso ou jardim. Como o próprio nome indica, essa plantinha gosta muito de sol. Por isso, é importante que ela receba iluminação direta por, no mínimo, quatro horas todos os dias. 

Se você tiver plantado seu girassol diretamente no solo, esse provavelmente não será um problema. Mas para aprender como cuidar de girassol em vaso, é necessário estar atento. Para isso, certifique-se de que o recipiente está recebendo luz direta todos os dias! 

Seguindo os passos acima, você certamente irá aprender como cuidar de girassol em apartamento ou em casa! Para uma planta sempre bela e saudável, siga também as recomendações abaixo. 

Cuidados na plantação de girassol 

Além de saber como plantar um girassol, há algumas recomendações para cuidar de sua plantinha. O girassol é considerado uma planta resistente e, uma vez florido, precisa de poucos cuidados. Entretanto, graças a algumas características da espécie, precisamos estar atento a alguns pontos. 

  • Quando plantar: a época ideal para se plantar o girassol vai depender da região e de suas características climáticas. No Sul e Sudeste do Brasil, o plantio deve ocorrer entre setembro e março, quando há muita umidade no ar. Já no Norte e Nordeste, o plantio pode ser mais flexível, já que as temperaturas não costumam variar tanto;
  • Como podar: o girassol é uma planta com um ciclo de vida bem definido. Após sua floração, a planta irá secar a morrer, estando pronta para um novo ciclo. Se você quiser preservar sua verdinha, é importante podar a flor assim que ela murchar. Dessa forma, sua planta estará pronta para receber uma nova flor no próximo ano, 
  • Como replantar: se sua flor murchar, não há motivos para ficar triste. A partir dela, é possível obter outro elemento muito valioso — as sementes de girassol! Elas ficam no centro da flor e, após um tempo, estão prontas para serem colhidas e plantadas. Se você está se perguntando como plantar girassol a partir da flor, saiba que não há mistérios. Após podar, basta passar os dedos suavemente pelo miolo da flor e as sementes irão sair. Depois, é só seguir o passo a passo para se ter novas plantas! 

girassol abrindo

Depois de aprender como plantar girassol passo a passo, dá ainda mais vontade de botar a mão na terra, não é mesmo? Corre para a Petz e comece já sua plantação! Em nossas lojas, você encontra tudo para se tornar um jardineiro de primeira. Venha nos visitar! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *