Saiba como plantar manga em vaso e solo

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 16, 2021

Dicas
Saiba como plantar manga em vaso e solo
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem nunca aproveitou a sombra de uma mangueira, assim como a fruta doce e suculenta, nos dias quentes de verão? Momentos como esse ficam na memória e podem fazer parte da rotina, basta saber como plantar manga em casa.

mangas cortadas

Se você se interessa pelo plantio ou é fã desse fruto tão saboroso, fique conosco para saber como plantar manga em vaso e solo. Também vamos falar sobre os benefícios da manga para a saúde e ensinar a cuidar corretamente da árvore para que ela dê bons frutos.

Quais são os benefícios da manga para a saúde?

Que a manga é um fruto delicioso e versátil, todo mundo sabe. Com ela, preparamos sorvete, suco, geleia, salada e acompanhamentos para carnes e outros pratos salgados. Sem falar que o próprio fruto in natura já faz o maior sucesso.

Mas além de gostosa, a manga colabora muito para a saúde. A presença de muitos nutrientes, como vitaminas A e C, magnésio e fibras, fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo.

As vantagens do fruto para o nosso corpo não param por aí. A seguir, confira outros benefícios importantes proporcionados pela manga. Depois de conhecê-los, você vai se interessar ainda mais em saber como plantar manga. 

Melhora o funcionamento do sistema digestivo

A presença de fibras faz com que a manga seja um ótimo remédio para prisão de ventre. Aliado a isso, um nutriente chamado mangiferina age como um laxante natural, estimulando o funcionamento do intestino.

Além disso, a manga contém enzimas que dissolvem os alimentos, facilitando a absorção. A consequência disso é uma boa digestão, diminuindo as chances de problemas dessa natureza. Este já é um bom motivo para plantar esse fruto, não é mesmo?

Combate à gastrite

Por ser um antioxidante, a mangiferina também protege o estômago e diminui a produção de ácido no órgão. Como todos sabem, a gastrite é justamente uma inflamação da mucosa do estômago, então,  com menos acidez, o tratamento torna-se possível.

Melhora a qualidade da pele

Lembra que falamos mais cedo que a manga possui vitaminas A e C? Esses nutrientes ajudam a combater radicais livres que causam o envelhecimento da pele. 

A vitamina A protege contra os raios solares, enquanto a C aumenta a produção de colágeno, que impede o aparecimento de rugas e flacidez. Tudo isso contribui para uma pele mais vistosa e saudável.

Viu quantos benefícios o consumo da manga traz para o nosso dia a dia? Então, agora, aprenda a como plantar manga para ter esse fruto completíssimo sempre em casa. 

Passo a passo de como plantar manga

Embora seja originária da Índia, a manga é um dos frutos mais populares do Brasil. Isso porque o clima quente e seco da maioria das regiões do país é ideal para o bom desenvolvimento da planta. 

vaso com terra

Então, chegou a hora de aprender a como plantar semente de manga no solo ou no vaso. A seguir, explicaremos o passo a passo dessa missão, que pode ser muito prazerosa.

Se você tiver um terreno em casa, aconselhamos aproveitar essa grande oportunidade para ter uma mangueira no quintal, trazendo sombra e mangas deliciosas.

A seguir, confira o passo a passo de como plantar caroço de manga no vaso, escolhendo corretamente o tamanho do artigo para não prejudicar o desenvolvimento da planta. Lembrando que as dicas também valem para o plantio em solo.

  1. Embrulhe o caroço ou as sementes em um papel-toalha umedecido;
  2. Coloque o caroço ou duas sementes em um saco plástico transparente, fechando-o;
  3. Deixe o saco próximo a uma janela por duas semanas. Você verá o broto da manga aparecer;
  4. Com os brotos aparentes, desembrulhe o caroço ou as sementes;
  5. Escolha um vaso de 15 ou 20 litros. Coloque argila expandida no fundo. Por cima, uma manta geotêxtil. Por fim, plante o caroço ou as sementes na terra;
  6. Coloque o vaso no sol e regue-o com frequência. Logo, você terá um pé de manga no vaso;

Caso opte por plantar no solo, siga o passo a passo inicial, mas, em vez de escolher um vaso, faça uma cova de 50 centímetros de diâmetro e 50 centímetros de profundidade no solo. Misture adubo bovino ou terra natural com 500 gramas de farinha de ossos à terra.

Como cultivar corretamente uma mangueira

Agora que você já sabe germinar manga, o próximo desafio é cuidar para que a planta cresça com saúde e renda frutos que farão a felicidade da sua família. Essa planta precisa de água, então inclua a rega na sua rotina diária.

Em relação ao cultivo do pé de manga plantado no solo ou no vaso, a única diferença é que, no primeiro caso, as folhas não precisam ser podadas. No segundo, a poda precisa ser feita pelo menos uma vez ao ano, após frutificar. 

A adubação é outro cuidado que você terá. No caso da mangueira plantada no solo, o NPK deve ser colocado a cada três meses. No vaso, deve-se adicionar 10 gramas do produto a cada 20 ou 30 dias.

Para saber se a colheita está próxima, a melhor dica é observar a mudança de cor da casca da manga. Em geral, 100 dias após a planta florescer, alguns frutos já começam a cair, portanto, podem ser colhidos. 

mangas
E aí? Gostou de saber como plantar manga e ter esse fruto sempre à disposição? Faça o teste em casa e compartilhe conosco como foi essa experiência! Não esqueça de ir até a uma das lojas da Petz e adquirir todo o material utilizado no plantio. Esperamos por você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *