Como tirar carrapato de cachorro: aprenda a livrar o peludo desse incômodo

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 26, 2021

Bem-Estar
Como tirar carrapato de cachorro: aprenda a livrar o peludo desse incômodo
Tempo de leitura: 4 minutos

Remover parasitas do seu filho de quatro patas pode não ser uma tarefa muito agradável. Entretanto, saber como tirar carrapato de cachorro é importante, já que esse visitante nada agradável pode trazer complicações para o pet.

cachorrinha com a língua de fora

Apesar de encontrarmos muitas receitas caseiras e métodos milagrosos, esse é um processo delicado, que exige técnica e conhecimento. Afinal, saúde é um assunto sério, e nossos amigos peludos merecem todo o cuidado possível. Se deseja aprender o que fazer para tirar carrapato de cachorro, continue lendo.

Carrapato: um problema do campo e da cidade

Apesar de serem comumente associados ao campo, os parasitas também podem ser encontrados na cidade. 

“No ambiente urbano, a espécie de maior importância é o Rhipicephalus sanguineus, também chamado de carrapato-vermelho-do-cão. Já no meio rural, outras espécies parasitam os cães”, comenta a Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz.

Como tirar carrapato de cachorro?

Se você percebeu que o amigo peludo foi infectado pelo parasita, provavelmente está se perguntando como tirar carrapato do cachorro. Nesse caso, a Dra. Heloísa explica que há algumas medidas a serem tomadas. 

1. Procurar auxílio profissional

Em casos de carrapato em cachorro, o mais recomendado é buscar ajuda de um veterinário. Ele poderá fazer uma busca detalhada no cão e iniciar o tratamento mais eficaz de acordo com o quadro do pet. Além disso, como o parasita pode trazer outras doenças, fazer um check-up é essencial. 

2. Utilizar produtos específicos 

Em lojas especializadas, é fácil encontrar remédio para tratar esse problema. Esses artigos vêm em diferentes formatos, como pipetas e shampoos, sendo a maneira mais recomendada de tirar carrapato. Basta seguir as recomendações do veterinário ou as instruções da própria embalagem. 

3. Retirar mecanicamente 

Aprender como eliminar carrapato de cachorro manualmente de regiões específicas e sensíveis não é a forma mais indicada por veterinários especialistas. 

“Muitas vezes, quando tentamos remover o carrapato, deixamos pequenas garras presas à pele do pet. Isso prolonga a irritação, causa coceira e, em alguns casos, até feridas”, comenta a Dra. Heloísa. 

Entretanto, caso seja necessário aprender como tirar carrapato de cachorro filhote e adulto de regiões internas ou externas com a mão, é necessário tomar alguns cuidados. Veja o passo a passo de acordo com a especialista.

  • Faça uma busca minuciosa pelo corpo do pet: o carrapato no cachorro adora ficar escondido em partes como orelha, pernas e barriga; 
  • Utilize um equipamento seguro e sem ponta: para evitar irritações, é necessário utilizar um pequeno fórceps, especial para retirar carrapatos. Caso não tenha esse item, uma tesoura sem ponta pode resolver. É importante que o aparelho utilizado não seja afiado para evitar deixar restos do parasita preso à pele; 
  • Coloque o aparelho próximo à pele: é fundamental que o aparelho utilizado para retirada seja colocado o mais próximo possível da pele do pet. Dessa forma, todo o corpo do carrapato será retirado, evitando as temidas garras presas à pele. Tome cuidado para não machucar seu cãozinho; 
  • Faça um movimento único: evite fazer torções ou muitos movimentos, pois eles aumentam a possibilidade de deixar as garras presas à pele. O ideal é retirar o parasita de uma vez, com um gesto rápido e preciso;
  • Mate o parasita: apenas retirar o carrapato não é o suficiente. Depois de removê-lo, é importante ter certeza de que ele não irá mais contaminar seu peludo. Colocar o carrapato em álcool ou água fervente é uma boa opção para acabar com o problema,  
  • Higienize a área infectada: depois de retirar o carrapato do cachorro, é necessário desinfetar a região da mordida. Para isso, um antisséptico para pets é a opção mais indicada. 

Os métodos acima são os mais seguros quando falamos sobre como tirar carrapato de cachorro. Entretanto, é importante ressaltar que os parasitas podem transmitir diferentes doenças. Por isso, uma visita ao veterinário é indicada para monitorar a saúde do peludo!

cachorro abatido

Higienizar o ambiente é essencial! 

Saber como tirar carrapato de cachorro é muito importante. Porém, a Dra. Heloísa alerta sobre os perigos que podem estar escondidos no ambiente. “Sabe-se que, quando encontramos parasitas em um animal, por mais infestado que ele esteja, esse número representa apenas 5% dos carrapatos presentes no ambiente”, comenta. 

Por isso, realize uma boa limpeza para evitar a recontaminação. “Em apartamentos e casas, deve ser usado aspirador de pó para tentar remover mecanicamente os parasitas”, afirma a especialista. 

Também podemos usar antiparasitários diluídos para lavar o ambiente. Em lojas especializadas, ainda é possível encontrar sprays que desinfetam o local de forma rápida e eficaz. 

Os perigos das receitas milagrosas 

Quando pesquisamos como tratar carrapato em cachorro, é comum encontrarmos receitas milagrosas. Esses métodos prometem remover os parasitas dos pets de forma fácil e descomplicada, utilizando produtos caseiros. 

Entretanto, a Dra. Heloísa explica que devemos ficar longe dessas práticas. “Não há nenhum estudo que comprove o efeito de vinagre, azeite, vaselina ou outros compostos caseiros para o tratamento de infestações por carrapatos”, explica. 

Além disso, tais produtos podem causar irritações e alergias nos animais, complicando ainda mais o quadro. Remover parasitas não é um processo complicado, sendo seguro fazê-lo por meio dos métodos corretos.

Prevenção: sempre a melhor escolha

Os carrapatos são um problema fácil de ser evitado. Mantendo uma boa higiene e dando atenção ao seu peludo, a chance de contaminação é pequena. Além disso, hoje, encontramos diversas opções de antiparasitários, como pipetas, sprays e shampoos, que auxiliam os peludos a ficarem livres de complicações! 

filhote de labrador deitado na grama

Após conferir como tirar carrapato de cachorro, veja outras opções que garantem a saúde do peludinho no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *