Pode dar Diazepam para cachorro?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 29, 2021

Cães
Pode dar Diazepam para cachorro?
Tempo de leitura: 3 minutos

Para a tristeza dos tutores, os cães estão sujeitos a diversos problemas de saúde comuns a seres humanos. É o caso da ansiedade, quadro que vem se tornando frequente na rotina veterinária. Devido ao tempo longe do tutor, certas doenças podem piorar, fazendo o tutor questionar se pode dar Diazepam para cachorro.

cachorro caminhando

Para que serve o Diazepam?

Mas para que serve Diazepam? Também conhecido como Valium®, o Diazepam é um medicamento controlado do tipo benzodiazepínico. Ele atua no sistema nervoso central, mais especificamente no neurotransmissor ácido gama-aminobutírico, produzindo efeitos sedativos, indutores de sono, ansiolíticos, anticonvulsivante e de relaxamento muscular. 

Entre seres humanos, o Diazepam já foi muito recomendado no tratamento de ansiedade grave, síndrome do pânico, problemas do sono, como auxiliar na abstinência de substâncias como o álcool e no controle de convulsões causadas por epilepsia. 

O Diazepam também pode ser usado para manter um paciente calmo e sonolento antes de procedimentos cirúrgicos. No entanto, com o surgimento de medicamentos mais modernos, com menos efeitos colaterais, seu uso vem diminuindo ao longo dos anos. 

Afinal, faz mal dar Diazepam para cachorro?

Diazepam faz mal para cachorro quando oferecido por conta própria (não só este, mas qualquer medicamento de uso humano ou veterinário). Dito isso, o Diazepam pode ser prescrito por um médico-veterinário em determinadas situações, com destaque para o tratamento de distúrbios psicológicos.

Entre as situações nas quais há indicação do Diazepam para cachorro, está o tratamento de fobias, como o medo de exacerbado de ruídos altos, como o de fogos de artifício. 

Em quadros mais graves, o pode dar Diazepam para cachorro, pois ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade nos momentos de crise. Isso, claro, desde que seja feito um acompanhamento do problema por um médico-veterinário comportamentalista. 

Sobre o uso de Diazepam e de outros medicamentos para tratamento de problemas psicológicos dos cachorros, é importante destacar que o mais eficaz é adotar uma abordagem multidisciplinar. Isto é: para tratar um cão com problemas de ansiedade, não basta dar a ele medicamentos com efeito calmante.

É preciso repensar o manejo ambiental, proporcionando uma rotina com estímulos adequados e promovendo a dessensibilização do pet aos fatores que servem de gatilho.

Além de para o tratamento de distúrbios psicológicos, o Diazepam para cachorro também pode ser prescrito pelo veterinário para o controle de convulsões ou em combinação com outros fármacos como pré-anestésico antes de procedimentos cirúrgicos. 

Dependendo de fatores como porte e peso do cachorro, o veterinário poderá recomendar tanto o uso de diazepam para uso humano quanto versões desenvolvidas especificamente para a espécie canina, como Diazepet® (injetável) e outros. 

cachorro preto e amarelo

Contraindicações e efeitos colaterais do Diazepam

De acordo com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, todo medicamento administrado incorretamente pode provocar agravamento do quadro de saúde ou mesmo a morte do cachorro. Portanto, vale reforçar: nunca dê Diazepam para cachorro sem prescrição veterinária!

Em geral, o Diazepam para cachorro filhote é contraindicado, além de não ser indicado para cães com problemas de saúde graves, com problemas cardíacos, hepáticos ou renais. Seu uso também não é recomendado para cães com histórico de alergia a algum componente da fórmula.

Entre os efeitos colaterais do uso descontrolado de Diazepam estão: dependência do medicamento, aumento da ansiedade, alterações da frequência cardíaca, falta de coordenação, desorientação e mudanças de comportamento, como agressividade. Dependendo da quantidade, o medicamento pode até mesmo levar ao óbito do pet.

Não administre Diezepam ou qualquer outro medicamento sem orientação de um veterinário. Em caso de fobias ou de outros transtornos psicológicos, consulte um veterinário especialista em comportamento canino. 

cachorro com roupa deitado

Agora que sabe tudo sobre o Diazepam para cachorro, veja outras dicas e informações importantes para a saúde do peludo. Tudo isso aqui, no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *