Animais Silvestres

10 documentários de animais importantes de serem vistos

Publicado em 13 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 5min

Para quem quer se aprofundar mais sobre as peculiaridades da natureza, documentários de animais se tornam grandes fontes de entretenimento e conhecimento. Inclusive, a importância desses filmes não se resume apenas a esses dois fatores.

felino selvagem

Assistir a um documentário animal é fundamental para refletirmos sobre diversas questões do nosso planeta e dos bichinhos que vivem conosco, seja na nossa casa, no nosso país, no nosso continente e no mundo. Afinal, a Terra também é deles, portanto precisamos viver em harmonia.

Pensando nisso, preparamos uma listinha com dez documentários de animais que trazem temáticas importantes nos enredos. São filmes sobre cachorros, pássaros, peixes, animais selvagens e muito mais. Prepare a pipoca, se aconchegue com seu pet e aperte o play!

The Game Changers

Lançado em 2018 e dirigido por Louie Psihoyos, The Game Changers pretende quebrar o mito de que o consumo de produtos de origem animal é fundamental para o bom desempenho de atletas, defendendo uma dieta à base de vegetais. 

A produção conta histórias de atletas que adotaram esse tipo de alimentação, evidenciando estudos que favorecem o consumo de vegetais com benefícios para todos. O tenista Novak Djokovic e o piloto Lewis Hamilton são alguns dos participantes do documentário disponível na Netflix.

Cowspiracy

Aproveitando a linha de filmes que refletem sobre o consumo de carne animal, Cowspiracy está entre os melhores documentários. A produção até ganhou como Melhor Filme Estrangeiro na 12ª edição do Festival de films pour l’environnement.

O longa-metragem, disponível na Netflix, mostra o impacto da indústria agropecuária para o planeta Terra. Entre as consequências expostas no filme, estão: emissão de gases de efeito estufa, alto gasto de água para produção de alimentos e desmatamento.

tartaruga

Eating Animals

O longa Eating Animals fala sobre a criação de espécies para a indústria alimentícia. Além disso, a produção faz uma reflexão sobre os impactos que a produção desenfreada de ovos, carnes e outros alimentos causa tanto na vida de animais quanto no meio ambiente.

O documentário é narrado pela atriz Natalie Portman, baseado no livro homônimo, escrito por Jonathan Safran Foer. Está disponível na Amazon Prime Video.

Enchanted Kingdom 

Se você está a fim de assistir a documentário de animais com temática mais leve, mas, ainda assim, muito interessante, o Enchanted Kingdom pode ser uma ótima escolha. 

Ele faz uma viagem extraordinária pelos reinos da natureza, mostrando todas as peculiaridades da vida animal. O filme foi dirigido por Patrick Morris e Neil Nightingale, disponível na Amazon Prime Video.

Amizades Insólitas

Ainda entre os documentários de animais com temas leves e muito interessantes, há Amizades Insólitas, do National Geographic. Livre para todos os públicos, esse filme mostra a relação de amizade entre bichinhos de diferentes espécies. 

Se você é tutor de dois ou mais pets de espécies diferentes, com certeza, vai adorar descobrir como é o instinto de socialização entre eles. Esta é uma verdadeira história de amor que pode ser vista pela Disney Plus.

Em Busca dos Corais

Na Disney Plus, você pode assistir a Em Busca dos Corais. Este filme acompanha um grupo de mergulhadores, fotógrafos e cientistas de diferentes países que documentam o desaparecimento de recifes de coral.

É uma produção bastante importante para entendermos como as mudanças climáticas afetam todos os ecossistemas do nosso planeta, trazendo efeitos para vida de peixinhos e outros animais marítimos.

Sharkwater Extinction

Ainda refletindo sobre o mundo marinho, o filme Sharkwater Extinction, disponível na Amazon Prime Video, retrata a diminuição da população de tubarões no mundo, enquanto denuncia a indústria ilegal de retirada de barbatanas desses seres.

A produção foi filmada nos Estados Unidos, na Costa Rica, nas Bahamas e no Panamá, alertando para o risco de extinção que os tubarões estão sofrendo. Foi lançada em 2019 e dirigido por Rob Stewart.

Nosso Planeta

Para quem curte assistir a documentário de animais selvagens, a minissérie Nosso Planeta, da Netflix, é uma ótima escolha. Com imagens inéditas da vida animal de 50 países diferentes, o filme explora a diversidade de habitats da Terra, enquanto reitera a importância da preservação do meio ambiente.

São oito episódios para refletir sobre a necessidade do nosso apoio ao cuidado com os animais e a natureza. A minissérie é dirigida por David Attenborough, naturalista e ativista pelas causas ambientais. 

Passarinheiros

Para quem é tutor de passarinhos, aqui, vai uma sugestão de documentário: Passarinheiros, disponível na Netflix. Em formato de curta-metragem, essa produção acompanha observadores de pássaros na fronteira entre Estados Unidos e México.

Ao longo do filme, é possível ver o comportamento e as migrações das aves durante o ano. Enquanto isso, os dois observadores compartilham o entusiasmo pela proteção de belas espécies de pássaros.

72 Animais Perigosos

Para encerrar a nossa lista, que tal uma indicação de documentário de animais perigosos? A série documental 72 animais perigosos: América Latina mostra felinos selvagens, aracnídeos e víboras que, quando atacam as presas, são mortíferas.

Essa é uma excelente opção para quem tem curiosidade sobre o comportamento animal em relação às as presas e AOS predadores. Está disponível na Netflix, em 12 episódios.

macaco com filhote nas costas

Gostou da nossa seleção de documentários de animais? Esperamos que você consiga aproveitar cada uma dessas produções, aprendendo mais sobre esse universo tão encantador e apaixonante. Continue no Blog da Petz para receber mais dicas sobre bichinhos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog