Curiosidades

Sete equipamentos de jardim que não podem faltar!

Publicado em 15 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Plantar, podar, cultivar… quem tem um cantinho verde em casa sabe a importância de ter o equipamento de jardim certo para poder cuidar bem das suas plantas. Mas se você está começando no universo da jardinagem, talvez ainda não conheça alguns dos equipamentos fundamentais.  

flores sendo plantadas

Por isso, o blog da Petz preparou um conteúdo exclusivo com sete equipamentos de jardinagem que vão te ajudar muito no momento de cuidar das verdinhas e deixá-las ainda mais lindas e cheias de vida. Confira! 

1. Tesoura de poda

Muitas vezes os jardineiros iniciantes subestimam a importância de uma boa tesoura de poda. Porém, os mais experientes garantem: esse é um equipamento de jardim muito importante para quem busca plantas belas e saudáveis! 

Cortar os galhos da sua verdinha é um passo essencial para o crescimento dela. Ao retirar as partes secas e velhas, você permite que os nutrientes corram de uma forma mais fluida. 

Assim, após uma boa poda, a planta passa a se desenvolver melhor, ganhando novas folhas e flores. Além disso, a poda é uma forma de controlar o crescimento. Por meio dela, você pode manter sua planta de um tamanho adequado para o vaso, evitando a necessidade de transplantar. 

2. Luvas de jardinagem 

Quem busca equipamento de jardim e paisagismo não pode se esquecer das elegantes luvas para jardinagem! Isso porque, para se ter belas plantas, é necessário colocar a mão na massa! 

Nesse processo, muitas vezes, podemos sair sujos ou até mesmo machucados! As luvas melhoram nosso desempenho, facilitam o trabalho e ainda evitam diversos problemas. Além de manter as mãos sempre limpas, esse também é um item de proteção. 

Afinal, algumas espécies, como as rosas e os cactos, possuem espinhos que podem machucar um jardineiro desavisado. Para evitar problemas, conte sempre com a luva para jardinagem! 

3. Sacho 

Mesmo os jardineiros iniciantes sabem que cuidar da terra é essencial para se ter belas plantas. E o sancho está entre os principais equipamentos que auxiliam nesse processo! 

Seu formato se assemelha a uma picareta, sendo que algumas vezes um dos seus lados possui dois dentes. É utilizado para afofar a terra e realizar buracos profundos, especialmente caso você lide com espécies maiores. Ao lado da pá e do rastelo, o sancho ajuda a criar o ambiente perfeito para suas plantas! 

Os equipamentos de jardim listados acima são de grande ajuda para quem busca um ambiente florido e repleto de verde! Entretanto, um dos elementos principais na jardinagem é o amor e o carinho ao cuidar de suas plantas. Trabalhando com cuidado, elas irão retribuir sua atenção fornecendo belas flores e folhagens! 

flores no jardim

4. Pá

Quando pensamos em equipamento de jardim, a pá é um dos itens mais lembrados! É ela quem começa o jardim, realizando os buracos necessários para suas charmosas plantinhas. 

Na hora da manutenção, a pá entra em ação novamente, auxiliando a transpor diferentes espécies ou afofando a terra. Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra diferentes tipos de pás, cada uma com sua função. 

A mais larga é utilizada para transportar as plantas ou mexer na terra. Já a pá estreita é recomendada para a manutenção de vasos pequenos. Independentemente do seu jardim, uma coisa é certa: a pá não pode faltar! 

5. Regador borrifador

Não é segredo que toda planta precisa de regas regulares. Porém, escolher o regador correto é um ponto crucial. Os borrifadores estão entre os mais indicados dentro das opções disponíveis. 

Esse equipamento de jardim é desenvolvido por especialistas e age de maneira precisa, colocando água exatamente onde a plantinha necessita. Seu desenho especial cria um efeito que simula a chuva, evitando que a água se acumule em um local ou outro. 

6. Ancinho ou escardilho

Se você busca um equipamento para jardim útil e versátil, pode contar com o ancinho. Também chamado de escardilho, esse item é muito utilizado na preparação da terra. Seu formato característico é excelente para deixá-la leve, aerada e granulada, do jeito que as plantinhas gostam. 

Além disso, o ancinho também auxilia na poda de plantas dos mais diversos tamanhos. Quer mais uma função? Utilize o escardilho para limpar a terra, retirando as folhas secas. Com tanta versatilidade, o ancinho está entre as mais importantes ferramentas para jardinagem! 

7. Arrancador de inço 

O nome pode parecer estranho, mas se você se aventura pelo mundo da jardinagem, certamente já encontrou um arrancador de inço por aí. Ele está entre as ferramentas de jardinagem e paisagismo mais utilizadas tanto por profissionais como por amadores. 

Seu formato especial, com um corte em “V”, é perfeito para remover ervas daninhas do seu jardim. Utilizar a mão para esse processo é bastante arriscado, pois há a probabilidade de interferir nas raízes de outras espécies. Graças ao desenho do arrancador de inço, você pode retirar as visitantes indesejadas sem incomodar sua plantinha preferida. 

pessoa plantando no vaso

Agora que você sabe quais são os equipamentos de jardim que não podem faltar no momento de cuidar da suas verdinhas, que tal ir até uma unidade Petz próxima a você e garantir todos esses materiais? Em nossas lojas, você encontra todos os materiais necessários para deixar suas plantinhas ainda mais lindas!  

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog