7 exercícios para cães fazerem em casa com o tutor

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 22, 2020

Bem-Estar
7 exercícios para cães fazerem em casa com o tutor
Tempo de leitura: 5 minutos

Cachorros e humanos precisam se exercitar diariamente para manter a qualidade de vida. Por diversas razões, porém, pode acontecer de o tutor não conseguir levar o bichinho a ambientes externos. Por esse motivo, é possível fazer exercícios para cães em casa. 

cachorro com bolinha

Então, caso queira ajudar a manter o pet saudável e não tem condições de sair para a rua, preparamos uma lista de possíveis exercícios para cachorro que ajudam a garantir a saúde do tutor e do amigo de quatro patas. 

Por que é exercícios para cães é importante?

Não importa a idade, raça ou tamanho, todo cão precisa de exercícios regulares, mesmo que em quantidades diferentes. É comprovado que um cão cansado é mais bem-comportado, calmo, focado e compreensivo. Os exercícios para cães quando constante não beneficia só o pet, como também o tutor.

Além disso, atividade física para cachorro o mantém saudável e flexível, ao mesmo tempo em que reduz problemas comportamentais, como lambidas excessivas, latir, mastigar, cavar e outros comportamentos relacionados à ansiedade. Também previne doenças como obesidade e problemas do coração.

Benefícios dos exercícios para os tutores

Aliás, todo mundo sabe que exercício é importante não só para os animais como também para os humanos. Porém, muita gente tem dúvidas sobre os benefícios reais da prática de atividade física.

Portanto, saiba que algumas vantagens em se exercitar são o controle do peso e da obesidade, redução de doenças cardíacas, melhora a saúde mental e o humor. Além disso, fortalece ossos e músculos, reduz riscos de queda e melhora o sono.

Quais exercícios posso fazer em casa com meu cachorro?

Caso não possa levar o pet para fora porque não é seguro, aqui estão algumas dicas sobre como exercitar o corpo e a mente do cachorro e de si mesmo em ambientes fechados.

Percursos com obstáculos 

É possível cansar o pet com obstáculos. Nesse caso, utilize itens altos — que estejam de acordo com o tamanho do pet — e o incentive a pular com petiscos e brinquedos que ele gosta. Um velho bambolê ou cabo de vassoura, por exemplo, também pode ser utilizado no percurso com obstáculos. 

O importante é abusar da criatividade a fim de deixar o cãozinho interessado e garantir os melhores exercícios para cães. Para isso, garanta uma rotina, pois é uma maneira de o cãozinho se acostumar e obedecer. 

Pega-pega

Quer gastar energia, mas não tem nenhuma companhia? Por que não brincar com o seu cão? Pega-pega é um dos exercícios para cães que garante a felicidade canina e ainda gasta bastante calorias. O melhor de tudo nessa brincadeira de cachorro é que você não precisa sair de casa.

Exercícios na escada

Utilizar as escadas na hora do treinamento é uma ótima maneira de se exercitar com o cachorro. Tais etapas possuem um desafio adicional ao treino de um cão, pois envolvem músculos diferentes daqueles usados ​​em uma caminhada ou corrida regular e adicionam um nível extra de dificuldade. 

Então, fique no topo da escada e jogue um brinquedo para o pet. Quando o cachorro pegar o brinquedo, chame o nome dele e peça que ele traga o brinquedo a você. Reveze os degraus o máximo de vezes possível, assim, depois de várias rodadas, ele e você ficarão sem ar e cansados.

cachorro com bolinha

Pular corda

Pular corda é uma super atividade, pois trabalha diversas partes do corpo e faz perder muitas calorias. E você sabia que é possível fazer isso junto com o pet? Aproveite enquanto não pode sair de casa e pule corda com o cãozinho. 

Em caso de dificuldade de adaptação do peludo, tenha paciência e utilize sempre o reforço positivo a fim de ele entender o que é para ser feito. Aos poucos, essa dinâmica poderá se tornar rotina.

Cabo de guerra 

Cabo de guerra é uma das divertidas brincadeiras para fazer com cachorro, já que exige bastante energia do amigo de quatro patas e do tutor. Para isso, só é preciso um pedaço de corda. 

Nesse caso, o tutor puxa de um lado e o cão do outro. Mas é preciso cuidado, pois dependendo do porte do cachorro, é necessário fazer uma força específica na hora de puxar. Ou seja, quanto menor o pet, menos força é necessário.

Aliás, é preciso confiança antes de fazer essas brincadeiras para cachorro, já que exibe o lado predador do amigo peludo. Então, vá aos poucos, use um tom de voz dócil até que se sinta confiante.

Abdominais enquanto joga a bolinha 

Aproveite os momentos em que está fazendo exercícios em casa e convide o amigo de quatro patas para te acompanhar. Por exemplo, quando fizer abdominais, pegue uma bolinha e jogue todas as vezes que fizer o movimento de subida.

O cãozinho vai sair correndo para pegar a bola e, antes mesmo de você subir novamente do abdominal, ele vai estar à espera para que jogue a bolinha de novo. Tais exercícios para cães deixará atividade ainda mais divertida para o tutor e o pet.

Aliás, outra sugestão é fazer agachamentos e jogar a bolinha. O mais importante, porém, é utilizar a imaginação na hora de se exercitar e convidar o cachorro para participar.

Caminhadas na esteira

Caso possua uma esteira, aproveite para exercitá-lo com o aparelho. A esteira é uma ótima maneira de obter uma dose de exercício saudável ao cachorro em casa

Portanto, primeiro deixe o pet se sentir confortável com a visão e o som de uma esteira. Em seguida, coloque o peludo no aparelho e ofereça um petisco. Gire a esteira na velocidade mais baixa e dê guloseimas para mantê-lo no lugar. 

Reveze as caminhadas na esteira com o cão, pois os dois podem se divertir e, inclusive, é uma forma de aproximação e de manter o pet interessado.  Você pode usar uma coleira como auxílio, mas nunca amarre-o à esteira. 

Além disso, ficar na frente do instrumento e recompensá-lo com guloseimas para caminhar pode fazer com que seu cão se sinta mais confortável.  Uma vez que o pet está ajustado, aumente gradualmente a velocidade para proporcionar um treino mais desafiador. Aos poucos, perceberá que o cachorro está adaptado.

cachorro no quintal com tutor

Depois de conferir dicas de exercícios para cães fazerem dentro de casa, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre bem-estar e saúde animal. Assim, você garante a felicidade do seu amigo de quatro patas!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *