Flores para presente: confira 9 espécies e simbologias

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 17, 2019

Curiosidades
Flores para presente: confira 9 espécies e simbologias
Tempo de leitura: 4 minutos

Separar lindas opções de flores para presente já virou bem mais do que uma simples tradição. Além de serem encantadoras, elas apresentam interpretações e indicações especiais para diferentes datas comemorativas.

Conheça mais sobre esse costume tão bonito de utilizar plantinhas como cortesia e receba ainda dicas de como escolher flores ideais para cada celebração!

Por que damos flores como presente?

A história conta que o hábito de oferecer flores como sinal de agradecimento ou carinho começou a ser propagado com uma tradição já existente na Turquia. Chamado de “código dos turcos”, esse costume tão peculiar era usado para dar notícias, expressar sentimentos e, até mesmo, firmar acordos políticos.

Os ingleses acabaram descobrindo essa mania e importaram para a Europa, tanto que, em 1819, foi criada na França a “Langage des Fleurs”, uma linguagem composta inteiramente por símbolos florais que atraiu poetas românticos de todo o continente.

Na Inglaterra, essa linguagem ficou ainda mais complexa. Elas não só representavam diferentes sentimentos, como a forma na qual eram oferecidas também era carregado de intenções diferentes. Desde então, as flores para presente têm significado.

Com o passar do tempo, essas belas plantinhas conquistaram corações ao redor do mundo, e se fazem presentes nos mais diversos ambientes e ocasiões.

Conheça a flor ideal para presentear em datas especiais

A simbologia das flores pode transmitir todo tipo de mensagem. Nós separamos nove espécies com significados especiais. Aproveite as dicas e escolha o presente perfeito para cada ocasião!

  1. Azaleia: delicadeza, felicidade e amor à natureza;
  2. Camélia: virtude e reconhecimento ou saudade de uma pessoa querida;
  3. Girassol: adoração à vida, entusiasmo e desejo de boas energias;
  4. Hortênsia: determinação e realização de bons propósitos, além de gratidão;
  5. Lírio: pureza e beleza;
  6. Margarida: bondade, afeto e sensibilidade;
  7. Suculentas: são vistas como guardiãs, purificando os ambientes;
  8. Tulipa: amor eterno e prosperidade,
  9. Violeta: lealdade e delicadeza.

Conheça as flores para presente mais populares

Felizmente, a natureza nos presenteou com uma variedade gigantesca de flores. No entanto, sempre tem uma espécie ou outra que agrada a maior parte das pessoas. Nós separamos algumas, com detalhes que podem fazer muita diferença na sua escolha.

As rosas dizem tudo

Registros indicam que a rosa foi cultivada pela primeira vez na Ásia, há cerca de 5 mil anos.

Essa flor possui ligação direta com a figura feminina desde a antiguidade, tendo sua imagem relacionada à Afrodite na mitologia grega. Além dela, Vênus na mitologia romana, Ísis na tradição hindu, entre tantas outras.

De modo geral, as rosas trazem a mensagem de amor e admiração, porém, cada cor tem o seu significado específico. Não é à toa que elas se tornaram o presente ideal para qualquer ocasião. Confira algumas delas:

  • Rosa vermelha: é a mais conhecida mensagem de amor. Simboliza a paixão e a coragem, sendo perfeita para momentos românticos;
  • Rosas brancas: trazem o significado de beleza, paz, pureza e novos começos, sendo ótimas para batizados e casamentos. Também podem ser oferecidas a uma pessoa que está doente, transmitindo a sua preocupação e apoio incondicional,
  • Rosas amarelas: simbolizam a amizade. São, opções perfeitas de flores para presente de aniversário.

Cuidados com os buquês de rosa

Faça um corte na ponta de cada haste para facilitar a absorção da água. Coloque o buquê de flores em um vaso limpo e com água filtrada.

Para mantê-las bonitas por mais tempo, é preciso trocar a água diariamente e remover folhas, flores e pétalas que estiverem morrendo. Opte por deixar o vaso em um local fresco e sem exposição direta ao sol.

Orquídeas para pessoas admiráveis

As orquídeas chamam a atenção onde estiverem, despertam o interesse de quem ama o cultivo de flores e se tornam, até mesmo, objeto de colecionadores aficionados.

Na era Vitoriana, eram símbolo de luxo e, até os dias de hoje, essa força e esplendor tornam as orquídeas um regalo para lá de especial, sendo uma das opções mais procuradas de flores para o dia das mães!

  • Orquídea branca: remete à inocência e à eternidade, transmite amor sincero e duradouro, sem, necessariamente, ter conotação romântica;
  • Orquídea amarela: a alegria desta orquídea a torna ideal para desejar felicidades e sucesso a grandes amigos,
  • Orquídea rosa: perfeita para dizer “eu te amo” à mulher que se quer conquistar, trazendo fortes ligações com a beleza feminina e à sensualidade.

Cuidados com as orquídeas

É possível cultivar sua orquídea em um local fechado. Porém, é importante que haja ventilação natural e boa luminosidade indireta. Ela se desenvolve bem em vasos com furos nas laterais e boa umidade no substrato.

Regue uma vez por semana com água filtrada. Priorize as primeiras horas da manhã ou o entardecer, nunca sob sol forte.

Realmente, as flores são opções incríveis de presente, não é mesmo? Aproveite para saber mais dicas fantásticas sobre essas lindas plantinhas e tantas outras espécies aqui na seção de jardinagem do blog da Petz. Acompanhe nossas publicações!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *