Dicas

Descubra 5 frutas que gatos podem comer!

Publicado em 20 de maio de 2020

Tempo de leitura: 3min

Por precaução, geralmente deixamos que o felino só coma ração, petiscos e produtos fabricados exclusivamente para ele. Porém, existem comidas humanas que podem ser indicadas e fazem bem para o pet. Por exemplo, você sabia que existem frutas que gatos podem comer?

gato filhote em árvore

Separamos alguns exemplos de frutas que não causam dano para o bichano e frutas que podem causar sérios problemas de saúde. Então, fique atento às nossas dicas. Assim, seu filho de quatro patas se mantém seguro e você complementa a alimentação dele. 

Quais frutas meu gato não pode comer?

Se você não sabe se gato pode comer fruta, saiba que a grande maioria das frutas não são indicados para felinos, pois além de conterem cianeto na semente, elas podem ser tóxicas e causar danos irreversíveis ao bichano. Por esse motivo, listamos algumas frutas que gatos não podem comer. 

Entre elas, temos o exemplo da uva, que não deve ser ingerida em nenhuma hipótese por pets no geral, pois são tóxicas e podem levar a óbito. Portanto, se você ofereceu uva para seu amigo de quatro patas, leve-o imediatamente ao médico-veterinário para diagnóstico. 

Além da uva, qualquer fruta cítrica, como limão, laranja e kiwi também fazem mal. Outro exemplo de alimento tóxico para gatinhos é o abacate. Todas essas frutas causam sérios danos aos bichinhos. 

Caso o peludo tenha comido sem querer e ainda não tenha passado mal, é muito possível que ele passe depois de pouco tempo, mas, claro, dependendo da quantidade ingerida. De qualquer maneira, o ideal é que ele não coloque na boca nenhuma dessas amostras.

gato ao lado de cesta de frutas

Existe alguma fruta que gato pode comer?

Gatos podem comer fruta, mas é necessário que eles adquiram esse hábito desde filhotes. Isso porque o organismo felino, depois de desenvolvido e habituado, tolera alguns alimentos humanos, ao contrário dos gatos mais velhos que não foram apresentados desde cedo a esses alimentos. 

Se você não tem o hábito de oferecer frutas, pode começar a fazer aos poucos. Mas como elas são ricas em açúcar e tendem a engordar o bichano, se ele comer sempre a saúde pode ficar em perigo. Então, fique atento.

Um exemplo de fruta que não pode ser dada para o bichano sempre, pois tem muito açúcar e carboidrato, é a banana. Caso ofereça em pequena quantidade e de vez em quando, não causa nenhum malefício ao gato que come fruta

Além dela, a água de coco também pode ser oferecida. Por sua baixa quantidade de açúcar e gordura, a água de coco tende a ser saudável em bichanos. Aliás, gato pode comer melancia e melão, também. 

Esses alimentos possuem muita água e, além de hidratarem o pet, têm vitaminas essenciais. Maçã também apresenta tais propriedades e, por não conter muita sacarose e não ser muito gordurosa, também pode ser oferecida ao gato

Alguns cuidados antes de oferecer frutas que gatos podem comer

Devido a alguns riscos, é necessário saber algumas precauções antes de oferecer frutas que gato pode comer. Entre elas, o mais importante é não dar em excesso, por motivos que vão desde obesidade em felinos até eles quererem substituir a ração pela fruta, por causa do novo paladar. 

Portanto, é fundamental somente a ingestão esporádica das frutas que gatos podem comer, ou seja, continue dando a ração nos horários normais da refeição dele. Elas são produzidas exclusivamente para bichanos e contêm os nutrientes que eles precisam, o que não é o caso de frutas.

gato deitado

Agora que você sabe frutas no qual gatos podem comer e frutas que gatos devem se manter longe, confira o blog da Petz para outras dicas de saúde e bem-estar animal.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog