Dicas

Como identificar e cuidar de gata prenha

Publicado em 10 de maio de 2020

Tempo de leitura: 5min

Gatos são mestres em disfarçar suas emoções e sentimentos. Por isso, perceber que você está com uma gata prenha em casa pode ser difícil. Afinal, bichanos gostam tanto de discrição que muitos tutores só conseguem notar que a bichana está grávida nos últimos dias. 

gato peludo

Será que é possível saber antes? E, caso a gatinha esteja grávida, como agir? Consultamos um especialista que tirou todas as dúvidas sobre gata prenha. Continue lendo para aprender como identificar a gravidez dos felinos e o que fazer para facilitar o processo! 

Como saber que uma gata está prenha? 

Os bichanos, realmente, não gostam muito de demonstrar seus sentimentos. Mas não entenda isso como dissimulação ou frieza. Estudos provam que os gatinhos são amorosos e adoram sua família. 

Essa característica faz parte de uma independência dos gatos, um resquício de seu comportamento selvagem. Mas, se os felinos são tão bons em esconder os sentimentos, como perceber que uma gata está prenha? 

O Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, comenta que mesmo os especialistas podem ter dificuldade. “Nas duas primeiras semanas é bem difícil perceber a gravidez”, afirma. Por isso, caso não tenha percebido que sua filha de quatro patas está prenha, não se culpe. 

Porém, os gatos não conseguem disfarçar a gravidez para sempre. A partir da terceira semana, já conseguimos notar os primeiros sintomas de gata grávida observando o corpo do pet, e entre eles estão: 

  • Ganho de peso;
  • Aumento do apetite;
  • Maior volume na barriga,
  • Aumento e vermelhidão dos mamilos.

O Dr. Bruno ainda informa alguns sinais mais difíceis de perceber na gestação de gata. A mascote, por exemplo, pode ficar mais carinhosa no período. Em alguns casos, ela pode ainda construir um pequeno ninho em um local seguro, levando seus brinquedos favoritos, cobertas e tecidos, ajeitando o local onde ela pretende dar à luz. 

Ao notar tais sinais, pode ser que ela esteja grávida. Para ter certeza, a dica é procurar um veterinário. O especialista poderá verificar se está tudo bem com a pet e ainda passar recomendações para o período. 

gato cinza de orelha curta

Quanto tempo dura a gestação da gata? 

Tendo uma gata prenha em casa, logo você terá filhotinhos. Mas quanto tempo uma gatinha fica grávida? Segundo o Dr. Bruno, “a gestação dura, geralmente, de 63 a 67 dias, podendo chegar a até, no máximo, 72 dias”. 

Para quem tem dificuldade em saber qual o tempo de gestação de uma gata, os dias representam entre 9 e 10 semanas. Ou seja, você não terá uma gata prenha em casa por muito tempo, já que, em pouco mais de dois meses, a casa estará com novos gatinhos bebês, fofíssimos e cheios de energia.

Cuidados com uma gata prenha

Quando temos uma gata grávida em casa, queremos oferecer o melhor tratamento para a fofinha, não é mesmo? Realmente, há algumas dicas que podem transformar seu lar em um espaço mais saudável para a bichana dar à luz. 

“O mais importante é diminuir o estresse”, comenta o Dr. Bruno. “Desta forma, ela só terá a gravidez para se preocupar”, complementa. Ou seja, para oferecer boas condições aos futuros filhotinhos, as dicas são:

  • Diminuir o barulho da casa;
  • Oferecer ração super premium;
  • Oferecer uma caminha confortável,
  • Deixá-la tranquila, sem pegar no colo ou fazer carinhos excessivos. 

São pontos simples e suficientes para a peluda ficar saudável no período. Também é importante fazer um acompanhamento com um veterinário. Ele poderá verificar se está tudo bem com a futura mamãe e agir em caso de emergências. 

O que fazer no dia do parto

Certo, chegou o grande dia! Sua filha de quatro patas vai virar mamãe. O que fazer? Como ajudar? O Dr. Bruno explica que não é necessária muita interferência. “As gatinhas são mais que capazes de lidar com o trabalho do parto sozinhas”, comenta. Assim, não há muito o que fazer nesse momento. 

“A grande maioria dos partos ocorre tranquilamente sem a necessidade de intervenção”, afirma. Geralmente, as gatas já escolhem um local seguro na casa antes do parto. Elas arrumam tudo para o grande dia e, quando percebem as contrações, correm para seu ninho. 

Nesse momento, ofereça assistência à distância, observando a amiga. Se perceber que algo está errado, como excesso de contrações sem sair nenhum gatinho, procure um veterinário imediatamente!  

Cuidados nos primeiros dias

Caso tudo tenha ocorrido bem, após um trabalho de parto rápido e simples, você estará com gatinhos em casa. Essas fofurinhas vão nascer pequenas e indefesas, e você provavelmente tentará fazer de tudo para protegê-las. Entretanto, não há motivos com que se preocupar. 

Felinas têm um excelente senso materno e sabem cuidar muito bem de seus filhotes nesses primeiros dias. “O início é um momento sensível para a gatinha e seus filhos, pois ela e os bebês estão muito vulneráveis” comenta o veterinário. 

“É interessante não manipular os pequenos e não ficar muito em cima da mamãe, a fim de que ela não se estresse”, complementa o Dr. Bruno. Para essa fase, as recomendações não variam muito: ofereça segurança e conforto para a mãe, além de uma ótima ração. 

“Há opções de ração premium específicas para situação pós-parto”, complementa o veterinário. Aliás, se desejar castrar a gatinha após esse parto, o recomendado é esperar por, no mínimo, dois meses. Quanto aos bebês, não se preocupe. Eles vão se alimentar apenas do leite da mãe por, mais ou menos, quatro semanas. 

Após tal período, já é recomendado introduzir alimentos sólidos. A ração úmida é uma boa transição, contanto que seja destinada a filhotes. Com, mais ou menos, um mês, busque um veterinário para iniciar o protocolo vacinal. 

gato deitado na cama

Agora que você sabe os cuidados com uma gata prenha, confira o blog da Petz e tenha acesso a conteúdos ilimitados de saúde e bem-estar animal. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog