Dicas

Saiba o que fazer com gato com prisão de ventre

Publicado em 08 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

De acordo com especialistas, um gato com prisão de ventre não é algo tão raro. Isso ocorre, principalmente, devido a alguns comportamentos, que podem levá-lo a problemas intestinais — uma preocupação a mais para quem ama esse bichinho independente.

gato sério com olhar triste

Assim, se achar que o seu gato tem prisão de ventre, lembre-se de que é preciso tomar alguns cuidados para ajudá-lo. Dessa forma, caso esteja preocupado com o seu filho de quatro patas, continue lendo. Convidamos um especialista para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Como perceber o problema

Entre as tarefas de um tutor de bichano, está cuidar da caixa de areia — o banheiro do felino. De acordo com o Dr. Ítalo Oliveira, médico-veterinário da Petz, esse é um ótimo momento para monitorar a saúde intestinal do gatinho. 

O especialista explica que todo bichano deve ir ao banheiro, pelo menos, uma vez ao dia. “Diariamente, o tutor deve encontrar fezes na caixinha de areia”, comenta. Porém, de acordo com o veterinário, mesmo pets saudáveis podem passar um ou até dois dias sem fazer as necessidades, dependendo da dieta e dos hábitos. 

Assim fique atento aos sintomas de gato com prisão de ventre para evitar problemas mais sérios! Os mínimos sinais podem ser bons indicativos, como:

  • apatia;
  • falta de higiene;
  • comportamento arredio;
  • falta de fezes na caixinha por dois dias seguidos;
  • gato que se esforça, mas não consegue evacuar.

Gato com prisão de ventre: o que pode ser?

Apesar do bichano ser muito organizado com as idas ao banheiro, o Dr. Ítalo explica que um pet adulto ou um gato filhote com prisão de ventre não é algo tão incomum. Isso porque algumas práticas podem dificultar o processo digestivo. 

Entretanto, se está se perguntando “por que há a prisão de ventre em gatos?”, saiba que é necessário tomar certas atitudes para a saúde do peludo não ser prejudicada. De acordo com o especialista, os motivos mais comuns para problemas intestinais em felinos estão descritos abaixo.

Falta de hidratação

Os gatos não são muito chegados em beber água. Por esse motivo, os tutores devem ficar de olho quando o assunto é hidratação. Além disso, muitos bichanos preferem água fresca e corrente, o que torna os bebedouros automáticos boas opções.

gato olhando para câmera sorrindo

Bola de pelos

Os bichanos também cuidam da própria higiene, nas demoradas linguadas. Porém, caso os pets estejam com queda de pelo, podem desenvolver problemas estomacais. Uma ração saudável e a prática de escovar a pelagem regularmente são importantes para uma boa saúde.

Dieta pobre em fibras

Especialistas de todo o mundo concordam que a melhor dieta para pets é uma ração de qualidade. Alimentos premium e super premium são elaborados com ingredientes nobres e oferecem tudo o que o bichano precisa. Assim, evite as rações de qualidade baixa ou os alimentos não desenvolvidos para gatos.

Diabetes

A diabetes é um problema que também afeta os pets. Nesse caso, apesar de o bichano beber muita água, ele não a retém no organismo. Desse modo, entre outros problemas, o gato pode desenvolver prisão de ventre.

Hipotireoidismo

Neste caso, é um problema hormonal, que faz o intestino do pet trabalhar mais lentamente, e o resultado é um gato com prisão de ventre. Por isso, todo cuidado é pouco!

Diagnóstico e tratamento

Quando o veterinário recebe um gato com prisão de ventre no consultório, vai analisar a causa do problema. Para isso, alguns exames podem ser necessários, como radiografia e ultrassonografia. 

Após determinar a origem do incômodo, o especialista vai passar um tratamento completo, atuando de forma personalizada no caso de cada pet. “O médico vai passar o remédio para prisão de ventre em gatos mais adequado de acordo com o diagnóstico”, comenta o Dr. Ítalo. 

Em casos mais leves, a hidratação e a lubrificação do organismo são suficientes para o bichano ir ao banheiro sem problemas. Entretanto, em casos mais graves, a intervenção cirúrgica pode ser necessária para remover uma bola de pelos, por exemplo. Verifique com o especialista qual é a melhor medida para seu amigo.

O perigo dos remédios caseiros

Apesar de ser comum encontrar receitas de remédio para prisão de ventre em gatos com o objetivo de fazer os pets defecarem, o Dr. Ítalo lembra que nunca é válido administrar nenhuma medicação sem orientação médica. 

“Usar azeite, por exemplo, pode prejudicar a saúde caso haja alguma doença de base, principalmente as de cunho endocrinológico ou metabolização de gorduras”, comenta. 

Além disso, o especialista alerta para outro risco. De acordo com pesquisas, é habitual encontrar pets intoxicados por ingestão de “fórmulas milagrosas”. “Remédios caseiros, muitas vezes, podem piorar o quadro”, reforça. Assim, para oferecer o melhor para seu amigo, busque sempre ajuda profissional. 

Mantenha a boa saúde do pet

Alguns cuidados são essenciais para oferecer uma boa qualidade de vida ao pet. Para evitar um gato com prisão de ventre, algumas práticas simples podem auxiliar. São elas:

  • oferecer uma ração de qualidade;
  • fornecer água fresca e limpa;
  • escovar a pelagem com frequência;
  • estimular a prática de exercícios e atividades;
  • levar ao veterinário regularmente.

gato deitado embaixo dos lençóis

Agora que você sabe os sintomas e como ajudar um gato com prisão de ventre, o que acha de conferir o site da Petz? Lá, é possível encontrar um catálogo completo para mimar o seu bichano. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog