8 dicas para ter gato em apartamento

Postado por PETZ, em 19/05/2020

Dicas
8 dicas para ter gato em apartamento

Bichanos são carinhosos, independentes e uma ótima companhia tanto para quem mora em lugar grande quanto para quem vive em espaço pequeno. Por serem pets mais tranquilos, pequenas adequações garantem o bem-estar do felino. Por esse motivo, separamos dicas de adaptação para gato em apartamento.

gato deitado na janela

Assim, garantir a felicidade do peludo com certeza se torna prioridade quando não há muito espaço para ele se divertir ou não temos muito tempo para dar atenção. Por isso, alguns cuidados e adequações de como criar um gato em apartamento garantem que ele fique tranquilo e seguro.

1. Coloque tela de proteção nas janelas

Antes mesmo de adotar o pet, é essencial telar qualquer janela ou fresta para não haver risco de fuga. Esse é o primeiro passo para manter um bichano em segurança. No geral, gatos tendem a fugir quando percebem uma brecha. Então, garanta que ele não corra o risco de ser atropelado ou se perder do lar. 

2. Castre o gato

Agora que você adotou um novo amigo, é importante que ele seja castrado. Isso porque a castração evita que os felinos tentem fugir por estarem no cio. E os gatos machos passam a não fazer xixi pela casa toda para marcar território. Além disso, os vizinhos do prédio não se incomodam com miados de gato no cio. 

3. Alimentação adequada 

Essa dica funciona não somente para gato em apartamento, mas em lugares no geral. Se você quer um pet saudável, é importante escolher uma ração de qualidade. Portanto, priorize as rações premium que sejam específicas para o seu pet, pois elas garantem os nutrientes essenciais ao felino.

Além disso, não deixe a ração à disposição do gato, pois além da ração murchar e perder o sabor, os pets podem comer compulsivamente e ficar obesos. O ideal é colocar ração ao gato duas vezes ao dia, de preferência pela manhã e à noite. 

Deixe o pote de ração e água em um lugar tranquilo e de fácil acesso. Assim, ele come sossegado e não adquire traumas na hora de comer. 

4. Limpeza adequada

Depois de ensinar seu filho de quatro patas a usar a caixa de areia corretamente, não se esqueça de limpar e trocá-la diariamente. Isso porque bichanos são super higiênicos e, se percebem que o local onde fazem as necessidades está sujo, ele passa a fazer pela casa.

Além disso, sempre que possível lave o recipiente onde ele bebe água e come. Já que além de evitar a proliferação de insetos como formigas e baratas, é possível prevenir algumas doenças deixadas por esses e outros animais.

É importante também manter a casa limpa. Como gatos tendem a soltar muitos pelos, faça a escovação da pelagem com luvas e varra sempre que possível sua casa. Assim, as chances de aglomeração de sujeira e cheiro forte diminuem. Para uma limpeza mais profunda, use pano com álcool nos ambientes que ele transita. 

gato deitado no chão

5. Brinquedos interativos

Felinos são brincalhões e precisam se distrair. Portanto, se você não pode dar atenção o tempo todo para o peludo, deixe brinquedos para o gato em apartamento que ajudem a gastar bastante energia. Assim, eles não ficam entediados e as chances de doenças físicas e psicológicas diminuem. 

Portanto para criar gato em apartamento, priorize brinquedos interativos que aguce a curiosidade do pet. Atualmente, é possível encontrar diversas opções que atendem a diferentes necessidades. Entre elas, há brinquedos que contêm petiscos e catnip dentro ou até mesmo circuitos para o gato passear.

Entre algumas ideias para gatos em apartamento, também está na escolha alguns brinquedinhos para vocês usarem juntos. Dessa forma, os momentos entre os dois tornam-se mais divertidos e o pet se sente feliz. Afinal, todo animal de estimação precisa brincar com o tutor para se sentir amado.

6. Escove o gato sempre  

Como dito, escovar o gato garante que não se acumule sujeira pela casa. Mas mais do que isso, a escovação garante um momento entre vocês. E quando feita corretamente o bichano passa a adorar o momento de carinho e escovação. 

Por esse motivo, escolha uma escova com cerdas macias, como, por exemplo, luvas para escovação. Caso seu pet não goste muito de ser escovado, faça aos poucos, deixe que ele brinque e conheça a luva antes de passar pela pelagem.  

Aproveite também esse momento para verificar se não há nenhum machucado no gato, pois alguns ferimentos só ficam perceptíveis quando separamos um tempo do nosso dia para procurá-los.

7. Passeie com o gato pelo condomínio

Com o uso do peitoral, aproveite para mostrar o condomínio ao seu amigo de quatro patas. É importante que essa prática seja incentivada desde filhote, pois quando adultos alguns felinos se tornam mais assustados. 

Caso não saiba como criar gato em apartamento, entenda que levá-lo em caminhadas curtas pelo condomínio, ajuda a gastar a energia do peludo e a pegar um pouco de sol. Por isso, antes de sair de casa apresente o peitoral para o gato e deixe que brinque e conheça o novo objeto. 

Isso porque, se não apresentado adequadamente, as chances dele se assustar quando se aproximar com o novo item pode ser maior e causar trauma. Caso o  gato mostre resistência em fazer caminhadas fora de casa, não force. É importante que seja prazeroso para ele, e não somente para você.

8. Bônus: existe diferença se o andar é mais alto ou mais baixo?

Os felinos se adaptam tanto em apartamentos de andares baixos quanto em andares mais altos. A importância maior entre um e outro é a imprescindível necessidade em colocar telas de proteção resistentes em apartamentos mais altos. Mesmo que os gatos para apartamento não fuja, o risco dele cair é grande. 

gato sentado em sofá

Depois de aprender um pouco mais sobre a adaptação de gato em apartamento. Confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre adequação de pets em espaços pequenos.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *