Dicas

Gato hipoalergênico: raças indicadas para tutor alérgico

Publicado em 13 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Mesmo sendo uma pessoa alérgica aos felinos, bate aquela vontade de ter um companheiro de quatro patas? A boa notícia é que isso é possível. Basta você conhecer informações sobre o gato hipoalergênico.

gato dormindo com as patinhas levantadas.

Cada raça de gato tem uma particularidade, e algumas apresentam essa vantagem aos alérgicos. Elas oferecem menos riscos às alergias, especialmente por conta de uma substância na saliva, que causa sintomas como espirros e olhos lacrimejando.

Venha com a Petz descobrir quais são as principais raças de gato hipoalergênico e como você pode ter o seu pet sem sofrer com alergias em casa!

Por que gatos causam alergia?

Existem oito substâncias presentes nos felinos que podem fazer com que o tutor tenha alergia a gato. Isso vai muito além da questão referente ao pelo, conhecido como o vilão principal por muita gente. Então, se você chegou perto de um felino e começou a espirrar ou teve outros sintomas, vale a pena entender o tema.

A substância mais famosa que causa alergia em humanos é a proteína Fel d1, responsável por mais de 90% dos casos. Ela está presente na saliva dos gatos e pode causar reações bem fortes, com sintomas que vão desde simples espirros a coceira e descamação da pele.

Os quadros alérgicos variam entre cada pessoa. A razão pode ser tendência genética e se agravar em casos de doenças respiratórias pré-existentes, como asma e rinite, por exemplo. 

Casos alérgicos também podem ser intensificados por outros fatores. Casas pequenas, com mais de um gato, a raça do animal e a negligência com a higiene do ambiente e dos pets influenciam os graus de alergia. 

O importante é ter em mente que não é o pelo que causa problemas, mas a substância que citamos acima. Por isso, não adianta ter gato sem pelos. O problema tem a ver com a Fel d1 e o hábito do pet se lamber e ter contato com o tutor.

Existe gato que não solta pelo?

Gatos que soltam pouco pelo podem ser ótimos para a questão da limpeza. Existem algumas raças que têm essa característica. Veja exemplos:

  • Sphynx;
  • Siamês;
  • Bengal;
  • Burmês;
  • Devon Rex;
  • Azul Russo.

Porém, a ausência de pelos não é sinônimo de gato hipoalergênico. Então, para tentar evitar que você tenha crises, o importante é optar por uma espécie que produza substâncias alergênicas em menor quantidade.

A saída para escolher gatos que não dão alergia é optar por raças de pets que produzam menos Fel d1, principalmente se a reação vier acompanhada de sintomas graves, mas também vale apenas para espirros e olhos lacrimejando.

gato sphynx enrolado em cobertor.

Também é importante manter os ambientes sempre ventilados. As proteínas alergênicas ficam geralmente suspensas no ar por várias horas, mesmo quando os pets não estão em casa. Portanto, deixar janelas abertas (e com telas de proteção) pode ajudar a minimizar os impactos e os sintomas.

Raças de gatos que não causam alergia em humanos

Quando usamos a expressão “gato hipoalergênico”, não estamos nos referindo a uma raça 100% segura e sem a produção de nenhuma das oito substâncias que mencionamos acima, como a Fel d1 ou Fel d8. Elas sempre vão existir no corpo dos bichanos, mas alguns felinos produzem-nas em menor quantidade.

Com essa definição, os gatos hipoalergênicos podem garantir que as reações alérgicas sejam mais leves ou sequer existam. Conheça algumas dessas raças a seguir!

Gato Siberiano

É um felino de origem russa e ucraniana que viveu entre a realeza da Rússia. Calcula-se que a raça tenha surgido há mais de mil anos, embora a existência só tenha sido oficializada em 1990.

O felino pode atingir nove quilos. A personalidade é tranquila, e ele gosta bastante de brincar. Portanto, pode ser o pet ideal para casa com crianças. Ele produz menor quantidade de Fel d1 e d8.

Gato Balinês

É um gato de corpo comprido, tubular e porte médio. Embora pareça esguio, a raça é musculosa, bem semelhante ao Siamês. As fêmeas podem atingir quatro quilos, enquanto os machos tendem a chegar aos cinco quilos. 

Assim como outras raças orientais, o Balinês é muito ligado às pessoas. É uma raça que adora a atenção dos tutores, chegando até a ser insistente. Em geral, são animais inteligentes e que gostam de ficar ocupados o dia todo. 

Devon Rex

Felino esguio, de orelhas grandes, rosto pequeno e olhos esbugalhados. Pela aparência, muitas pessoas o comparam com um elfo. Além da pelagem curta, essa é uma das raças ideais para evitar alergias.

No entanto, quem deseja essa raça necessita de cuidado com a saúde do pet. Ele costuma ser bem resistente, mas algumas doenças são genéticas, como é o caso de miopia, luxação de patela e espasticidade. Além disso, os tipos sanguíneos devem ser observados, caso o tutor queira que o gato procrie.

Por outro lado, não é difícil lidar com esses problemas. Basta uma consulta veterinária para fazer exames de DNA e tipagem sanguínea. Assim, o tutor já descobre todas as condições pré-existentes e pode tratá-las.

Cornish Rex

É uma das raças mais exóticas do mundo, com uma pelagem linda e encaracolada, bem característica. Originária da Cornualha, hoje, é uma das raças de gato mais comuns nos Estados Unidos e na Europa. 

Tem uma personalidade forte, mas também muito brincalhona. É apegada ao dono e muito amorosa. Então, quem tem essa raça em casa nunca se sente sozinho. Além disso, a tendência a fazer amizade vale para crianças e outros animais.

gato siberiano sentado em gramado.
Agora que você sabe tudo sobre as raças de gato hipoalergênico, é só escolher a que combina mais com a sua rotina — livre de sofrimento e alergias! Na hora de montar o cantinho do bichano, conte com a Petz. Temos de tudo para o bem-estar do pet, desde bebedouros e alimentos até brinquedos e acessórios!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog