Gato miando muito: o que pode ser?

Postado por PETZ, em 02/07/2020

Dicas
Gato miando muito: o que pode ser?

Um gato miando muito pode ser sinal de alerta. Afinal, o miado é uma forma de comunicação e, por mais difícil que seja entendê-lo, todo tutor deseja o melhor para o filho de quatro patas. 

gato laranja com lenço no pescoço

Mas como ajudar um bichano? Que fatores podem deixar o pet incomodado? Se você está com um gato miando muito à noite ou de dia, continue lendo. Consultamos um especialista que tirou todas as dúvidas sobre o assunto.

Por que gatos miam?

Quem tem um bichano em casa já está acostumado com o miado dos nossos amigos. Porém, estudos mostram que nem sempre foi assim. Um estudo realizado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, demonstrou que os felinos não costumam miar na natureza. 

Claro, os peludos ainda podem miar, mesmo vivendo longe dos humanos. Entretanto, entre gatos a comunicação é feita de outra forma: por meio de expressões faciais e posições corporais. 

O que os cientistas acreditam é que, com a domesticação, os bichanos se adaptaram para se expressarem de uma forma mais clara. E mais ainda, a pesquisa mostrou que cada bigodudo mia de um jeito, dependendo de suas intenções! Assim, o miado de gato é um jeito exclusivo que os bichanos encontram de conversar com seus tutores. 

Miado excessivo

Mesmo quem tem uma ótima relação com o pet às vezes pode ter dificuldade de compreender os sinais do peludo. A Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz, comenta que: “Um gato miando muito está desconfortável com alguma situação”. 

Como o pet não tem a mensagem que transmitiu recebida, ele continua insistindo até alguém atender seu pedido. Dessa forma, cabe ao tutor perceber qual a causa de gato miando muito alto à noite e de dia para ajudar o felino. 

Causas para o miado constante

Primeiramente, a Dra. Renata explica que não há nada de errado com o miado de gato. Assim, devemos lembrar que lidar com um pouco de barulho é algo que todo pai ou mãe de pet deve se acostumar. Entretanto, gatos miando muito pode ser sinal de alerta. Por isso, a veterinária fez a lista de problemas mais comuns que afetam os bichanos. 

Fome 

Muitas vezes não precisamos ir muito longe para descobrir a causa do problema. Em alguns casos, um gato filhote miando muito pode ser apenas um bichano com fome. A Dra. Renata lembra, no entanto, que isso nem sempre significa comedouro vazio. 

Os gatos são exigentes em relação à sua alimentação, pois muitos se recusam a comer uma ração que ficou exposta por muito tempo ou que está localizada próxima à caixinha de areia. Para evitar problemas, prefira rações premium e escolha um local limpo para servir seu amigo. 

Sede 

A hidratação é um problema comum para os bichanos. Muitos não gostam de tomar água parada, preferindo água corrente e fresca. Nesse caso, é possível encontrar bebedouros automáticos que estimulam a hidratação dos pets. 

Cio 

Gatas no cio costumam ter muita alteração no seu comportamento. Além de ficarem mais dengosas, podem miar alto e frequentemente para despertar a atenção dos gatos machos da região. 

Caixa de areia suja

Os gatos são pets preocupados com a própria higiene. Uma caixa de areia suja é um problema para os bichanos, que preferem ficar apertados a se sujar. Portanto, fique de olho na higiene do amigo.

Tédio 

Os gatos podem até parecer preguiçosos, mas nossos amigos precisam gastar energia como qualquer outro pet. Quando se sentem entediados, podem miar para indicar desconforto. Nesse caso, compre brinquedos interativos e dedique um tempo diariamente ao bichano.

Carência

Os gatos gostam de manter a pose de durões, mas não se engane! No fundo, os felinos adoram uma boa dose de carinho. Um gato miando muito pode ser um pedido de atenção. 

As causas acima são as mais comuns para um gato miando muito alto. Entretanto, cada pet possui personalidade e somente um especialista poderá analisar perfeitamente seu amigo. Caso o miado venha acompanhado de outras alterações, como apatia e falta de apetite, o tutor deve buscar ajuda médica o mais rápido possível. 

mato miando

Como ajudar um gato que mia muito

Um gato miando muito é indicativo de que algo está incomodando o pet. Assim, a melhor forma de ajudar é criando uma rotina saudável, que busque atender às necessidades do bichano. A Dra. Renata listou algumas práticas que todo tutor deve adotar.

Ofereça ração de qualidade 

Uma ração premium ou super premium não só será mais saborosa, como terá mais nutrientes. Além disso, como possui uma formulação mais rica, o pet come menos em cada refeição, resultando em um ótimo custo-benefício. 

Crie um ambiente estimulante

Os especialistas reforçam que a melhor maneira de proteger um gato é não deixá-lo acessar a rua. Porém, para que o amigo se sinta confortável, é essencial criar um ambiente estimulante, com brincadeiras e atividades. Prateleiras, tocas, caminhas, arranhadores e brinquedos são excelentes para deixar o gato distraído e diminuir seu estresse!

Dê atenção 

Gatos gostam de rotina e organização. Assim, é fundamental ter alguns períodos do dia para curtir o bichano. Fazer carinho, brincar e dar atenção são passos importantes de uma tutoria responsável. Além disso, nada melhor que passar alguns minutos como amigo.

Leve ao veterinário regularmente

A ida regular ao veterinário é importante não só para monitorar a saúde do bichano. O especialista poderá aplicar vacinas, vermífugos, anti-parasitários e outros procedimentos importantes para o bem-estar do peludo. 

Tomando as atitudes acima você irá criar um ambiente saudável para fazer gato parar de miar. Lembre-se que os pets precisam de cuidado e que caso perceba qualquer comportamento anormal em seu amigo, um veterinário deverá ser consultado. 

gato laranja miando

Agora que sabe como ajudar gato miando muito, confira o blog da Petz para outros conteúdos de bem-estar e saúde animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#

Próximo evento