Dicas

Causas de gato que urina em pessoa e dicas para melhorar esse comportamento

Publicado em 08 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 4min

Gatos são conhecidos por serem animais bem higiênicos. Isso porque eles têm o hábito de se lavarem todos os dias e de fazer as necessidades no lugar certo. Mas, quando gato urina em pessoa ou objeto, é sinal de que alguma coisa está errada. 

gato cinza e branco em cesta

Portanto, a fim de explicar por que os gatos urinam nas pessoas, separamos um conteúdo sobre esse comportamento felino. Assim, você conseguirá descobrir o que pode estar acontecendo com o amigo de quatro patas, para, então, ajudá-lo. 

Sinais de que o gato está passando por problemas

Quando o gato faz xixi no dono ou em objetos, ele pode estar angustiado ou ansioso. Por esse motivo, o tutor precisa observar se o bichano fica nervoso com algumas pessoas ou outros animais de estimação. 

Também é importante perceber se o pet está apresentando comportamentos reveladores, como: ficar muito tempo escondido, evitar ser acariciado, chorar à noite ou não comer a ração. Além disso, ele pode ter comportamentos opostos a esses, ou seja, tornar-se pegajoso e carente pelo carinho da família.

Aliás, existem outras causas que podem estar incomodando o amigo de quatro patas. Então, fique atento a qualquer anormalidade e leve o peludo ao veterinário imediatamente. 

Problemas de saúde

Problemas no trato urinário podem causar micção inadequada. Desse modo, existem muitas complicações de saúde, incluindo cálculos na bexiga, infecções bacterianas e outras doenças inflamatórias, que podem causar dor e maior urgência ao urinar. 

Além das doenças citadas, também é possível que essa conduta inadequada seja sinal de um problema nos rins ou no fígado, já que isso pode fazer com que os gatos bebam mais água e, assim, urinem com mais frequência.

Caixa de areia inadequada

Se o gato urina em pessoa, pode ser que ele não alcance a caixa de areia ou que a bandeja fique suja muito rapidamente. Os gatos, como já citado, são animais higiênicos, então, até que a caixa seja limpa ou esteja mais acessível, ele pode encontrar outros locais para se aliviar.

Além disso, em caso de gatos idosos, os distúrbios hormonais, como diabetes, também podem levar a mudanças nos costumes do pet. Isso porque a mobilidade e a função sensorial de um animal de estimação afetam seu hábito de urinar. 

Sendo assim, condições que afetam os nervos, os músculos ou as articulações causam ao felino desconforto, rigidez ou fraqueza. Com isso, o gato pode não conseguir entrar ou chegar à bandeja de areia.

gato filhote deitado

Marcação de território

Gato fazendo xixi no lugar errado? Se ele passou por uma mudança na rotina, é possível que essa seja a causa de gato que urina em pessoa. Se você mudou de casa recentemente, está trabalhando mais ou adotou um novo pet, talvez isso esteja deixando-o desconfortável e fazendo-o se sentir, inclusive, ameaçado. 

Gatos são pets que gostam de rotina. Então, qualquer pequena mudança pode causar problemas no dia a dia do amigo peludo. Nesse caso, investigue a fundo para tratar o problema de gato urinando em todo lugar

Período de cio

Se o seu amigo de quatro patas ainda não for castrado, é provável que ele urine em pessoas e objetos para transmitir a mensagem de que está pronto para acasalar. O cheiro da urina de gato é uma maneira de chamar a atenção de outros bichanos que também estão em época de reprodução. 

Dicas para ajudar o gato a parar de urinar em pessoas e objetos

Apesar de existirem algumas causas para gato que urina em pessoa, é possível deixar o ambiente o mais apropriado possível para o pet se sentir confortável e fazer as necessidades no local certo, como:

  • Deixe mais de uma caixa de areia à disposição do pet e nos lugares em que ele mais frequenta;
  • Posicione as caixas de areia em lugares tranquilos, longe de muito movimento;
  • Mantenha o local das necessidades do bichano sempre limpo;
  • Coloque a caixa de areia onde o gato costuma urinar quando não faz as necessidades no lugar certo,
  • Deixe pelo menos uma caixa de areia para cada bichano, caso haja mais de um em casa. 

gato com pupila dilatada

Agora que você sabe as causas de gato que urina em pessoa e objetos, acesse o blog da Petz para outros conteúdos de bem-estar e saúde pet.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog