Dicas

Horta em apartamento: confira 4 dicas para ter a sua!

Publicado em 19 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 8min

Se você adora cozinhar e é fã de uma boa decoração, ter uma horta em apartamento pode ser uma ótima ideia. Além de ser charmosa, uma pequena plantação auxilia a preparar ótimos pratos.

horta pequena com plantinhas

Então, se você gostou da ideia, saiba que, com algumas adaptações, é perfeitamente possível ter uma ótima horta em casa. Confira nossas dicas para começar a sua plantação!

1. Selecione um bom local para a horta em apartamento

O primeiro passo para ter uma linda horta de apartamento é escolher um bom local. Os cultivos podem ser muito versáteis, mas as condições adequadas vão ajudar sua nova plantação a crescer mais facilmente. 

Se você se lembra das aulas de biologia, deve recordar que uma planta não precisa de muito para se desenvolver. Com luz, água e algumas vitaminas, a maioria dos vegetais fica feliz e saudável!

Porém, uma dica que jardineiros mais experientes costumam fornecer é em relação ao sol. Todas as plantas precisam de luz, mas algumas gostam de sol direto, enquanto outras preferem ficar à meia-sombra. No caso da horta em apartamento, é importante que o local escolhido tenha muito sol!

Por isso, vale lembrar que não estamos falando apenas de luminosidade, mas do calorzinho gostoso que os raios de sol fornecem.

O ideal é que sua horta receba de 4h a 6h de sol direto por dia, dependendo das espécies escolhidas. Por isso, procure o lugar mais iluminado da casa e prepare-se para colocar a mão na massa!

2. Escolha seus ingredientes preferidos

Um ponto importante a se destacar é que nem todos os vegetais se adaptam à horta caseira. Mas não se preocupe: ainda é possível ter vários ingredientes saborosos bem na sua janela!

Então, separamos alguns vegetais que você pode cultivar quando fazer uma horta em casa, além dos cuidados de cada planta.

Temperos

Praticamente qualquer tempero pode ser plantado em apartamento, contanto que se tenha as condições corretas. Os principais temperos para plantar em casa:

  • Manjericão: ótimo ingrediente para molhos e massas, o manjericão não pode faltar em sua mesa. Ele precisa, no mínimo, de 4 horas de sol direto. As regas devem ocorrer a cada 2 dias. As flores deverão ser podadas para um crescimento mais saudável. 
  • Tomilho: parente do orégano, esse tempero de sabor suave e bem característico fica muito bom com cogumelos e carnes. Precisa de 4 horas de sol todos os dias, mas prefere menos água. Regue sempre que notar que o solo está seco, o que deve ocorrer a cada 4 ou 5 dias. 
  • Hortelã: Versátil, a hortelã vai bem em pratos doces, salgados e até em um delicioso chá! É um planta bem dominante, que deve ser plantada sozinha ou vai sufocar as outras espécies. Precisa de sol direto, mas se dá melhor que outras espécies quando criada na sombra. Gosta de muita umidade e deve ser regada, em média, a cada 2 dias. 
  • Cebolinha: um dos temperos favoritos dos brasileiros, a cebolinha vai bem em qualquer prato. A planta precisa de pelo menos 4 horas de sol por dia e deve ser regada, em média, a cada três dias.

Hortaliças

Itens essenciais para uma boa salada, as hortaliças também crescem bem em uma horta de apartamento. Basta ter um bom espaço e muito cuidado para se deliciar com saborosas e nutritivas folhas verdes!

  • Alface: é difícil imaginar uma salada sem um bom alface, não é mesmo? Em vasos médios ou grandes, essa planta se adapta a apartamentos. O alface precisa de sol direto e muita umidade, e deve ser regado diariamente ou, no mínimo, a cada dois dias. 
  • Agrião: com seu gosto forte e marcante, o agrião marca presença e conquista os paladares! Assim como o alface, também pode ser plantado em apartamento. Gosta de muito sol e muita água. A rega também deve ocorrer todos os dias. 
  • Rúcula: além de deliciosa, a rúcula é extremamente versátil! Vai bem na salada, no sanduíche e até na pizza! Cuidar de rúcula em apartamento não tem mistério: com muito sol e regas diárias, a plantinha vai crescer rápido e saudável!

Legumes

Para você, que é fã de alimentação saudável, saiba que também é possível criar legumes em apartamento!

  • Rabanete: esse delicioso legume fica perfeito em saladas e cabe perfeitamente em seu apartamento. Com um vaso fundo e muito cuidado, você poderá se deliciar com um rabanete saído de sua varanda! Precisa de muito sol direto e as regas devem ser frequentes.
  • Tomate-cereja: um delicioso tomatinho pode ser criado em vasos no seu apartamento. Também precisa de sol direto, mas a rega não deve ocorrer todos os dias. Lembre de dar água 4 ou 5 vezes por semana e os tomates ficarão satisfeitos. 
  • Morango: sim, é possível ter uma plantação de morangos em sua casa! Diferentemente de outras plantas, os morangos não gostam de tanto sol, mas precisam de algumas horas de calor. O ideal é deixá-la à sombra de outras plantas ou próxima a janelas. Plante de forma suspensa e, assim, os morangos irão crescer para baixo, como uma samambaia. As regas devem ocorrer diariamente ou a cada dois dias.

mãos cuidando de horta

Assim, estas são algumas das espécies mais populares escolhidas para horta em apartamento. Agora, basta escolher algumas de suas favoritas e partir para o próximo passo!

3. Plantando as sementes – ou mudinhas

Com seus vegetais preferidos em mente, é hora de botar a mão na massa, ou melhor, na terra. Apesar de plantar ser algo um tanto quanto simples, alguns cuidados são necessários para vegetais mais sadios.

  • Começando com o início: semente ou muda? Bom, independentemente da sua escolha, o resultado será o mesmo. Cada tipo de plantação tem sua característica, e escolher entre semente ou muda vai depender de seu perfil. Conheça mais sobre cada estilo abaixo.
  • Semente: sementes são mais baratas, o que torna sua horta mais econômica. No entanto, nem sempre todas as sementes germinam e, por isso, não possuem um ótimo custo-benefício. Além disso, acompanhar o crescimento da semente demora mais que uma muda já crescidinha. 
  • Muda: as mudas são pequenas plantas, já com força para irem diretamente aos vasos para horta em apartamento. São um pouco mais caras que as sementes, porém, dão a certeza de que você levou para casa uma planta saudável. As mudas também possuem crescimento mais rápido. 

Veja, o ponto principal na diferença entre mudas e sementes é o processo. Caso escolha sementes, elas deverão primeiro ser germinadas. Depois, transferidas para um vaso maior e, após se tornarem mais fortes, ganharem seu lar definitivo.

Porém, tantos passos acabam atrasando a horta, mas se você for um jardineiro apaixonado, vai adorar acompanhar sua plantinha de perto!

Independentemente do seu perfil, não é difícil encontrar mudas e sementes para ideias de horta em casa. Basta conferir as opções disponíveis em lojas especializadas, como a Petz.

4. Tipos e ideias de horta em apartamento

Mesmo em um espaço pequeno, é possível exercitar a criatividade na hora de elaborar sua horta de apartamento. Hoje, em lojas especializadas como a Petz, é possível encontrar alguns modelos de vasos e cachepôs que vão se adaptar perfeitamente ao seu espaço. 

Então, conheça os tipos de mini horta apartamento abaixo! 

Horta vertical

Excelente para ambientes estreitos e sem tanto espaço, a horta vertical em apartamento funciona super bem. Basta organizar seus vasinhos um sobre o outro, em uma plantação elegante e variada!

Um modelo muito comum é apoiar os vasinhos em uma base vertical de madeira, como uma escada ou um pallet. Outros preferem vasos entrelaçados com cordas. Se você tiver mais espaço, é possível implementar uma mão francesa e um suporte para apoiar os vasinhos.

Horta em caixotes

Para quem gosta de uma decoração rústica, essa opção é excelente! 

Além de ser sustentável, o caixote possui o molde perfeito para a maioria das plantas que descrevemos. 

Procure bons caixotes e faça os preparativos para torná-los vasos, com furos na base e algumas pedras no fundo. Aí, é só preparar o substrato, organizar sua varanda e mergulhar em sua nova horta de apartamento!

Horta na cozinha

Se você não tem a sorte de ter um espaço grande em seu apartamento, não se preocupe. Até mesmo o parapeito de uma janela pode ser um bom espaço para Caso sua cozinha receba sol direto, escolha alguns charmosos vasinhos e plante uma horta.

Viu, seus temperos favoritos em um horta na sacada. Ótima ideia para quando for preparar um prato especial!

plantas dentro de ambiente de casa

Assim, com tanta variedade e versatilidade, fica fácil ter uma horta em apartamento, não é mesmo? Não deixe de acompanhar mais publicações sobre o assunto aqui, em nosso blog.

Ah, e se você quer colocar as sugestões de hortinha em prática, é só conferir os produtos para jardinagem da Petz. Além de economizar, você recebe tudo diretamente em casa!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog