Iluminação para aquário: 4 dicas para ter o ambiente ideal

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 8, 2020

Aquário
Iluminação para aquário: 4 dicas para ter o ambiente ideal
Tempo de leitura: 2 minutos

Escolher a iluminação do aquário pode ser uma das coisas mais divertidas no cuidado com os peixinhos. Ao iluminarmos esses pets, suas cores são ressaltadas e o ambiente se torna muito mais bonito. Mas como escolher a iluminação para aquário ideal?

peixe laranja no aquario

Quando escolhemos a iluminação, devemos levar em consideração o consumo de energia e a durabilidade em relação ao nível de luz. Lembre-se de que a luz para aquário interfere no comportamento dos peixes e intensifica suas cores e formas. A seguir, veja 4 dicas que vão auxiliá-lo a escolher a iluminação ideal para seu aquário.

1. Evite lâmpadas incandescentes

Uma dica importantíssima, especialmente para aquaristas iniciantes. Jamais use lâmpadas incandescentes para deixar seu aquário iluminado. Além de consumirem muita energia, elas esquentam muito, aumentando a temperatura do ambiente aquático, e, assim, afetando a saúde da fauna.

2. Cuidado com o excesso de exposição

O excesso de claridade altera a composição química da água. Sendo assim, atente-se ao tempo que a lâmpada fica acesa. O correto é deixar a iluminação por lâmpadas ocorrer por 8 ou 10 horas por dia para água doce e de 10 a 12 horas para água salgada.

Isso porque alguns peixes possuem hábitos noturnos, e não saem para comer nem caçar enquanto houver luz em excesso. Já os peixes com hábitos diurnos só dormem em ambientes escuros.

peixes coloridos no aquario

3. Escolha primeiro o tipo de tanque

É preciso ter noção do tipo de aquário que você terá: de água doce ou salgada. Alguns recifes requerem uma maior exposição à luz. No caso dos corais, existem espécies diferentes exigindo quantidades distintas de iluminação. A lâmpada UV para aquário atravessa melhor a água e atinge esses seres de modo intenso.

É importante também se atentar ao excesso de branco, ajudando na proliferação de algas nocivas. Para tanques com decoração de aquário natural, a temperatura da cor das lâmpadas deve estar entre 5000 e 8000 K.

4. Adquira iluminação de aquário pronta

Graças à evolução constante da tecnologia, você já pode encontrar iluminações prontas para aquário. Elas são resistentes, combinam cores e possuem hastes flexíveis. Caso esteja interessado, você pode encontrar diversas opções dessas luminárias aqui na Petz.

Outro ponto positivo é o material desse tipo de iluminação, que não prejudica a saúde dos animais. Além disso, as luminárias vêm com uma potência correta para aquários de água doce ou salgada.

peixes no aquario

Caso tenha interesse em outras dicas sobre cuidados de peixe, além da iluminação para aquário, confira outros conteúdos no blog da Petz. Aqui você encontra dicas, curiosidades e muito mais sobre diversas espécies. Veja agora!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *