Cachorros

Lava patas de cachorro: saiba como lavar essa região

Publicado em 24 de junho de 2020

Tempo de leitura: 4min

Muita gente não sabe, mas a região das patas do pet é muito sensível. Então, é importante saber como se lava patas de cachorro quando ele volta da rua, principalmente nessa época de pandemia do coronavírus.

tutora segurando pata de cachorro

Aliás, existem várias maneiras de limpar a região das patas do pet, além de diversos tipos de produtos para todos os gostos e tipos de animais. Continue lendo para saber mais.

Por que lavar patas de cães é importante?

A aglomeração de sujeira pode causar diversas doenças no pet. E agora, com o coronavírus circulando, as patas são uma região que pode ser contaminada e entrar em contato com objetos do dia a dia, como sofá, cobertas e tudo que o animal tiver contato. Principalmente após as caminhadas diárias. 

Além disso, a sujeira das calçadas se acumula nas patas, e quando não é limpa, acaba juntando micróbios e mais sujeiras na região, até causar irritação ou infecção.

Agora, mais do que nunca, não é só no calor que se lava pata de cachorro: a limpeza durante todas as outras estações ajuda a manter o chão limpo. O mais importante é que permite perceber os ferimentos nas patas, picadas de insetos e a presença de carrapatos. 

Quando as patinhas de cachorro estão cobertas de sujeira, pode ser difícil notar qualquer ferida. Aliás, as regiões que estão constantemente sujas podem acabar inflamadas ou desgastadas.

Produtos para lavar patas de cachorro

Existem muitos meios de como se lava patas de cachorro, e também muitos produtos. Inclusive, é possível fazer o procedimento sem precisar investir em produtos caros. 

Solução limpa-patas

Já existe no mercado um produto chamado “limpa-patas”, com a composição certa para remover até as sujeiras mais difíceis. Tal produto garante a limpeza adequada dessa região. Para fazer a higienização correta, utilize a solução limpa-patas com o auxílio de um pano ou algodão.

Copo limpador de patas

Além da solução limpadora de patas, também existe um copo limpador de patas para cachorro. Nesse caso, é só colocar água morna no recipiente e fazer o movimento de colocar e tirar as patinhas do amigo peludo. O ideal é que seja usado o shampoo do pet, assim a limpeza é mais eficiente. 

Lenço umedecido

Na ausência dos produtos citados, não tem problema, pois também é possível limpar patas de cachorro com lenço umedecido. Aliás, o produto é super eficaz e com certeza vai limpar o peludo. 

Também existem lenços umedecidos próprios para cães e gatos, que garantem uma proteção própria, principalmente na remoção de resíduos. Contudo, é importante ficar atento, já que não existe nenhuma comprovação de que o lenço umedecido proteja contra o coronavírus.

lenço umedecido Petz

Antisséptico para pets 

Os antissépticos para animais são uma ótima forma de garantir a limpeza integral das patas dos cães. Para isso, dissolva um pouco de água no antisséptico e, com auxílio de um algodão ou tecido, limpe as patas do peludo.

Como lavar patas de cachorro 

Se não deseja utilizar nenhum desses produtos para limpar as patas do pet, não tem problema. Afinal, é possível lavar cachorro, inclusive as patas, com o que temos em casa. 

Por exemplo, com o auxílio de água e shampoo neutro veterinário, você já garante total proteção para o amigo de quatro patas. Nesse caso, seque com um secador no modo frio ou morno, ou com uma toalha.

Outras dicas para manter patas de cachorro limpas

Cães não resistem à sujeira: adoram brincar em poças de água e fazer buracos na terra. Pensando nisso, considere deixar uma toalha velha perto da porta sempre que forem passear. Desse modo, o cão não suja a casa e você já sabe como se lava patas de cachorro. 

Colocar um tapete que absorva umidade e sujeira também é uma opção. No caso, só é preciso que o cão seja obediente e fique parado quando chegar no tapete. Tal processo garante pelo menos que as sujeiras mais externas não entrem dentro de casa, facilitando o procedimento de limpeza completa das patas.

pata de cachorro

Agora que você sabe como lava patas de cachorro e sua importância, confira o blog da Petz e tenha acesso a diversos conteúdos sobre saúde e bem-estar animal. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog