Bem-Estar

Como matar pulgas no ambiente de forma eficaz? Confira dicas!

Publicado em 23 de julho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Pulgas são parasitas que podem dar muita dor de cabeça para qualquer pai ou mãe de pet. Por isso, é preciso estar sempre atento para que elas não apareçam em casa e afetem a qualidade de vida dos nossos bichinhos. Mas como matar pulgas no ambiente para se livrar delas de uma vez por todas?

matar-pulgas-no-ambiente

As infestações de pulgas são tão comuns que podem acontecer até mesmo em ambientes que não têm pets. Elas se espalham e se reproduzem rapidamente, incomodando todos da casa. E sim, esses insetos podem picar humanos também.

De onde as pulgas surgem?

Existem muitas pessoas que acreditam que as pulgas aparecem nos pets por falta de higiene, o que não é verdade. As pulgas passam de hospedeiro para hospedeiro sem se importar com o nível de limpeza: elas procuram alimento, que, em sua fase adulta, é o sangue de outros animais.

E isso pode incluir os humanos! No entanto, esses insetos preferem os pets porque podem viver em seus pelos e se reproduzir lá mesmo. Nos humanos, normalmente, acontecem picadas esporádicas, mas que podem causar muita coceira e erupções cutâneas também.

Por isso, não é tão incomum que o tutor tenha tido contato com algum hospedeiro anterior das pulgas e, assim, tenha levado os parasitas para casa. A partir daí, elas podem se reproduzir em diversos lugares e começar a infestação, visto que em fase de pupa podem se alimentar de resíduos diversos.

Como expulsar as pulgas do ambiente?

Quando as pulgas entram na sua casa, tirá-las pode ser um desafio. Não basta eliminar as que vivem no seu pet, é necessário certificar-se de que todo o ambiente foi higienizado e está livre dos parasitas.

Isso porque, se o local em que os bichinhos vivem ainda estiver infestado, os parasitas podem voltar a viver neles, causando grande incômodo. Por isso, saber como matar pulgas de cães e gatos não é o suficiente: é preciso saber como matar pulgas no ambiente.

A boa notícia é que, hoje em dia, existem diversos produtos que ajudam nessa missão. Preparamos um passo a passo simples para você eliminar esses insetos e expulsá-los da sua casa!

1. Cuide dos pets

Quando percebemos que nossa casa está com pulgas, o primeiro passo é sempre checar os bichinhos para ver se elas já se hospedaram nos peludos (o que é muito provável). Se sim, verifique a quantidade de insetos e se há feridas graves na pele do animal.

Se você encontrar poucos parasitas, pode espremê-los com a unha para eliminá-los. No entanto, se há mais de um, existe uma grande chance de que eles já tenham se reproduzido. Por isso, dê um banho com um shampoo antipulgas no pet e aplique um antipulgas em sua pelagem.

Atualmente, existem diversos tipos de antipulgas que você pode escolher, sendo de uso interno ou externo. No entanto, se o seu pet está com feridas ou aparenta ter outras reações às pulgas, faça uma visita ao médico-veterinário para que o tratamento correto seja indicado.

matar-pulgas-no-ambiente

2. Limpe e aspire todos os lugares

O aspirador de pó vai ser um grande aliado em como eliminar pulgas no ambiente. Aspire todos os cantos, especialmente os que acumulam mais poeira e os locais que têm maior passagem de pessoas e animais. Lembre-se de limpar o aspirador no final do processo.

Em seguida, higienize todo o local para certificar-se de que não há mais nenhuma parte da casa em que elas possam estar escondidas. Qualquer lugar em que elas possam estar hospedadas e/ou possam se alimentar deve ser bem limpo. Esse é um passo fundamental para matar pulgas no ambiente.

3. Utilize um produto antipulgas

Além disso, o que é bom para matar pulgas no ambiente é usar um produto próprio para esse fim. Hoje em dia, existem diversas soluções que podem ajudar na eliminação desses parasitas e proteger sua família.

No entanto, é preciso ter cuidado ao utilizar essas soluções e remédios para matar pulgas no ambiente, porque eles podem ser tóxicos para os pets. Por isso, deixe o produto fazendo efeito em um local ventilado, sem permitir o contato de nenhuma pessoa ou bichinho.

Formas de evitar a infestação de pulgas

Agora que você já sabe o que é bom para matar pulgas, existem alguns hábitos que você pode criar para evitar que elas apareçam na sua casa. Manter o local bem higienizado é uma delas, visto que resíduos como pó e pele morta servem como alimento para as pupas.

Além disso, você pode consultar o médico-veterinário do seu pet para que o profissional indique algumas soluções de uso tópico para evitar que as pulgas ataquem seu bichinho. Coleiras antipulgas também são uma boa opção de prevenção contra os parasitas.

matar-pulgas-no-ambiente

Gostou das nossas dicas de como matar pulgas no ambiente? Aproveite e navegue pelos outros conteúdos que publicamos aqui, no blog da Petz! Prezamos sempre pelo bem-estar dos tutores e seus amigos de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog