Dicas

Qual é o melhor piso para colocar em volta da piscina?

Publicado em 31 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 6min

Construir ou reformar uma área de lazer com piscina quase sempre dá trabalho, mas o resultado é recompensador. Para tudo dar certo no final, é importante usar os materiais corretos durante a obra. Por falar nisso, você sabe qual é o melhor piso para colocar em volta da piscina?

área de piscina em L.

Se você está pensando em fazer uma reforma na sua piscina, essa informação não é um mero detalhe. Afinal, a escolha do piso é decisiva para garantir não só o conforto, mas também a segurança de quem utiliza o espaço. Para fazer uma escolha acertada de material, continue conosco para conferir todas as dicas!

Limpeza do piso de piscina é essencial!

A exposição direta ao sol, à chuva e aos agentes naturais, como folhas, insetos e microrganismos, faz com que o piso de piscina precise passar por manutenção e limpeza com mais frequência. 

Por esse motivo, o mais interessante é optar por aquele piso que facilite a limpeza. Caso contrário, você sentirá muita dificuldade em manter a piscina limpa e bonita. Então, como saber qual piso é esse? A seguir, você confere os detalhes sobre vários tipos de materiais, as características, as vantagens e as desvantagens.

Como escolher o melhor piso para piscina?

Afinal, qual é o melhor piso para colocar em volta da piscina? Bom, ao escolher o material para essa área de lazer, uma das primeiras coisas que você deve levar em conta são as propriedades atérmicas e antiderrapantes de cada tipo.

Os motivos pelos quais você deve se atentar a esses fatores são claros: o piso não deve absorver o calor para não causar queimaduras nos pés após um dia de exposição ao sol. Ter um piso antiderrapante para piscina também impede quedas ou acidentes, já que o local fica molhado e escorregadio com facilidade.

Agora que você já conhece os critérios que devem ser levados em consideração na hora de escolher um bom piso para piscina, o próximo passo é estar a par dos materiais. O mercado oferece uma série de opções, como porcelanato, pedra, madeira, mármore, cerâmica, cimento e fulget. 

Tipos de piso para piscina

Cada material de piso para deck de piscina tem características próprias. Para ajudar você a escolher qual se adequa melhor às suas necessidades, vamos listar as vantagens e as desvantagens de cada um. Com isso, você terá mais propriedade para decidir o melhor piso para colocar em volta da piscina da sua casa.

Piso de pedra

Além de fácil de limpar e trocar, o piso de pedra é naturalmente antiderrapante e atérmico. Essas vantagens fazem com que ele esteja entre os mais utilizados em revestimento da área externa de piscina, apesar de ser uma das opções mais caras. 

Se o piso que você pensa em colocar não apresenta essa segurança natural, será necessário fazer acabamento com pedras. Piso de mármore e granito faz parte desse grupo que necessita de intervenção.

Piso de madeira

A madeira é um material muito elegante, deixando o piso ao redor da piscina  especial e estiloso. Também é atérmica e eficiente, porém precisa de manutenção periódica para não apodrecer.

Piso de cerâmica

O piso de cerâmica está disponível em diversos tamanhos, cores e texturas. Essa diversidade amplia as possibilidades de decoração da área externa da sua piscina. Além disso, esse material é muito resistente ao sol. Por outro lado, é bastante suscetível às manchas. 

piscina com piso de cerâmica em volta.

Piso de mármore

Se você quer saber qual é o melhor piso para colocar em volta da piscina para conseguir um ambiente sofisticado e bonito, tenha em mente que a opção feita de mármore é ótima. Porém, leve em conta que o investimento para a compra e a instalação é bem alto.

Piso de granito

É muito elegante, durável e fácil de limpar. Isso sem mencionar que oferece adequação térmica e é naturalmente antiderrapante. Porém, lembre-se de ter o cuidado de nunca dar polimento à peça, já que esse hábito pode remover a característica antiderrapante e deixar o piso inseguro para banhistas.

Piso de porcelanato

O melhor piso para colocar em volta da piscina e não se preocupar com limpeza é o porcelanato, já que necessita apenas do mínimo de cuidado no dia a dia. Além disso, o material é resistente e versátil, podendo encaixar-se em diversos projetos de piscinas externas ou internas. Pode ser usado no deck, na borda e no interior.

Piso cimentício

Se deseja um ambiente mais moderno, o piso cimentício é uma aposta certeira. Ele é resistente, não retém calor, possui alta durabilidade e custa menos quando comparado aos outros tipos. Ao utilizá-lo, é possível aplicar acabamentos que lembram o mármore e até a madeira.

Pode ser considerado uma opção ecológica de piso para piscina, já que, por ser feito de cimento, não é necessário derrubar árvores para fazer a instalação. Apesar de ter aplicação simples, é necessário um profissional especializado. Lembre-se disso na hora de calcular os custos da sua obra!

Piso de piscina interna não precisa ser atérmico

Parece lógico, mas se lembrar desse detalhe na hora de comprar o piso pode trazer bastante economia. Como as piscinas internas não ficam expostas à luz solar direta, não é necessário investir em um piso com propriedades atérmicas, já que o risco de queimaduras nos pés após a saída da piscina é mínimo. 

Embora a utilização de materiais mais nobres seja recorrente em piscinas internas, já que eles compõem a decoração do ambiente, o fator da regulagem de temperatura não é o responsável por aumentar o preço do projeto nesse caso.

Agora que você já conhece os pontos positivos e negativos de cada tipo de piso, esperamos que tenha menos dificuldade ao escolher o seu. Pondere o custo-benefício para fazer um ótimo investimento e decidir qual é o melhor piso para colocar em volta da piscina no seu caso.

área de lazer com piscina e piso de madeira.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para escolher o melhor piso para a área externa da sua piscina. Aqui, na loja on-line da Petz, você encontra diversos produtos de limpeza e manutenção de piscinas para manter o piso sempre limpo e seguro para todos. Acesse já o site e confira nosso catálogo completo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog