Bem-Estar

Microchip para cães: entenda a funcionalidade

Publicado em 11 de julho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Se o seu animal de estimação foi adotado na Petz, ele com certeza tem um microchip para cães instalado no corpo. Além disso, na cidade de São Paulo, é lei que todos os animais disponíveis em ONGs e feiras de adoção tenham que instalar o artigo de segurança no pet.

cachorro perdido na rua

Apesar de muita gente já ter ouvido falar sobre o chip para cachorro, há muitas dúvidas a respeito do assunto. Pensando nisso, preparamos um conteúdo a fim de explicar seus benefícios. Continue lendo para saber mais sobre o microchip para cães.

O que é o microchip para cães?

O chip para cães é um dispositivo minúsculo, colocado sob a pele do animal, com todos os dados que identificam o tutor e seu endereço. Para que seja possível acessar as informações, é preciso utilizar um leitor adequado disponível nas clínicas de veterinários.

O microchip para cães é muito importante para casos de desaparecimento. Sendo assim, é uma segurança maior para quem não quer correr o risco de perder o amigo de quatro patas. 

Como funciona o microchip?

Se um pet estiver perdido e alguém que o encontrou levá-lo ao veterinário, o profissional conseguirá identificar os dados dos verdadeiros donos por meio do chip. Isso facilita o encontro entre o tutor e o animal de estimação, que acontece da maneira mais rápida possível. 

Fato é que quanto mais animais estiverem com o chip rastreador para cachorro instalado no corpo, mais bichos perdidos e abandonados serão encontrados. Isso acaba facilitando a vida do tutor e do pet. 

cachorro com olhar perdido

Como o chip é implantado no pet?

O chip de cachorro é implantado por uma agulha (um pouco mais grossa do que a de vacina) entre as escápulas. Atualmente, além do microchip, existe o nano chip, com menor diâmetro, colocado com agulha também menor, o que torna o procedimento mais confortável para o pet. 

O procedimento não necessita de anestesia, é preciso somente que o tutor segure o mascote na mesa ou no colo para imobilizá-lo no momento da introdução. É um processo que demora segundos e pode causar desconforto leve em alguns animais durante a aplicação.

O chip funciona como GPS?

O microchip para cães não funciona como GPS. Ele serve apenas para que a pessoa que encontrou o animal consiga localizar o respectivo tutor por meio dos dados que estarão contidos na base em que aquele pet foi cadastrado.

O microchip pode ser instalado em qualquer pet?

Sim, independentemente da espécie, raça, tamanho ou idade. Em filhotes, as clínicas da Petz aplicam a partir dos 45/60 dias de vida. Quando o amigo peludo já vai para a clínica para tomar a primeira vacina, ele volta com o chip no corpo.

Chip em gatos

Além dos cães, os gatinhos também estão aptos a receberem o microchip de identificação. O procedimento para colocá-lo é praticamente o mesmo dos cachorros e a leitura também!

Vantagens e desvantagens do microchip em cães

Juntamos alguns pontos importantes que exemplificam as vantagens de utilizar o chip em animais adotados. Confira:

  • Não é necessário nenhum tipo de bateria, pois o chip só é ativado pelo leitor específico;
  • Substitui as coleiras de identificação que podem ser perdidas facilmente, diferentemente do chip, que não pode ser perdido;
  • Tem durabilidade de aproximadamente 100 anos;
  • Não há manutenções;
  • É de fácil instalação.

Por outro lado, há alguns pontos que podem atrapalhar o funcionamento do chip perfeitamente. São eles:

  • Nem todos os veterinários ou clínicas possuem o leitor;
  • Não há um banco de dados único no Brasil, por isso, o tutor precisa se cadastrar em todos que existirem;

Outro ponto importante após a instalação do microchip para cães é observar algum tipo de reação do pet. Os pets não costumam apresentar nenhum efeito adverso ao chip, no entanto, pode acontecer de o corpo rejeitá-lo. Em caso de qualquer sintoma, o veterinário deve ser procurado imediatamente.

A obrigatoriedade do microchip em diversos países

Alguns países exigem que o animal chegue ao local com o chip no cachorro já implantado, além de outros documentos, como atestados e vacinas. 

“Uruguai, Cingapura, Hong Kong, Israel, Japão, Noruega, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Vietnã, Taiwan, além de todos os países da União Europeia exigem que os animais tenham o chip”, explica a veterinária da Petz, Camila Lozano.

cães com microchip

Depois de saber tudo sobre o microchip para cães e a importância que ele tem, acesse o blog da Petz. Tenha outras informações em primeira mão sobre saúde e cuidados com os bichinhos.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog