Dicas

Móveis para gatos: conforto e bem-estar para seu pet

Publicado em 20 de abril de 2022

Tempo de leitura: 7min

Você deve concordar que, ao ter um pet em casa, muitas decisões giram em torno dele. Isso é ainda mais frequente quando o pet é um gato brincalhão e aventureiro. Por falar nisso, sabia que existem vários móveis para gatos que tornam o ambiente ainda mais inclusivo e divertido?

gatos dormindo no sofá.

Se essa informação te surpreendeu, confira belos exemplos de móveis para gatos que aumentam o conforto e o bem-estar do pet na sua casa. Além de estarem cada vez mais atrativos para os bichanos, os itens trazem estilo e beleza ao local. Continue a leitura para ver as opções!

Móveis para gatos evitam estragos pela casa

É comum encontrar objetos estragados em casas e apartamentos onde há gatos. Isso é resultado de um hábito muito comum entre os felinos: arranhar. Esse ato é próprio do animal, que faz isso para se exercitar, desgastar as unhas e marcar território. Para isso, ele escolhe superfícies com textura agradável, como os sofás e as cortinas.

Para quem se importa com a beleza e a organização da casa, não existe nada pior do que ter que conviver com esses estragos, não é? Por isso, existem os móveis para pet, feitos especialmente para os gatos se sentirem livres, leves e soltos fora do habitat.

Prateleiras divertidas, tocas inusitadas, camas e arranhadores são algumas opções de móveis que podem ser facilmente instalados em casa. É possível encontrar modelos bonitos, que podem combinar perfeitamente com a sua decoração. 

A seguir, confira uma lista de móveis para gatos que podem compor o ambiente e proporcionar acolhimento aos amiguinhos de quatro patas, além de contribuírem para a saúde mental e facilitarem os exercícios físicos em casa.

1 – Nichos coloridos que servem de esconderijo 

Os nichos atendem à necessidade dos bichanos de se esconderem, principalmente quando chegam visitas em casa. São instalados na parede, respeitando a simetria e a cor que mais trazem harmonia para o ambiente. Esse é um exemplo clássico de que móveis para gato podem agradar tanto ao pet quanto ao tutor.

Além de se esconder, o gatinho vai amar pular de um nicho para outro! Portanto, é uma alternativa que une acolhimento e diversão para o animal de estimação, mas sem deixar de lado o estilo para o local onde você mora.

2 – Arranhador em formato de toca

Um arranhador construído em forma de cabaninha, com MDF forrado e lugar de descanso, é uma ideia incrível e mostra como fazer móveis para gatos pode ser um trabalho supercriativo. Por se tratar de um móvel “dois em um”, ele é ideal para ambientes pequenos. 

É uma casinha de gato com arranhador, cama com colchão e telhadinho para arranhar, feito de material acarpetado. O item fica em uma inclinação perfeita para instigar o animal a arranhar bastante e, logo em seguida, partir para uma soneca deliciosa, sem querer atacar o sofá ou outros móveis.

3 – Prateleiras

Uma prateleira para gato subir pode deixar o cômodo muito charmoso. Esse é o móvel perfeito para gatos sem ocupar muito espaço. Se for instalado de maneira que traga movimento, serve de playground para esses animais, que adoram subir na mobília.

Também existem opções com comedouro e bebedouro instalados. Elas são interessantes não só para o pet, que pode se alimentar tranquilamente, como para os tutores, que deixam os espaços mais organizados, livre de ração e água espalhadas pelos cômodos.

4 – Arranhador com prateleira 

Não duvide da capacidade criativa dos designers de móveis! O arranhador para gato fixado na parede também serve como prateleira para objetos da casa — muito bom, não é?

Há opções mais sofisticadas, que unem três em um. Além do arranhador e da prateleira, algumas marcas se preocuparam em colocar uma toca para o gato. Ou seja, ele tem um lugar completo para viver, com cores que podem combinar com sua casa!

5 – Escadinhas nas paredes

Quem tem gatinhos em casa sabe que eles amam estar nas alturas! As escadinhas nas paredes podem estimular o exercício físico e trazer mais segurança para os bichanos. Eles não precisam dar saltos longos para alcançar outros pontos e movimentar o corpinho, subindo e descendo os degraus quando quiserem.

Além da escada, existem móveis com opções de rampas. Eles são mais discretos e promovem uma escalada mais rápida e segura para os animais. Assim, os pets podem se exercitar e pular para todos os cantos com menos riscos de quedas.

6 – Móvel para guardar a caixinha de areia

Outra dica para quem tem casa ou apartamento pequeno é adquirir um móvel feito para esconder a caixinha de areia. Com buracos nas laterais e portas na frente, ele permite a entrada e a saída dos gatos sem deixar que o local onde eles fazem as necessidades fique à mostra.

gatos em árvore de arranhadores.

A parte de cima pode servir como bancada para outras utilidades, seguindo a ideia das mil e uma utilidades que um móvel pode ter. Essa é mais uma maneira de atender à necessidade dos bichinhos sem afetar a estética da casa.

7 – Cama na janela

Você já deve ter reparado que gatos gostam de ficar na janela. Esse hábito talvez sirva para eles estarem cientes de tudo o que se passa ao redor. Pensando nisso, já pensou em instalar uma cama na janela? Pode ser presa à vácuo ou por cordas!

Essa ideia pode dar ainda mais certo se você morar em apartamento, já que o gatinho pode olhar a vista do alto! Apenas não se esqueça de colocar proteção em todas as janelas do apartamento.

8 – Playgrounds para gato

Os gatos também precisam de momentos de exercícios, não apenas pela saúde física, mas para cuidar do psicológico também. Por isso, ter um playground em casa ajuda muito nessa missão, especialmente porque os gatos não têm hábitos de passeio com coleira, como os cães.

São diversos brinquedos interligados, como prateleiras, arranhadores, túneis e muito mais. Tudo isso para fazer com que o animal se movimente de verdade. Alguns tutores costumam colocar petiscos no trajeto para estimular o uso do parquinho em casa.

9 – Redes para gatos

As redes para gatos são relaxantes só de olhar. Se para nós, humanos, elas já são tão incríveis, imagine para os felinos, que amam tirar uma soneca em locais diferentes.

Elas proporcionam relaxamento e calma para o animal. Além disso, são feitas de diversas cores e materiais, então fica ainda mais fácil fazer combinações com a decoração da casa. Com certeza, existe algum modelo que combina com o tecido e a estampa do seu sofá!

10 – Mesa de cabeceira para gatos

Não quer mudar a casa toda para receber o pet? Foi pensando em manter a estética e a organização que designers criaram os móveis com abertura para os gatos. Essas mesas são funcionais e têm a mesma função do móvel convencional, mas com uma abertura para o gato dormir, com colchão e tudo.

As mesas de cabeceira são as mais famosas e permitem que o amigo de quatro patas durma bem pertinho de você, no quarto. Também é possível encontrá-las em estantes e até bancos. É algo discreto e que não atrapalha a decoração que você ama.

11 – Ponte para gatos

Este é outro móvel diferente e que dá até um charme à casa. Ele é bem semelhante às redes de parede, mas é feito com corda e blocos de madeira, imitando uma ponte. 

O objetivo é bem semelhante ao da escada: permitir que o pet brinque e se desloque por vários espaços com segurança. Se você adquirir essa ponte, pode ter certeza de que ela também vai se tornar um ótimo local para uma soneca.

gato deitado em cesta.
Se você aprofundar as buscas por móveis para gatos, vai encontrar ainda mais exemplos que unem utilidade, diversão e beleza. Na Petz, você tem acesso a muitas opções de tocas, arranhadores e outros acessórios para atender ao seu gatinho e deixar a casa mais bonita.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog