Dicas

Melhor areia para gatos: 5 dicas para escolher a ideal para seu lar!

Publicado em 26 de dezembro de 2019

Tempo de leitura: 5min

Mesmo quem não tem um pet em casa deve concordar: gatos são tudo de bom! Além de fofos e carinhosos, os bichanos são muito higiênicos. Para uma ida ao banheiro mais confortável, porém, escolher a melhor areia para gatos é fundamental!

Afinal, hoje encontramos uma grande variedade no mercado. Se você está na dúvida sobre qual a melhor areia para gatos, não se preocupe. Preparamos um guia com dicas para escolher o produto ideal!

Tipos de areia para gatos

Os diversos tipos de areia para gatos servem a diferentes propósitos, e todos possuem alguma vantagem. Por isso, antes de escolher a melhor areia para seu bichano, o ideal é conhecer cada uma suas características.

Para ajudá-lo, convidamos a médica-veterinária da Petz, Dra. Camille Oliveira, para tirar suas dúvidas!

Areia silica para gatos

É uma variedade moderna e muito recomendada por especialistas. A areia silica para gatos é feita de um material especial, com alto poder de absorção, o que neutraliza os odores de cocô e o xixi.

Além disso, como ela é muito absorvente, não é necessário trocá-la com tanta frequência. Geralmente, é uma areia branca em flocos ou esferas, mas existem versões em outras cores.

Aliás, a cor é outra qualidade da sílica. Alguns modelos mudam de tonalidade quando a areia para gato está suja, ajudando o tutor a saber a hora de higienizar o banheiro do pet. Apesar de não ser tão barata, a areia sílica possui ótimo custo-benefício, já que o produto costuma durar mais do que as outras variedades.

Granulado higiênico para bichanos

Este tipo é desconhecido por muitos tutores, mas é uma ótima opção de areia para gatos! É semelhante ao substrato higiênico utilizado por hamsters e outros roedores.

Geralmente, o granulado higiênico é feito de um material natural, como madeira de reflorestamento ou cereais. Como é biodegradável, outra vantagem do produto para gatos é que ele pode ser descartado no vaso sanitário.

Algumas opções contém ainda elementos aglutinantes, que formam “bolinhas” de urina e auxiliam na hora de limpar o banheiro do seu pet. No entanto, para animais com problemas respiratórios, ele pode não ser a melhor opção.

Areia biodegradável para gatos

Para quem está buscando a melhor areia para gatos, a areia biodegradável é uma opção que deve ser considerada. Além de ser um produto recomendado para os bichanos, ela ainda ajuda o meio ambiente! Há modelos em diferentes tamanhos e granulações — basta você escolher a que se adequa melhor ao seu bichano!

melhor areia pra gato

De modo geral, a areia biodegradável para gatos é feita de compostos de milho ou mandioca, que auxiliam na absorção e inibem odores. Ela também pode ser descartada diretamente no vaso sanitário, mas em pequenas quantidades.

Areia higiênica comum para felinos

Este modelo é o mais tradicional e ainda é muito encontrado, em diferentes granulações e de diversas marcas. Seus ingredientes são variados, mas na maioria das vezes não são biodegradáveis e, por isso, a areia higiênica nunca deve ser eliminada no vaso sanitário.

Não é tão boa em inibir odores ou mesmo no quesito absorção. Dessa forma, apesar de ser mais barata, não possui um bom custo-benefício. No entanto, dependendo do seu perfil, a areia higiênica comum ainda pode ser uma boa opção.

5 dicas para escolher a melhor areia para gatos

Agora que você já conhece os principais tipos de areia para gatos, é hora de escolher o modelo ideal para sua casa! Para isso, separamos 5 dicas para considerar na hora de montar o banheiro de seu filho de quatro patas:

  1. A areia sílica é o modelo que mais inibe odores. Dessa forma, é muito indicada para locais com pouca ventilação e uma boa areia para gatos em apartamento;
  2. A areia sílica também possui um alto poder de absorção e não precisa ser trocada com tanta frequência. Por isso, é uma ótima opção de areia para gatos que ficam muito tempo sozinhos;
  3. Para tutores que se preocupam com o meio ambiente, o melhor é escolher um produto sustentável. O granulado higiênico e a areia biodegradável são as melhores opções;
  4. Caso escolha o granulado higiênico, preste atenção aos materiais utilizados. Tenha certeza de estar escolhendo um produto de madeira de reflorestamento ou de outros produtos naturais,
  5. Para as caixas higiênicas que ficam ao ar livre e em locais com boa ventilação, a areia higiênica comum pode ser uma boa opção. Não se esqueça, no entanto, de que ela deverá ser trocada com frequência.

Melhor areia para gatos: deixe seu pet escolher junto!

Seguindo as 5 dicas acima, você provavelmente fará uma boa escolha na hora de adquirir a melhor areia para gatos. No entanto, a Dra. Camille afirma que a escolha perfeita virá do bichano.

melhor areia para gatos

Gatos são muito criteriosos e, caso não gostem de uma areia, encontrarão uma maneira de deixar isso bem claro para o tutor! Lembre-se de que a hora de ir ao banheiro é um momento importante para a saúde de seu amigo. Por isso, pense bem e respeite as escolhas de seu amigo de quatro patas!

Precisa de areia higiênica ou de outros produtos para gatos? Na Petz você encontra uma grande variedade de itens e uma equipe que ficará feliz em ajudar! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog