Aprenda quando regar suculentas em 4 dicas infalíveis

Postado por PETZ, em 21/11/2020

Dicas
Aprenda quando regar suculentas em 4 dicas infalíveis

Charmosas, versáteis e muito fofas, as suculentas são um verdadeiro sucesso! E saber quando regar suculentas é fundamental para quem pensa em ter essas verdinhas em casa. 

várias plantas suculentas em diferentes vasos

Apesar de serem consideradas plantas resistentes, é necessário ter atenção para não faltar água ou outros nutrientes. Pensando nisso, preparamos um guia com dicas para quem quer saber quando molhar suculentas! Continue lendo para aprender quatro dicas infalíveis!

Suculentas: almofadinhas de água

Não é necessário ser um jardineiro de carteirinha para saber que as suculentas são plantas resistentes. Graças às suas características, é comum encontrarmos a plantinha em ambientes internos, como escritórios, consultórios ou até mesmo shoppings. 

Tanta versatilidade tem uma origem muito simples: as suculentas são verdadeiras almofadinhas de água. Assim como os cactos, essas espécies costumam armazenar água em seu interior, se preparando para resistir em períodos de seca. Por isso, suas folhas têm aquele famoso aspecto “fofinho”. 

Porém, isso não significa que você deve relaxar na hora de aprender como regar suculentas. Apesar das características e dos diferentes tipos de suculentas, elas ainda precisam de água de forma regular! Para tirar todas suas dúvidas, aprenda quatro dicas infalíveis. 

1. Fique de olho no solo

Ficar atento ao solo é essencial quando falamos sobre como cuidar de suculentas e outras plantas. Além de dar indicações gerais sobre a saúde da verdinha, a terra também revela a hora de colocar água. 

Essa dica também funciona para aprender quando regar suculentas. Porém, nesse caso, não há problemas em deixar a terra seca por alguns dias. Como essas espécies possuem uma reserva de água, elas sobrevivem a curtos períodos de seca sem grandes problemas. 

Por isso, para aprender os principais cuidados com suculentas, adote o costume de ficar sempre de olho no solo. Se ele estiver seco há dois ou três dias, é hora de colocar água!

2. Experimente regar uma vez por semana

Se você está com um vasinho novo em casa e ainda está aprendendo quando regar suculentas, saiba que uma vez por semana é uma boa opção. Graças à reserva de água dessas verdinhas, é sempre melhor começar com pouco. 

As suculentas costumam sobreviver melhor à seca do que ao excesso de umidade. Regando suas suculentas uma vez por semana você poderá começar a entender as características da sua planta. Assim, poderá adaptar a rega de acordo com suas necessidades específicas. 

diversas suculentas

3. Conheça sua plantinha

Quando falamos sobre como regar suculentas, é importante saber que não há uma fórmula exata. O jardineiro deve tomar um tempo para se relacionar com a planta, conhecendo seu ritmo e suas necessidades. 

O tamanho do vaso, por exemplo, é um fator que influencia a frequência da rega. Quanto mais terra, mais irá demorar para o vaso secar e, assim, as regas devem ser mais raras. Por isso, após testar colocando água uma vez por semana, observe bem sua planta e adapte as regas ao seu ritmo! 

4. Preste atenção às folhas

Sua planta também dá sinais de que está na hora de regar. No caso das suculentas, devemos lembrar que as folhas são como “almofadinhas” de água. Por isso, quando está desidratada, costuma utilizar essa reserva, deixando a folha com aspecto seco ou murcho. 

Se você observar isso nas suas suculentas, pode preparar uma rega caprichada! Por outro lado, uma suculenta que recebe muita água costuma ficar com folhas amareladas e frágeis. Nesse caso, é recomendado dar mais espaço entre as regas. 

No entanto, devemos lembrar que esses são sinais de que a planta já está sofrendo com o excesso ou falta de água. Não espere as folhas ficarem com um aspecto ruim para mudar sua rotina. Observe bem sua verdinha e sempre siga um ritmo saudável para suculentas charmosas e encantadoras! 

suculenta em vaso de concreto

Agora que você já aprendeu quando regar suculentas, é hora de cuidar de suas plantas! No blog da Petz você encontra diferentes dicas para que as plantinhas cresçam saudáveis e cheias de vida!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *