Simparic, nexgard ou bravecto: qual o ideal para meu pet?

Postado por PETZ, em Atualizado em May 25, 2020

Cães
Simparic, nexgard ou bravecto: qual o ideal para meu pet?
Tempo de leitura: 3 minutos

Você com certeza já deve ter ouvido falar de algum desses medicamentos: Simparic ou Nexgard ou Bravecto. Os três são antiparasitários famosos entre os tutores de cães e gatos, mas qual seria ideal para seu pet?

cachorros olhando para petisco

Neste conteúdo, você saberá qual é mais indicado para o seu animalzinho e como funciona o ciclo de vida e eliminação de pulgas e carrapatos. Lembramos que independentemente da indicação de uso deste post, é importante que você consulte seu veterinário de confiança para melhores instruções quanto ao problema.

Como ocorre a proliferação dos parasitas

Muitas pessoas acreditam que as pulgas e carrapatos estão presentes apenas no animalzinho hospedeiro. Esse é um grande erro por parte dos tutores, que acabam apenas medicando seus melhores amigos peludos e ignoram o restante da casa.

Apenas 5% das pulgas estão presentes no cachorro ou gatinho. Os outros 95% estão espalhados pela casa, em estofados, tapetes, frestas de pisos, caminhas, casinhas, etc. Esse parasita está presente no pet apenas em sua fase adulta. Seus ovos são depositados no pet e, por serem escorregadios, acabam caindo pela casa.

As larvas são encontradas principalmente no ambiente em que o bichinho vive. Por não gostarem de luz, se escondem em locais escuros, como as frestas de pisos anteriormente citadas. Em fase de pupa, a larva forma uma casca até se desenvolver e virar finalmente a pulga. Esses casulos podem permanecer no local até 12 meses.

Já no caso dos carrapatos é diferente. A fêmea pode depositar até dois mil ovos pelo ambiente, principalmente na casinha do cãozinho ou gatinho. Outros locais escolhidos são estrados de camas, frestas em paredes, etc.

Em sua fase de larva, o inseto procura o pet para se alimentar e, em seguida, volta para o ambiente para terminar de se desenvolver. O mesmo ocorre durante a sua fase de ninfa.

Na fase adulta, os carrapatos se prendem nos cachorros ou gatinhos para se alimentarem de seu sangue. Apenas as fêmeas se desprendem dos bichinhos para soltar seus ovos.

Como ocorre a eliminação dos insetos

Tendo conhecimento de como ocorre o desenvolvimento desses parasitas, é hora de nos livrarmos deles de uma vez por todas. Ao notar a presença de pulgas e/ou carrapatos em seu cão ou gato, medique-o com Simparic ou Nexgard ou Bravecto, medicamento anti-pulgas específico.

Uma vez que esses remédios entram na corrente sanguínea do animal, a eliminação dos parasitas presente no animal é certeira. Ao picarem seu pet, os insetos irão ingerir a medicação, morrendo logo em seguida.

Mas não pense que apenas remediar seu peludo será a solução dos problemas. É preciso higienizar a casa após a medicação dos animais. Faça uma limpeza pesada, principalmente nos locais citados onde pulgas e carrapatos se desenvolvem. O uso de aspiradores de pó e produtos de limpeza pesada é super bem-vindo.

gato pegando petisco com a língua

Qual o medicamento ideal para seu pet

Por mais que Nexgard ou Simparic ou Bravecto possuam ação contra pulgas e carrapatos, eles se diferenciam em alguns pontos. Conheça mais sobre as diferenças entre eles agora.

Simparic

O Simparic é um comprimido com ação contra parasitas a partir de três horas após ingerido. Além disso, possui efeito sustentado contra os insetos até 35 dias. A medicação é indicada para cães a partir de 8 semanas de vida e 1,3 kg.

Nexgard

Nexgard é um tablete sabor carne que contém a medicação contra os parasitas. É recomendado para cães a partir de 8 semanas de idade, pesando, no mínimo, 2 kg. Possui ação a partir de 8 horas após entrar no organismo, sustentada até 30 dias.

Bravecto

O Bravecto pode ser encontrado como comprimido palatável sabor fígado ou em pipeta para aplicação na nuca do animalzinho. Possui fórmula para cães e gatos, e é seguro para fêmeas prenhes, no cio ou em período de lactação. 

Sua ação se inicia duas horas após ingerido e alcança eficácia máxima 12 horas depois. Ela se mantém sustentada por até 12 semanas. É também seguro para filhotes de cachorros e gatos.

Agora que você sabe escolher entre Simparic ou Nexgard ou Bravecto, fica mais fácil decidir qual a melhor opção para o seu animalzinho. Analise a personalidade e a necessidade de tratamento do seu cão ou gato e escolha entre os três. Mas não deixe de consultar um veterinário antes do tratamento, viu?

cachorro com boca aberta e língua de fora

Agora que você sabe sua escolha entre Simparic ou Nexgard ou Bravecto, conheça outras dicas de cuidados com animais, curiosidades e muito mais no blog da Petz. Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no mundo animal.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *