Cães Nutrição

Conheça todos os tipos de ração para cachorro

Publicado em 30 de abril de 2020

Tempo de leitura: 6min

Sedentarismo, obesidade, alergias, diabetes, doenças renais… Bem conhecidos pelos seres humanos, esses problemas afetam também os cachorros, que passaram a sofrer conosco as consequências da vida moderna. Por isso, é importante conhecer os tipos de ração para cachorro e suas especificidades.

filhotes de cachorro olhando para petisco

Felizmente, da mesma maneira que para nós a melhora de alguns quadros está associada a uma dieta específica, os cães também já podem contar com rações especiais. 

E o bacana é que elas atendem necessidades que vão desde a perda de peso até a busca por uma dieta que esteja mais alinhada com o estilo de vida do tutor, como é o caso da vegana. A seguir, saiba mais sobre a melhor ração para cachorro de acordo com a necessidade do amigo peludo.

Ração vegana

Este é um dos tipos de ração para cachorro, mas tem como diferencial a ausência de qualquer ingrediente de origem animal em sua composição, além de priorizar o uso de ingredientes mais naturais. É recomendada principalmente para os cachorros cujos tutores são adeptos do veganismo, mas também atendem cães com intolerância à proteína animal.

Por isso, os fabricantes de ração vegana dispensam o uso da soja transgênica e de baixa digestibilidade como substituta para a proteína animal, dando preferência ao grão de bico, às algas e a ingredientes ricos em nutrientes, como cenoura e berinjela.

Ração hipoalergênica

Seu cachorrinho anda apresentando queda de pelo, coceira e manchas avermelhadas pelo corpo? Então é possível que a ração de cachorro não beneficie o pet. Isso porque animais com alergia a certos tipos de alimentos precisam de cuidados específicos.

Por esse motivo, é importante oferecer ração hipoalergênica. Já que as alergias caninas normalmente estão associadas ao consumo de aves, carne bovina, trigo e laticínios. E esse tipo de alimento prioriza o uso de carnes nobres, como cordeiro e coelho. 

Além disso, as proteínas hidrolisadas (menores) tendem a não acionar o sistema imune ao serem absorvidas, o que impede que a reação alérgica seja desencadeada.

Ração diet e ração para o tratamento de obesidade

Uma coisa é ração para diabéticos e outra é ração diet para perda de peso. Pois, por exemplo, um alimento para perda de peso pode ser rico em beterraba, contraindicada em caso de diabetes.

No entanto, as duas rações têm em comum o alto teor de proteínas aliado ao uso moderado de gorduras, além de boas quantidades de fibra. Tal combinação promove tanto o equilíbrio do índice glicêmico como a manutenção da massa magra durante o tratamento.

Ração de cuidado renal

Como o nome já sugere, é a opção mais indicada para cães que sofrem com doenças renais crônicas ou cálculos renais. Entre as principais características desse alimento está o teor reduzido de fósforo e de proteínas, substâncias que, em excesso, podem prejudicar os rins. 

Além disso, elas também são ricas em EPA e DHA, ácidos graxos do Ômega 3 conhecidos por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Portanto, é uma ótima alternativa para pets que necessitam de uma dieta com nutrição reduzida.

Ração de cuidado cardíaco

Recomendada para o tratamento auxiliar de doenças e insuficiências cardíacas, esse tipo de ração para cães tem como principal diferencial a adequação nos níveis de magnésio, sódio e potássio, substâncias que, em conjunto, estão ligadas ao bom funcionamento dos músculos do coração, contribuindo para batimentos regulares.

Além dessas rações especiais do tipo super premium, algumas marcas também possuem outras opções, como as de cuidado urinário, hepático e gastrintestinal.  Mas seja qual for o problema apresentado por seu amiguinho, é importante lembrar que tais rações são consideradas tratamentos auxiliares de doenças.

Por isso, elas nunca devem ser oferecidas sem a recomendação de um veterinário. Se seu bichinho não anda bem e o médico receitou uma ração de cachorro especial, é possível encontrar uma gama de produtos mesmo se o pet tiver alguma restrição.

cachorro abocanhando petisco

Ração úmida 100% natural

Perfeita para comer pura ou misturada com ração para cachorro seca, a ração úmida 100% natural é livre de corantes, conservantes, transgênicos e sabores artificiais.

Na lista de ingredientes, portanto, nada de nomes complicados e, sim, alimentos bem conhecidos por nós, como peito de frango, abobrinha, cenoura, chuchu, carne bovina, entre outros. Além disso, a ração úmida também é enriquecida com vitaminas e minerais.

Ração úmida funcional

Seja porque seu cachorrinho anda com o pelo mais opaco ou por algum problema de saúde, pode ser que ele precise de alguns nutrientes especiais que você encontra nas novas rações úmidas funcionais. 

Entre as funções disponíveis atualmente estão a melhora do aspecto do pelo, perda de peso e versões específicas de ração para cachorro filhote e para cães mais velhos. Portanto, é uma boa opção aos animais que precisam de vitaminas e minerais.

Ração orgânica

Sendo um dos tipos de ração para cachorro desenvolvidas por veterinários, elas levam somente ingredientes orgânicos e naturais, além de serem assadas em forno a fim de manter todos os nutrientes para uma alimentação balanceada do seu cãozinho.

Estão disponíveis em diferentes sabores e também nas versões vegetariana e livre de grãos. Também é possível encontrar a versão orgânica de ração para filhote de cachorro e para os pets adultos.

Ração para necessidades clínicas

Recomendadas para o tratamento auxiliar de doenças, devem sempre ser recomendadas por veterinários. Isso porque são feitas com ingredientes especiais para cada necessidade, incluindo diabetes, obesidade, alergias, problemas renais, quadros neurológicos, entre outros.

Alimento completo natural desidratado

Para ser utilizado no lugar da ração seca tradicional, é feito somente com comida de verdade desidratada, sendo completamente livre de corantes, conservantes, transgênicos ou melhoradores de sabor. 

Entre os principais ingredientes estão carne bovina, frango, batata, aveia, maçã, cenoura e óleos vegetais. Tudo isso, além de muitas vitaminas e minerais devido à composição natural.

Petiscos funcionais

Para que a preocupação com a saúde dos bichinhos não fique restrita à hora da ração, agora é possível adquirir petiscos que, além de auxiliarem no adestramento, podem ajudar em fatores como perda de peso, digestão, limpeza dos dentes e problemas nas articulações. 

Petiscos 100% naturais

Ainda para quem busca uma opção mais saudável de petisco, já é possível encontrar biscoitos livres de gordura trans, farinhas refinadas e conservantes artificiais. 

Também considerados funcionais, estão disponíveis em diversas versões, incluindo biscoitos light e vegetarianos. Já para os cãezinhos que não abrem mão de um bifinho, que tal uma opção de petiscos naturais sem conservantes, feita só com o filé de frango desidratado?

cachorros olhando para petisco

Viu só quantas novidades de tipos de ração para cachorro? Confira no blog da Petz outros conteúdos que vão deixar o amigo de quatro de patas mais saudável e feliz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog