Qual a maneira correta de tosar gato?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 24, 2021

Dicas
Qual a maneira correta de tosar gato?
Tempo de leitura: 4 minutos

Uma prática popular entre tutores de felinos é levá-los esporadicamente ao pet shop para tosa. Porém, será que isso é necessário em todos os casos? Afinal, tosar gato mais peludo é praticamente uma regra, mas e quanto aos bichinhos com pelos mais curtos? Eles também precisam aparar o “penteado”? 

gato amarelo

Para ajudar você a entender melhor como funciona o processo da tosa de gato, preparamos este texto com algumas dicas e informações úteis. Sendo assim, não deixe de ler o artigo até o final para saber quais são os cuidados necessários do seu bichano! 

Gatos precisam ser tosados?

Geralmente, climas mais quentes e secos deixam o felino impaciente e com muito calor. Nesse caso, a tosa higiênica em gato é importante, principalmente, em bichanos com muitos pelos. Além disso, cortar e pentear a pelagem do pet regularmente evita que os fios embaracem e se tornem um problema. 

Por outro lado, você não precisa tosar gato de pelo curto. Isso porque os bichanos com menos pelos não sentem tanto calor. Além disso, não existe o risco de formarem nós na pelagem. 

Dicas para realizar tosa em gatos

A principal dica para quem  precisa tosar gato é levá-lo a um pet shop confiável. Animais que passam por traumas durante esse procedimento se tornam reclusos e ariscos (não só quando são levados para tosar, mas no dia a dia). Sendo assim, é essencial que a tosa seja feita por profissionais qualificados. 

Então, procure conhecer bem o pet shop. Ouça feedbacks sobre o local e garanta a segurança do seu bichinho. Outra dica é assegurar-se de que o pet seja sempre atendido no mesmo estabelecimento. Uma vez que gatos gostam de rotina, a adaptação será mais rápida e prática. 

Quando você for levar seu pet para tosar, não o deixe sozinho. Assim, você vê como estão tratando o peludo, e ele se sente seguro com sua presença. Se o bichano ficar inquieto com você por perto, saia do campo de visão dele.

Por fim, saiba que quanto antes o bichano for apresentado à tosa para gato, melhor. Isso porque é muito mais fácil fazer com que o pet se acostume com o procedimento se ele for tosado desde filhote.

gato tomando banho

O pet shop ideal para tosas

Como citado, pet shops confiáveis são imprescindíveis na hora de procurar um local para tosar o gato. Por isso, é importante visitar o estabelecimento e saber se os procedimentos adotados são adequados. 

Em sua visita, observe detalhes que podem fazer toda a diferença. O primeiro passo é reparar se a sala da tosa tem uma divisória de vidro. Assim, você poderá ver o que está sendo feito com seu bichinho o tempo inteiro.

A segunda recomendação é prestar atenção se os instrumentos são esterilizados, já que lâminas sujas podem transmitir doenças para o seu gato. Além disso, analise se o estabelecimento está limpo.  Áreas sujas dizem muito sobre a qualidade do serviço oferecido naquele determinado ambiente. 

Também verifique se o tosador é delicado e cuida bem do pet. É possível notar se ele está tratando o animalzinho de maneira adequada quando não é bruto e faz o serviço com paciência. Esse fator faz toda a diferença para o bem-estar do gato. 

Quais são os procedimentos da tosa? 

Após encontrar um profissional qualificado, será muito simples resolver a questão dos pelos do seu bichano. Entretanto, alguns tutores curiosos podem querer saber como tosar gato e quais são as etapas do processo. Sendo assim, confira os passos importantes abaixo. 

Ter os instrumentos e um local adequado para a tosa 

O primeiro passo é separar os materiais que serão usados para tosar gato, como tesoura, aparador, toalha e escova. Em seguida, é necessário encontrar um lugar plano, limpo e com bastante espaço para que seja possível manusear o pet e os instrumentos. 

Pentear o gato antes da tosa

Quando o bichano estiver mais confortável possível, é importante penteá-lo para desembaraçar os pelos. Isso ajuda a localizar áreas estratégicas que devem ser aparadas, uma vez que é possível identificar onde os pelos se concentram. 

Tosando o gato

Enquanto o gato é penteado, o profissional de pet shop pode começar a aparar os pelos nos locais onde achar necessário. O uso de tesouras com mais de um tamanho ajuda a cortar pontos táticos, como orelhas, rabo, mamilo e ânus. Além disso, máquinas de tosa podem ser utilizadas durante o processo. 

Lembre-se: todos os procedimentos acima devem ser realizados por profissionais experientes. Afinal, você não quer machucar seu amigo, não é mesmo? 

gato branco peludo

Esperamos que você não tenha mais dúvidas sobre como tosar gato. Seguindo nossas dicas, temos certeza de que o seu bichano estará sempre lindo e saudável. Fique de olho no blog da Petz para mais conteúdos sobre bichos de estimação!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *