Dicas

Veneno para inseto: 4 dicas para conseguir um jardim livre de pragas

Publicado em 30 de junho de 2019

Tempo de leitura: 5min

Ter um belo jardim pode trazer muitos prazeres. Além de belas flores, que dão charme para qualquer casa, a jardinagem é um excelente hobby! Porém, cuidar de suas plantas pode ser trabalhoso, principalmente se você enfrentar pragas. Nessa hora, é necessário utilizar um veneno para insetos!

veneno para insetos jardim

Afinal, produtos para matar insetos são delicados e precisam ser manipulados com cuidado. Mas não se preocupe: preparamos um guia com 4 dicas para utilizar veneno para inseto e manter seu jardim livre de pragas!

1. Identificando a praga e o veneno certo

Notar uma praga no jardim não é difícil: as flores ficam manchadas, abatidas e fracas. Mas, saber identificar quem são os visitantes indesejados, é essencial para a hora do combate!

Assim, o primeiro passo é observar as plantas e perceber qual o inimigo que você está enfrentando, para enfim começar a dedetização.

  • Cochonilhas: formam manchas brancas nas plantas. Olhando de longe não parece, mas se você observar bem pode perceber que são pequenos insetos que sugam os nutrientes da hospedeira, deixando as folhas fracas e amareladas.
  • Pulgões: estes são muito famosos, e causam grande incômodo! Também são insetos minúsculos, que formam manchas de diferentes cores como branco, amarelo ou marrom.
  • Lesmas: estes insetos são bons em camuflagem e se escondem muito bem. Mas é bem fácil reconhecer as lesmas: as folhas amanhecem comidas e com buracos.
  • Formigas: outro invasor que pode parecer simpático, as formigas também são prejudiciais para seu jardim. Geralmente aparecem em grupos grandes, e se alimentam de folhas, deixando-as esburacadas.

Após dar uma boa olhada em seu jardim e identificar quais as pragas que devem ser combatidas, é hora de partir para a escolha do veneno para insetos.

2. Escolha o veneno ideal para seu jardim

Escolher o melhor veneno para matar insetos pode ser difícil. Basta uma breve visita a uma loja especializada para perceber que há diversas opções de produtos.

Para isso, o principal é conhecer quais são os tipos de veneno para insetos e suas características. Isso vai ajudar a saber como acabar com insetos de forma rápida e eficaz.

Confira alguns dos principais tipos de veneno para inseto:

  • Contato direto: são venenosos e devem ser aplicados diretamente sobre os insetos. São eficazes, mas pouco práticos, já que muitas vezes os invasores se escondem e fica difícil encontrá-los.
  • Contato secundário: esse tipo age mesmo após algumas horas. Assim, mesmo que você não consiga aplicar diretamente sobre o inseto, ele ainda será contaminado.
  • Ingestão: é semelhante ao de contato secundário, mas age após ser ingerido. O inseto aparece, come a folha contaminada, e se infecta com o veneno.

veneno para insetos pet

Em lojas bem equipadas, como a Petz, você pode encontrar produtos que mesclam dois tipos de ação, como contato secundário e ingestão. Estes são os mais indicados, para quem busca saber como eliminar pragas em casa. Isso porque são uma ameaça dupla aos visitantes indesejados!

3. Cuidados com veneno para insetos

Agora que você já escolheu o veneno para insetos perfeito para seu jardim, é hora de conhecer bem o produto adquirido. Lembre-se que inseticidas são itens que podem ser prejudiciais se mal aplicados, por isso leia atentamente o rótulo e siga todos os procedimentos sugeridos.

Além das dicas de segurança, os produtos costumam vir com informações sobre o ingrediente ativo, quais indicações e cuidados com veneno para insetos. Alguns inseticidas devem ser diluídos, outros podem ser aplicados diretamente na planta.

Seja qual for sua escolha, siga fielmente as indicações. Isso não só vai garantir melhor eficácia, mas também prevenir acidentes.

4. Cuidados essenciais com veneno para insetos

Certo, hora de aplicar o veneno! Apesar de encontramos vários inseticidas diferentes, alguns cuidados básicos são comuns em todos os casos.

Lembre-se sempre que veneno para insetos é coisa séria e deve ser manipulado com toda a atenção possível. Algumas dicas para garantir um uso saudável são:

  • Manipule o veneno apenas em locais bem ventilados.
  • Se suas plantas estiverem em vasos leve-os para uma área externa para aplicação.
  • Limpe bem o ambiente onde o veneno foi aplicado.
  • Se for utilizar um pulverizador, o ideal é ter um exclusivo para venenos. Não misture inseticida nos objetos destinados à rega, isso pode prejudicar a planta.
  • Sempre utilize luvas para manipular venenos, mesmo com pulverizadores. Se desejar, também pode utilizar máscara de jardinagem.
  • Evite qualquer contato com a pele e lave bem as mãos após o uso.
  • Se sua casa tiver pets ou crianças, faça a aplicação do veneno em um local afastado.

veneno para insetos

Além disso, sempre compre seus produtos em lojas confiáveis, nas quais você pode ter garantia da procedência e segurança do item. Aplicando o inseticida de maneira correta e segura você terá o efeito desejado: afastar os insetos e pragas e manter suas plantas mais saudáveis!

Com estas dicas simples, o veneno para insetos pode se tornar um grande aliado do seu jardim ou sua horta. Está precisando de cuidar de algumas pragas em suas plantas? Na Petz você encontra tudo para jardinagem! Venha nos fazer uma visita!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog