Saúde e Cuidados

Doença do gato nos olhos: desmistificando a toxoplasmose ocular

A doença de gato nos olhos é o nome popular para a toxoplasmose ocular, uma condição causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Muitas pessoas apontam o felino como vilão dessa história, mas vamos demonstrar que não é bem assim.

Os gatos sofrem por conta de vários mitos e lendas atribuídos a eles. Explicamos detalhadamente a toxoplasmose no olho e desmistificamos a condição. Confira!

O que é a doença do gato nos olhos?

A doença do gato nos olhos, como dissemos, é uma enfermidade causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ao contaminar o hospedeiro, o parasita pode se alojar em qualquer lugar do corpo, mas tem preferência pelo globo ocular.

Nesse caso, o parasita se aloja no olho, causando lesões no órgão e gerando diversas complicações. Por ser considerada perigosa, a toxoplasmose ocular causa muito medo. Porém, os bichanos não são os vilões dessa história!

Por que o problema é chamado de “doença do gato”?

Os felinos são os hospedeiros definitivos do protozoário. Isso quer dizer que o parasita se reproduz no organismo do gato e é expelido pelas fezes dele, o que não acontece em animais que não sejam felídeos.

Estudos mostram, porém, que menos de 15% dos bichanos têm o parasita no organismo e, dos animais contaminados, a maioria mora na rua ou tem acesso a áreas externas. Ou seja: os pets caseiros dificilmente transmitem toxoplasmose. Pode brincar com seu amigo de quatro patas sem medo!

Transmissão da doença

Se os bichanos não são os temidos transmissores da doença nos olhos de gato, como se dá o contágio? De acordo com estudos, a maioria dos casos ocorre por ingestão dos oocistos do parasita.

Os oocistos são como os ovos do parasita. Eles podem estar na musculatura (as carnes, que fazem parte de nossa dieta) de diversos animais, como os bovinos e suínos, e também em verduras e frutas.

Se não higienizarmos os alimentos, ou consumirmos eles crus ou mal passados, sofremos um risco grande de ingerir os oocistos. Já para ser infectado por um felino, você precisa ter contato com as fezes dele, não lavar as mãos e, de alguma forma, ingerir o oocisto.

Sintomas da doença do gato nos olhos

Embora a toxoplasmose ocular possa afetar qualquer pessoa, ela é mais nociva nos indivíduos com sistema imunológico enfraquecido e em mulheres grávidas. Pessoas nessas condições precisam evitar comer alimentos crus, mal passados ou não higienizados.

Caso a pessoa esteja nessas condições e entre em contato com o parasita, ele pode se alojar no globo ocular. É possível observar os seguintes sintomas da toxoplasmose ocular (em conjunto ou isolados):

  • dificuldade repentina da visão;
  • vermelhidão dos olhos;
  • fotofobia (sensibilidade excessiva à luminosidade nos olhos);
  • visão turva;
  • visualização de riscos ou pontos flutuantes.

A doença do gato nos olhos não é muito comum. Entretanto, se não for tratada corretamente, pode levar à cegueira. Por isso, se notar qualquer dos sintomas acima, procure imediatamente um médico!

Como saber se o gato está com toxoplasmose

Essa doença do gato costuma ser assintomática nos bichanos, ou seja, o animal contaminado não apresenta nenhum sinal. Porém, se você está com medo de que seu pet esteja com toxoplasmose, não se preocupe.

A maioria dos pets domésticos não apresenta o protozoário no organismo. Além disso, apesar da ausência de sintomas, é possível identificar a doença por meio de uma avaliação do sangue (que mostra se o gato já teve contato com o parasita) ou das fezes (para visualização dos ovos).

A toxoplasmose no gato tem cura?

Sim, a toxoplasmose no gato é facilmente tratada com medicamentos específicos que combatem o protozoário. Com o tratamento adequado, o bichano fica bem e não corre o risco de dar continuidade ao ciclo de contágio.

Uma vez tratado, o gato estará curado. Porém, isso não impede que ele pegue a doença de novo. Por isso, mantenha-o sempre em casa, evitando as famosas “saidinhas”, e não forneça carne crua para ele.

Como evitar a toxoplasmose?

Prevenir é a melhor forma de combater qualquer enfermidade. No caso da doença do gato nos olhos, algumas medidas simples podem evitar o problema. Lembre-se de que mesmo quem não tem um bichano em casa está sujeito à toxoplasmose — por isso, a prevenção é tão importante.

Deixe seu gato dentro de casa. O passeio na rua não só facilita o contágio (ele pode ingerir uma presa com o oocisto), como também diminui a expectativa de vida do pet devido ao contato com diversas doenças, como a Fiv e a Felv. Veja outras medidas preventivas:

  • troque a areia do gato com frequência;
  • ao manusear a caixa de areia do gato, sempre lave as mãos;
  • higienize bem frutas e verduras;
  • evite comer carne crua ou mal passada;
  • após manusear a carne e outros ingredientes, lave bem as mãos e os utensílios de cozinha.

Se você quer saber ainda mais sobre a toxoplasmose em gatos, confira o vídeo da Petz TV:

Além dessas medidas, é sempre recomendado levar seu amigo a visitas regulares ao veterinário para evitar a doença do gato nos olhos. Os médicos das lojas da Petz estão preparados para atendê-lo, venha nos visitar!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Pet day na empresa​: o que eu não posso deixar de levar?

Para quem tem um animal de estimação, sair de casa todas as manhãs costuma ser…

8 horas ago

Por que meu cachorro está constipado? E com diarreia? Entenda as condições gastrointestinais

Quem convive com pets sabe como é comum surgir aquela dúvida: “por que meu cachorro…

3 dias ago

Saiba como plantar cravo-da-índia de maneira fácil e prática

Para quem deseja cultivar suas próprias especiarias em casa, aprender como plantar cravo-da-índia é um…

3 dias ago

Checklist da saúde pet: 5 passos para começar o ano do jeito certo

Começar o ano com a saúde do seu pet organizada é uma das melhores decisões…

5 dias ago

Gatos e bebês: como manter uma convivência harmoniosa?

Os gatos e bebês podem compartilhar o mesmo espaço de forma harmoniosa, enriquecendo a vida…

6 dias ago

Calor e pets: sinais de alerta e como evitar que evolua para insolação

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Nos dias quentes, os pets têm muito mais dificuldade…

7 dias ago