doenca de lyme
Uma das doenças transmitidas por carrapatos em cães, a doença de Lyme, curiosamente, apresenta sintomas inespecíficos — apenas uma parcela dos pacientes contaminados apresentam sintomatologia.
A doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi e, transmitida por carrapatos. Alguns dos sinais são perda de apetite, prostração e, em alguns casos, a claudicação (o paciente manca), o que acontece devido à inflamação de suas juntas.
A transmissão da doença ocorre pela picada do carrapato contaminado, inoculando o agente no momento em que se alimenta.
A doença pode ser transmitida para pessoas, cachorros, gatos e outros animais. Cães são mais comumente infectados do que gatos, por exemplo, já que eles são mais propensos a saírem e explorarem terrenos que podem estar infestados por carrapatos.
Gatos, em contrapartida, vivem a maior parte do tempo dentro de casa, sendo menos suscetíveis ao contato com os parasitas que transmitem a doença. Gatos que saem à rua são, dessa maneira, mais propensos à infecção.
Os sintomas clínicos da doença de Lyme, por serem inespecíficos, podem ser confundidos com outras hemoparasitose e dificultar o diagnóstico. Atualmente, existem testes séricos, rápidos, que podem ser realizados a fim de iniciar uma investigação/triagem para a afecção.
A doença de Lyme deve ser diagnosticada e tratada adequadamente (tratamento suporte para as alterações apresentadas e antibióticos contra o agente causal). Quando os cuidados não são feitos a tempo, o paciente pode sofrer consequências sérias e até mesmo vir a óbito.
A prevenção de uma infestação de carrapatos pode ocorrer de diversas formas, com medicamentos orais, de uso tópico e através do controle dos ambientes onde o seu pet circula.
Além da doença de Lyme, os carrapatos podem transmitir a babesiose, erlichiose, anaplasmose, hepatozoon e outras doenças, conhecidas como hemoparasitose e popularmente como doença do carrapato. Se não forem tratadas, também podem ser fatais, por isso fique sempre atento ao corpo do seu cachorro e o previna de uma infestação!
Vai viajar com seu pet e quer preveni-lo da doença de Lyme? Encontre o Centro Veterinário Petz mais próximo a você e nos faça uma visita!
Não precisa ter fôlego de aço para cuidar dessa planta, aliás, ela é ideal para…
O Ano Novo é um momento de festa para muitos, com visitas, fogos e comemoração.…
Para proporcionar momentos de diversão e relaxamento aos felinos, muitos responsáveis recorrem ao uso da…
Já se perguntou quais são os brinquedos para cachorro que fica sozinho? Eles proporcionam entretenimento…
Existem vários outros felinos que parecem gatos domésticos. Espécies como gato-leopardo, gato-de-bengala, jaguatirica, gato-bravo-de-patas-negras, gato-marmorado…
Notar qualquer mudança na saúde do pet pode ser motivo de preocupação, assim, um cachorro…