A doença renal em estágio 1 em gatos é uma condição de saúde importante que pode atingir felinos de qualquer idade. Confira, a seguir, como é feito o diagnóstico, como a doença renal pode afetar o animal e como se dá o tratamento — que envolve diversos aspectos da rotina, como mudanças na nutrição.
De forma simples, doença renal (também chamada de “insuficiência renal”) é a perda da função dos rins. Pode ser crônica, quando é lenta e de longo prazo, ou aguda, quando é repentina. Os rins filtram o sangue e produzem urina, então qualquer falha renal pode levar a diversos problemas de saúde.
Gatos com doença renal costumam apresentar acúmulo de substâncias tóxicas e outros compostos na corrente sanguínea que normalmente seriam eliminados ou regulados pelos rins. Esse acúmulo de toxinas pode gerar doenças como pressão alta ou anemia.
O estágio 1 é o primeiro nível da doença renal crônica ou o ponto mais precoce em que ela pode ser diagnosticada. Ainda não se sabe com certeza por que os gatos desenvolvem essa condição, mas outras doenças podem levar à insuficiência renal, como infecções, vírus, doença periodontal e desidratação.
Alguns gatos também podem herdar a condição geneticamente. Por fim, gatos mais velhos desenvolvem com mais frequência a doença — mas atenção: isso não significa que gatos jovens não podem ser afetados.
Segundo o Pet Health Network, 1 em cada 3 gatos sofre com essa doença, e infelizmente, não é fácil de detectar. A maioria dos gatos não apresenta sinais claros até que o quadro esteja bastante avançado.
E mesmo quando apresentam, os primeiros sinais da doença são sutis, como perda de peso discreta, urinar com frequência e beber mais água. Por isso, check-ups regulares com veterinário, além da realização de exames de rotina, são tão importantes.
Letargia, falta ou perda de apetite e vômitos são indícios mais evidentes de que algo está errado. Então, é fundamental observar o seu animal com atenção. Caso note essas ou outras mudanças, entre em contato com o veterinário o quanto antes, já que a doença pode progredir rapidamente se não for tratada.
Quando você levar seu gato para um check-up, o animal passará por vários exames para confirmar o diagnóstico e o grau da doença renal.
Para investigar doença renal crônica, os veterinários podem analisar níveis de dois bioquímicos: nitrogênio ureico no sangue e creatinina, junto com a densidade urinária. Também pode ser feito um teste para verificar proteinúria, ou seja, excesso de proteína na urina.
Detectando a doença com antecedência, especialmente no estágio 1, o tratamento torna-se muito mais simples. Nesse caso, um dos principais passos é a mudança na alimentação. O veterinário pode recomendar uma ração terapêutica ou alterações na dieta, com adição de suplementos, por exemplo.
A nutrição é um componente essencial da saúde do seu pet, especialmente em gatos idosos, quando condições como a doença renal se tornam mais frequentes. Por isso, ajustar a dieta do seu gato às novas necessidades é fundamental.
Um exemplo é o fósforo, um mineral naturalmente presente em alimentos ricos em proteínas como carne e peixe, muito comum nas rações. Contudo, os níveis de fósforo precisam ser monitorados em gatos com doença renal. A forma mais simples de controlar isso é com alterações estratégicas na dieta.
A quantidade ideal de fósforo depende do estágio da doença. Em muitos casos, o veterinário poderá indicar uma ração de acordo com o grau da condição, como da linha Prescription Diet da Hills. A marca tem o equilíbrio nutricional como prioridade na hora de formular suas rações, a fim de manter os felinos saudáveis.
A doença renal em estágio 1 não é fácil de detectar, mas, sendo um tutor atento e cuidadoso, você pode ajudar a identificar precocemente qualquer problema grave. Monitoramento constante, intervenção precoce e tratamento ativo são fundamentais para garantir uma vida longa e saudável ao seu gato.
Quem tem cachorro em casa sabe que uma das coisas mais difíceis é ensinar o…
Cães e gatos utilizam a comunicação não verbal para expressar suas emoções e intenções. Os…
O envelhecimento traz mudanças importantes na rotina e na saúde dos pets. O Fevereiro Roxo,…
O verão é o convite ideal para sair e viver do lado de fora. Quando…
A verdade é que tutor nenhum gosta de pensar que acidentes ou doenças podem ocorrer…
Com a domesticação, muitas pessoas se perguntam quais são os animais carnívoros. Eles são descritos…