A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os sinais passam despercebidos e o tratamento pode atrasar. Por isso, é importante ficar atento ao comportamento do pet e buscar orientação veterinária.
É natural que o responsável não perceba logo de cara a dor muscular em cachorro. Afinal, eles escondem qualquer sinal de fraqueza ou vulnerabilidade — uma habilidade de sobrevivência. Continue a leitura e saiba como identificar o problema.
Entre uma brincadeira ou outra, ao subir ou descer de um móvel, ou naquelas disparadas que eles dão quando a campainha toca, é muito comum que os cães se machuquem.
Muitos cachorros continuam suas atividades rotineiras até que percebem a dor e se recolhem. Se for algo passageiro, um pouco de repouso pode resolver. Caso contrário, um cachorro com dor muscular apresentará os seguintes sintomas:
Afinal, o que deixa o cachorro com dores musculares? Assim como nos humanos, as causas deste tipo de dor são muitas, sendo as mais comuns o esforço físico excessivo ou as pancadas localizadas.
Algumas doenças inflamatórias, infecciosas ou autoimunes, as lesões traumáticas, as deficiências nutricionais e as enfermidades neurológicas ou ortopédicas também são algumas das causas da dor muscular em cachorro.
Dessa forma, é quase impossível para uma pessoa leiga saber ao certo a causa da dor muscular. Por isso, o acompanhamento com o veterinário é tão importante para descobrir a origem da causa e prescrever o tratamento correto.
Mesmo que exista a possibilidade de a dor muscular em cachorro passar somente com o repouso, ela também pode ser indício de algo muito grave, como no caso da miosite, uma doença autoimune que faz com que o próprio organismo seja atacado pelo seu sistema de defesa.
Com isso, além da dor, o animal pode perder a capacidade de movimentar aquele músculo. Ela é bastante observada nos músculos da mastigação, impedindo que o cachorro se alimente. Se não for tratada a tempo, pode levar o pet ao óbito.
Outra doença muito recorrente nos cães é a hemoparasitose, mais conhecida como doença do carrapato. Nela, o cachorro tem dor muscular devido à febre alta e dor articular pela deposição de imunocomplexos nas cartilagens.
A dor do cachorro não deve ser ignorada ou pensada como algo normal, mesmo que seja observada em um animal já idoso — que já pode ter dificuldade de locomoção. Então, ao notar qualquer dos sintomas descritos, não hesite em procurar o veterinário.
Notou o cachorro com dor muscular, o que fazer? O primeiro passo é deixar o animal em um local aquecido, tranquilo e confortável. Depois, evite ficar mexendo nele para descobrir onde ele está com dor, pois pode piorar o quadro ou fazer com que o pet morda você.
Leve o pote de água e comida para que ele não precise se mover para comer e beber. Ajude-o a se levantar caso ele queira urinar ou defecar. E mesmo que pareça o certo a fazer, não dê um relaxante muscular para cachorro sem a prescrição do veterinário.
O tratamento para as dores musculares nos cães varia conforme a causa. Ele pode ser feito com medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos de uso veterinário.
Com o avanço da fisioterapia veterinária, os cachorros também podem contar com diversas terapias para dor muscular que os humanos têm à disposição há muito tempo. Isso é muito benéfico para os animais.
Para prevenir as dores musculares nos cães, é muito importante que o peso do pet esteja dentro do ideal. Animais com sobrepeso ou obesos são mais suscetíveis a dores no corpo em geral.
Também é preciso oferecer uma dieta balanceada, adequada ao nível e à intensidade de atividade física do animal. Em qualquer caso, os check-ups são importantes.
Além disso, o piso do ambiente onde o cachorro vive deve ser antiderrapante para evitar escorregões que possam machucar os seus músculos. Rampas ou escadas devem ser colocadas para ele subir e descer dos móveis sem muito impacto sobre os ossos, cartilagens e músculos.
Ao notar qualquer sinal de dor muscular em cachorro, a clínica veterinária Seres conta com profissionais capacitados para ajudar o animal. Para mais conteúdos sobre cuidados com pets, continue acessando o blog da Petz.
Um cachorro com olho vermelho provoca muitas dúvidas. Vale ressaltar que o quadro é comum…
O tumor em cachorro é um tema delicado. Por ser um problema comum em praticamente…
Um cachorro com muita remela pode não indicar nenhum problema, sendo algo normal e cotidiano.…
Os responsáveis sempre ficam preocupados quando surge algo de diferente no corpo do animal de…
O avanço da medicina veterinária, aliada às mudanças nos cuidados, trouxeram um fato inédito no…
Você já ouviu falar que agosto é o mês do “cachorro louco”? Esse nome pode…