Adora ver papagaio falando? Veja por que isso acontece

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 21, 2019

Aves
Adora ver papagaio falando? Veja por que isso acontece
Tempo de leitura: 2 minutos

Todos os animais são fascinantes à sua maneira. Por exemplo, enquanto o gato chama atenção por sua astúcia e independência, o cachorro nos surpreende por sua capacidade de se comunicar conosco. Já os canários são encantadores por sua habilidade de cantar. Mas a verdade é que poucas características nos intrigam mais do que um papagaio falando.

Isso, porque os animais têm suas próprias formas de comunicação, que podem incluir desde movimentos corporais até vibrações térmicas. No entanto, até onde a ciência sabe atualmente, falar seria uma característica exclusiva dos seres humanos. Então, como é possível que esses pássaros interajam conosco por meio de palavras? Descubra a seguir!

Afinal, os papagaios realmente falam?

Por mais que as palavras sejam perfeitamente enunciadas, a resposta é não. Na verdade, um dos talentos do papagaio é ser um grande imitador, o que não quer dizer que eles sejam menos fascinantes.

Embora os estudos sobre as aves ainda sejam insuficientes para determinar exatamente o motivo pelo qual os papagaios conseguem imitar os nossos sons, acredita-se que, anatomicamente, isso seja possível graças à uma estrutura conhecida como siringe. Localizada no final da traqueia e no começo dos brônquios, ela teria uma função semelhante a das nossas cordas vocais.

Mais recentemente, em 2015, um estudo realizado por um neurobiologista da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, também sugeriu que os papagaios têm uma área especial no cérebro chamada de “núcleo vocal”, mais desenvolvida que a de outras aves.

De acordo com esse estudo, na parte externa do núcleo vocal, existiria ainda uma outra estrutura que também pode ser responsável pela imitação dos sons. Conhecida como “concha”, ela não está presente em aves que cantam. Além disso, o neurobiologista observou que quanto maior é a concha, maior é a habilidade de imitação. Incrível, não é mesmo?

Mas, por que os papagaios imitam nossas palavras?

Todo criador de papagaio deve se perguntar o motivo pelo qual eles repetem aquilo que os humanos falam. Da mesma forma que o mecanismo que permite aos papagaios cantar ainda não foi completamente desvendado pela ciência, o motivo também é apenas uma hipótese.

O que se sabe é que, na natureza, essas aves são extremamente comunicativas. Como os papagaios aprendem a falar por meio da audição e repetição, esse processo começa ainda quando filhotes. Eles começam com imitação dos sons emitidos pelos pais a fim de se comunicar com a família e com outros indivíduos.

Por isso mesmo, acredita-se que quando estão em cativeiro, os papagaios compensam essa falta de comunicação com outros indivíduos da espécie imitando nossos sons. Nesse sentido, os cientistas acreditam que isso acontece porque a “voz” dos papagaios teria características parecidas com as nossas. Sem contar o fato de que eles são monogâmicos e, muitas vezes, nos escolhem como par.

Gostou de conhecer as hipóteses de por que esses bichinhos falam? Acompanhe o nosso blog e saiba tudo sobre papagaio!

Aqui na Petz, você encontra informações e curiosidades incríveis sobre diferentes espécies de animais de estimação. Não deixe de acompanhar!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *