Espécies

Aquário para peixes pequenos: conheça alguns modelos

Você tem um peixinho em casa ou está planejando ter a companhia de um no dia a dia? Então, já comece a procurar por um aquário para peixes pequenos, principalmente se esse é o seu primeiro contato como tutor desse mascote. Você sabe qual modelo é ideal para o que está buscando?

Uma coisa é certa: existem vários tipos de aquário pequeno para escolher. Por isso, a escolha fica um pouquinho complicada. Por outro lado, há uma estratégia bem simples para fugir dessa questão: analisar as suas necessidades e as do seu animalzinho na hora da compra.

Para tornar a escolha do aquário ainda mais fácil, a seguir, listamos cinco opções de aquário para peixes pequenos comuns nas casas dos brasileiros. Confira as características e as vantagens de tê-los.

1. Aquário redondo

Ao pensar em um modelo de aquário para peixes pequenos, talvez, o redondo seja o primeiro que venha à mente, não é mesmo? Afinal, esse é o modelo mais visto em desenhos animados. Contudo, você sabia que ele não é tão recomendado?

Isso porque ele costuma não ter espaço suficiente para os peixes nadarem livremente, além de distorcer a imagem e dificultar a adição de filtros de água. Entre outros problemas que pode causar, estão:

  • dificuldade de oxigenação: como é comum ter boca com diâmetro menor, não há contato suficiente entre a superfície e o ar para haver as trocas gasosas entre a água e o ar, essenciais para a sobrevivência do peixe;
  • ausência de tampa: um problema, principalmente para peixes que têm o costume de saltar, como os Bettas;
  • distorção de imagem: pode não parecer algo ruim, porém a dificuldade de enxergar pode estressar o peixinho.

2. Aquário retangular

Um aquário simples e bem comum na casa dos brasileiros é o retangular. Fácil de encaixar na decoração, com espaço suficiente para os peixinhos nadarem e instalar os equipamentos de filtragem, ele se torna um tipo ideal de aquário para peixes pequenos.

Além disso, você ainda encontra vários modelos com tampas. Assim, se você for tutor de um Betta, por exemplo, que adora pular, já estará preparado para lidar com as brincadeiras que podem sair um pouquinho do controle.

3. Aquário quadrado

Assim como o aquário retangular, o quadrado é uma opção de modelo bem popular e interessante para o seu peixinho. Porém, é importante ficar atento à litragem para o seu pet ter espaço suficiente para nadar.

Uma coisa é certa: a abertura — contato da água com o ar — é bem grande. Por outro lado, a largura é mais limitada que o modelo retangular. Assim, o ideal é garantir que a profundidade seja maior para o peixe nadar bastante sem nenhum tipo de restrição.

4. Aquário suspenso

Este é um tipo mais inovador de aquário para peixes pequenos. Apesar de ser difícil de encontrar, é possível ter em casa. Esse modelo tem um suporte que o mantém longe do chão, dando charme especial à decoração do cômodo em que está.

Para o peixinho, não tem muita diferença. Assim, o único cuidado que você deve ter é com o formato. Garanta que há espaço suficiente para o nado, o equipamento de filtragem e, talvez, uma tampa, se for necessário.

5. Aquário hexagonal

Este também é um modelo bem comum, principalmente como aquário pequeno para Betta. Afinal, é possível encontrá-lo com tampa e ainda dá para colocar filtros, se for necessário.

Além disso, como esse aquário tende a ser bem pequeno, você consegue criar peixes individualmente, como os Bettas, sem consumir muito espaço. Gostou dessa ideia?

Os acessórios são muito importantes para os peixes

Agora que você já sabe quais são os principais modelos de aquário para peixes pequenos, o que acha de conhecer os acessórios? Afinal, eles são importantes para deixar tudo pronto para receber o seu mais novo companheiro do reino animal.

Para isso, você vai precisar de areia ou cascalho, além de algumas plantas e corais. Isso vai garantir a filtragem da água, eliminando as toxicidades e aumentando a qualidade de vida dos peixes.

Ter um aquário pequeno com filtro também é muito indicado. Dessa forma, a filtragem das toxicidades pode ser feita diariamente, garantindo a qualidade da água, assim como a saúde dos animais.

Vale lembrar que nem sempre o filtro é realmente necessário. Existem alguns peixes que possuem a capacidade de retirar o ar da atmosfera, como Betta, Paraíso, Tricogaster e Colisa.

Pronto para ter o seu peixinho? Para encontrar tudo o que precisa para o seu animal, é só acessar o site da Petz! Venha conferir um catálogo completo de acessórios para equipar o seu aquário para peixes pequenos.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

17 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago